暗記メーカー
ログイン
direito constitucional
  • Zenia 1

  • 問題数 40 • 4/23/2023

    記憶度

    完璧

    6

    覚えた

    14

    うろ覚え

    0

    苦手

    0

    未解答

    0

    アカウント登録して、解答結果を保存しよう

    問題一覧

  • 1

    O Congresso Nacional somente poderá decretar estado de calamidade pública após proposta privativa do presidente da República. 

    certo

  • 2

    Com o objetivo de aperfeiçoar o sistema de controle externo no âmbito do Estado Alfa, a Assembleia Legislativa promulgou emenda constitucional dispondo sobre situações específicas em que ocorreria a sua fiscalização sobre atos do Poder Executivo. Essas situações abrangem: 1.     a necessidade de autorização prévia da Assembleia Legislativa para a celebração de convênios pelo Poder Executivo; 2.     a previsão de recurso hierárquico, direcionado ao Poder Legislativo, para as decisões de indeferimento de licença ambiental pelo Poder Executivo; e 3.   a possibilidade de o Poder Legislativo suspender a eficácia dos regulamentos do Poder Executivo, sem prévia decisão do Poder Judiciário, que contrariem a lei. À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar, em relação às três situações descritas na emenda constitucional, que

    apenas as situações 1 e 2 são inconstitucionais. 

  • 3

    Quanto ao Poder Constituinte, assinale a alternativa correta. 

    De acordo com a doutrina majoritária, o poder constituinte originário é um poder juridicamente ilimitado, porquanto não sofre limitação imposta por outra ordem jurídica, ainda que lhe seja anterior.

  • 4

    Com base nas disposições da Constituição da República de 1988, é correto afirmar que

    são condições de elegibilidade, na forma da lei, a nacionalidade brasileira, o pleno exercício dos direitos políticos, o alistamento eleitoral, o domicílio eleitoral na circunscrição, a filiação partidária, e a idade mínima de vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito, e juiz de paz.

  • 5

    De acordo com o art. 5º da Constituição da República de 1988, “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.

  • 6

    Compete privativamente à União legislar sobre:

    Propaganda comercial, serviço postal e sistema estatístico.

  • 7

    Acerca dos Direitos e Garantias Fundamentais previstos no art. 5º, da Constituição Federal, é correto afirmar:

    É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.

  • 8

    Art. 5º, Item IV- é livre a manifestação do pensamento, sendo _______________.

    Vedado o anonimato.

  • 9

    Ao prescrever que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” (art. 5º, caput) e, ainda, que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações” (art. 5º, inc. I), a Constituição Federal:

    não impede que, em determinadas circunstâncias, homens recebam penas mais rigorosas por agredirem mulheres do que as recebidas pelas mulheres por agredirem homens.

  • 10

    Considerando o Art. 5º da CF de 1988, é incorreto afirmar:

    A casa é asilo inviolável do indivíduo, e ninguém nela pode penetrar sem consentimento do morador, salvo à noite para cumprimento de mandado judicial.

  • 11

    Referente à gratuidade para os reconhecidamente pobres, conforme previsto no inciso LXXVI, do art. 5º, da Constituição Federal, estão: I - o registro civil de nascimento; II - a certidão de óbito; III - a certidão de casamento. Está correto o que se afirma em:

    Apenas, I e II.

  • 12

    A Constituição Federal de 1988 traz um rol extenso de direitos e garantias fundamentais. Dentre eles, o Art. 5º trata dos direitos e deveres individuais e coletivos. De acordo com esse dispositivo constitucional, assinale a afirmativa correta.

    Ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado.

  • 13

    Conforme o art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, assinale a alternativa CORRETA.

    É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.

  • 14

    Suponha que João, Pedro e Paulo desejam criar uma associação que tem por fim proteger animais abandonados do Município de Jaguariúna. Considerando a situação hipotética e o disposto no art. 5o da Constituição Federal, é correto afirmar que:

    uma vez constituída a associação, se expressamente autorizada, ela tem legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente.

  • 15

    De acordo com a Constituição Federal, em relação aos direitos e deveres individuais e coletivos assinale a alternativa correta:

    Será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal.

  • 16

    Considerando os direitos e garantias fundamentais, expressos na Constituição Federal, acerca do que é assegurado pelo reconhecimento da instituição do júri, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (_) A plenitude de defesa. (_) O sigilo das votações. (_) A soberania dos veredictos.

    C - C - C.

  • 17

    Com base no texto da Constituição Federal, assinale a alternativa correta.

    A lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais.

  • 18

    João, residente no Brasil, brasileiro nato, ante a falta de norma regulamentadora, está sendo coibido de exercitar prerrogativa inerente à sua nacionalidade. Assim, João, nos termos da Constituição Federal, deverá propor:

    mandado de injunção.

  • 19

    Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos previstos no art. 5° da constituição federal, assinale as alternativas corretas:

    É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença., O direito a vida abrange os conceitos de direito de viver e direito de ter uma vida digna., É assegurado pela constituição a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.

  • 20

    Sobre o art. 5° da constituição, marque as alternativas corretas:

    Associações só pode ser compulsoriamente dissolvidas, por decisão judicial, ou seja por decisão somente do juiz, e exigi-se o trânsito em julgado., A criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independe de anuência do Estado e é vedada a interferência do mesmo no seu funcionamento., A indenização para desapropriação por necessidade, utilidade pública ou interesse social é prévia e em dinheiro, ressalvados casos previstos na constituição.

  • 21

    Assinale as alternativas incorretas sobre o art. 5° e os direitos e deveres individuais e coletivos:

    A autoridade policial pode violar o sigilo de comunicações telefônicas para fins de investigação criminal ou instrução processual penal., Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações somente de seu interesse particular., Somente para os litigantes em processo judicial são assegurados o contraditório e ampla defesa.

  • 22

    Julgue a afirmativa a seguir: A prática de racismo é sujeito à pena de reclusão.

    certo

  • 23

    Julgue a afirmativa: São inafiançáveis a prática do racismo, ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático, tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, exceto o terrorismo.

    errado

  • 24

    Julgue a afirmativa a seguir: Não é considerado pena a suspensão ou interdição de direitos, pois isso é considerado inconstitucional e fere os direitos fundamentais do indivíduo.

    errado

  • 25

    Julgue a afirmativa a seguir: Brasileiro nato e o naturalizado podem ser extraditados a qualquer tempo.

    errado

  • 26

    Julgue a afirmativa a seguir: A garantia de renda básica familiar é para todos os brasileiros.

    errado

  • 27

    Os direitos sociais dos trabalhadores são assegurados apenas aos trabalhadores urbanos.

    errado

  • 28

    O salário é irredutível não admitindo nenhuma exceção

    errado

  • 29

    Sobre os direitos políticos, julgue os itens: 1. São inalistaveis e inelegíveis os estrangeiros e conscritos. 2. Os analfabetos tem capacidade eleitoral passiva e não ativa. 3. A soberania popular é exercida através de plebiscito, referendo e lei de iniciativa popular. 4. O limite de reeleição vale para o poder executivo e o legislativo. 5. Somente pode ser presidente da República e vice os brasileiros natos.

    VFVFV.

  • 30

    Sobre o direito de nacionalidade, julgue os itens: 1. A nacionalidade é um vínculo jurídico que a pessoa tem com o seu Estado. 2. São considerados brasileiros natos também os nascidos no estrangeiro de pai ou mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira ou venham a residir no Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. 3. Brasileiros natos e naturalizados podem ser ministros do STF. 4. São símbolos da República: somente bandeira e hino. 5. Somente pode ser presidente da câmara dos deputados os brasileiros natos.

    VVFFV

  • 31

    Somente pode ser ministro do estado da defesa os brasileiros natos.

    certo

  • 32

    Não são considerados brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, pai ou mãe brasileira, mesmo se qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.

    errado

  • 33

    Sobre os direitos politicos previstos na Constituição, é correto afirmar:

    que o militar alistável é elegível, atendida, dentre outras, a condição de que, se contar com menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade.

  • 34

    Na inegibilidade reflexa, o chefe do executivo reflete inegibilidade no cônjuge e parentes até 3° grau.

    errado

  • 35

    Os partidos políticos devem prestar contas ao TSE.

    errado

  • 36

    Sobre a federação brasileira, sua organização política e administrativa, é errado afirmar:

    A organização politico-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos soberanos, nos termos da Constituição de 1988.

  • 37

    A República Federativa do Brasil caracteriza-se pela concessão de soberania à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios.

    errado

  • 38

    Nos termos do texto constitucional, a avaliação especial de desempenho do servidor público em estágio probatório:

    é condição obrigatória para a aquisição da estabilidade do servidor.

  • 39

    No capítulo VII, do Título II, da Constituição da República, de 1988, são apresentadas as disposições gerais no que se refere à Administração Pública. Sobre isso, assinale a alternativa correta.

    O estrangeiro pode exercer emprego, ou função pública, na forma da lei.

  • 40

    Constituição Federal de 1988 estabelece que durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira. Sobre o referido prazo de validade, assinale a alternativa CORRETA.

    O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.