問題一覧
1
Sobre a inspeção ante mortem é correto afirmar:
A recepção de animais sem risco sanitário deve ser realizada com o prévio conhecimento do SIF, enquanto que a recepção dos animais de abate em caminhão lacrado por definição de órgão de saúde animal é realizada somente na presença de um servidor do SIF.
2
Em relação aos critérios de inspeção ante mortem dispostos no capítulo I – seção I, nos artigos 85 a 101, do Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, assinale a afirmação CORRETA.
Os animais de abate que apresentem hipotermia ou hipertermia podem ser condenados, levando-se em consideração as condições climáticas, de transporte e os demais sinais clínicos apresentados, conforme dispõem normas complementares.
3
O Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) disciplina, dentre outros, sobre a inspeção industrial e sanitária de carnes e derivados. Assim, em concordância com o RIISPOA, é correto afirmar:
animais com sinais clínicos de paralisia decorrente de alterações metabólicas ou patológicas devem ser destinados ao abate de emergência. No caso de paralisia decorrente de alterações metabólicas, é permitido retirar os animais do estabelecimento para tratamento, observados os procedimentos definidos pela legislação de saúde animal.
4
O abate de aves possui todo um planejamento, no qual a inspeção é importante para assegurar a condenação de carcaças impróprias para consumo, assegurar a qualidade da carne e atender às exigências do mercado. Sobre as etapas de abate das aves, é correto afirmar que:
Um dos objetivos da inspeção ante mortem é detectar doenças neurológicas, cuja detecção não é possível após o abate;
5
De acordo com o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), é correto afirmar que
é vedado o abate de animais desacompanhados de documentos de trânsito.
6
Na inspeção ante mortem, os animais que chegarem em veículos transportadores lacrados por determinações sanitárias só poderão ser desembarcados na presença de um
Servidor do SIF.
7
De acordo com o Decreto n.º 9.013, de 29 de março de 2017, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, nos estabelecimentos sob inspeção federal, é permitido o abate de bovídeos, equídeos, suídeos, ovinos, caprinos, aves domésticas e lagomorfos e de animais exóticos, animais silvestres e pescado. Sobre o inspeção industrial e sanitária de carnes e derivados e a inspeção ante mortem assinale a alternativa CORRETA.
Por ocasião do recebimento e do desembarque dos animais, o estabelecimento deve verificar os documentos de trânsito previstos em normas específicas, com vistas a assegurar a procedência dos animais.
8
Considerando-se o Decreto nº 9.013/2017, sobre a inspeção ante mortem, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) Na inspeção ante mortem, quando forem identificados animais suspeitos de zoonoses ou enfermidades infectocontagiosas ou animais que apresentem reação inconclusiva ou positiva em testes diagnósticos para essas enfermidades, o abate deve ser realizado em separado dos demais animais, adotadas as medidas profiláticas cabíveis. ( ) Quando no exame ante mortem forem constatados casos isolados de doenças não contagiosas, que permitam o aproveitamento condicional ou impliquem a condenação total do animal, este deve ser abatido primeiro ou em instalações específicas para este fim. ( ) As fêmeas em gestação adiantada ou com sinais de parto recente, não portadoras de doença infectocontagiosa, podem ser retiradas do estabelecimento para melhor aproveitamento, observados os procedimentos definidos pelo serviço de saúde animal.
C - E - C.
9
Em relação a essa etapa é INCORRETO afirmar que:
todas as espécies de abate de pescado devem ser submetidas à inspeção ante mortem.
10
Sobre a inspeção ante mortem, assinale a alternativa correta.
O exame ante mortem será repetido caso decorra período superior a 24 horas entre a primeira avaliação e o abate.
11
Sempre que o SIF julgar necessário, os documentos com informações de interesse sobre o lote devem ser disponibilizados com, no mínimo, vinte e quatro horas de antecedência.
certo
12
Sobre a inspeção ante mortem, assinale a alternativa incorreta
Sempre que o SIF julgar necessário, os documentos com informações de interesse sobre o lote devem ser disponibilizados com, no mínimo, quarenta e oito horas de antecedência.
13
As fêmeas com sinais de parto recente ou aborto somente poderão ser abatidas após no mínimo trinta dias, contados da data do parto, desde que não sejam portadora de doenças contagiosas.
errado
14
Poderá ser permitido o abate de suídeos castrados por meio de métodos não cirúrgicos, desde que o processo seja aprovado pelo órgão competente do MAPA
certo
15
São submetidos ao abate de emergência: 1. animais pecilotérmicos em estado de hipertermia. 2. animais que chegam e condições precárias de saúde. 3. animais excluídos do abate normal após exame ante mortem. 4. impossibilitados ou não de atingirem a dependência de abate por seus próprios meios
2, 3 e 4.
16
Sobre a inspeção ante mortem, julgue os intensa que se seguem: 1. É permitida a realização de operações de toalete antes do término do exame post mortem. 2. É vedado a insuflação dos pulmões para atender às exigências de abate segundo preceitos religiosos. 3. É obrigatório o resfriamento ou congelamento de carcaças, as partes, os órgãos e as vísceras previamente ao seu transporte.
FFV
17
Julgue os itens que se segue sobre inspeção ante mortem: 1. É proibido depositar carcaças e produtos diretamente sobre o piso. 2. É vedado o uso dos MER para alimentação humana ou animal, sob qualquer forma. 3. O SIF deve verificar o cumprimento dos procedimentos de desinfecção de dependências e equipamentos na ocorrência de doenças infectocontagiosas, para evitar contaminações cruzadas. 4. É facultada a remoção, a segregação e a inutilização dos Materiais Especificados de Risco - MER para encefalopatia espongiformes transmissíveis de todos os ruminantes destinados ao abate.
VVVF
18
Assinale a alternativa correta sobre a inspeção ante mortem:
Quando forem identificadas deficiências no curso do abate, o SIF poderá determinar a interrupção do abate ou a redução de sua velocidade.
19
Julgue o item: Pode ser autorizado o emprego de coadjuvantes de tecnologia na água de escaldagem, conforme critérios definidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
certo
20
Julgue o item: Animais com fraturas são submetidos ao abate de emergência.
certo
21
Julgue as afirmativas: 1. É permitido o abate de emergência na ausência de Auditor Fiscal Federal Agropecuário, com formação em Medicina Veterinária. 2. Cabe ao estabelicimento, na suspeita de doença infectocontagiosa, notificar o serviço oficial de saúde animal, primeiramente na área de jurisdição. 3. No caso de animais mortos com suspeita de doença infectocontagiosa, deve ser feito o tamponamento das aberturas naturais do animal antes do transporte, de modo a ser evitada a disseminação das secreções e excreções. 4. Qualquer caso suspeito implica a identificação e o isolamento dos animais envolvidos, mas nunca isola todo o lote.
FFVF