問題一覧
1
Sobre as DTAs é incorreto afirmar:
A Shigella spp. produz uma toxina do tipo Shiga (STEC).
2
Os sorogrupos mais importantes da bactéria que causa cólera são o 01-El Thor e clássico (mais severo) e 0139.
certo
3
São exemplos de causadores de intoxicação o Clostridium perfringens, E.coli e Vibrio cholerae.
errado
4
Doença transmitida por alimento (DTA) é um termo genérico, aplicado a uma síndrome geralmente constituída de anorexia, náuseas, vômitos e/ou diarreia, acompanhada ou não de febre, atribuída à ingestão de alimentos ou água contaminados. Sintomas digestivos, no entanto, não são as únicas manifestações dessas doenças, podem ocorrer ainda afecções em diferentes órgãos e sistemas, como: meninges, rins, fígado, sistema nervoso central, terminações nervosas periféricas e outros, de acordo com o agente envolvido. São causas comuns de DTA, EXCETO:
Infecção pelo vírus da Hepatite B.
5
A Shigella spp. causa infecção alimentar.
certo
6
Doenças transmitidas por alimentos (DTA´s) podem ser ocasionadas pela presença de toxinas produzidas por:
Staphylococcus aureus
7
Sobre a Salmonella spp marque a alternativa incorreta.
A salmonelose é causada pela S. typhi e S. paratyphi A e a febre tifóide pela S. typhimurium e S. enteritidis.
8
Quanto às Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), é correto afirmar que:
As DTA podem ser causadas por: bactérias, vírus, parasitas, toxinas, príons, agrotóxicos, substâncias químicas e metais pesados;
9
A L. monocytogenes, salmonella, Campylobacter Jejuni e Shigella causam infecção no organismo.
certo
10
Um surto de DTA tem dentre suas causas:
A ocorrência de perigos de natureza química, física ou biológica.
11
O Staphylococcus aureus é o segundo agente mais frequente relacionado a surtos de doenças transmitidas por alimentos no Brasil, sendo o seu principal reservatório:
O homem
12
As doenças de origem alimentar ocorrem quando uma pessoa contrai uma enfermidade, devido à ingestão de alimentos continuados com bactérias patogênicas e/ou suas toxinas. A doença que envolve a ingestão de células viáveis do microrganismo patogênico, colonização e/ou invasão, é denominada:
Infecção alimentar
13
Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA e a maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. NÃO é um agente causador de doenças transmitidas por alimentos:
Bacilo de Koch.
14
A infecção por Campylobacter tem por principais espécies a C. Jejuni e C. coli e seu período de incubação dura de 2 a 5 dias.
certo
15
O C. perfringens causa toxinfecção devido a enterotoxinas, principalmente A e C, com sintomas de enterite necrosante
certo
16
Dentre as doenças transmitidas por alimentos temos, toxinfecção
O quadro clínico decorrente da ingestão de microrganismos patogênicos, que se multiplicam no trato gastrointestinal, produzindo toxinas ou agredindo o epitélio.
17
Vibrio cholerae causa toxinfecção.
certo
18
Avalie as assertivas em relação ao contexto de contaminação de alimentos e a disseminação de doenças transmitidas por estes alimentos, indicando a opção correta:
Todas as opções estão corretas.
19
As bactérias gram positivas possuem parede celular de LPS e fosfolipídios, enquanto que as gram negativas têm varias camadas de peptídeoglicano.
errado
20
As doenças de origem alimentar são todas as ocorrências clínicas decorrentes da ingestão de alimentos que podem estar contaminados com micro-organismos patogênicos que causam intoxicação ou infecção alimentar. Leia as alternativas relacionadas aos microrganismos patogênicos que podem causar intoxicação ou infecção. (IDECAN, 2015). I. O Bacillus cereus causa intoxicação alimentar. II. O Staphycoccus aureus causa intoxicação alimentar. III. A Salmonela causa infecção alimentar. IV. O Clostridium botulinum causa infecção alimentar. Está CORRETO apenas o que se afirma em:
I, II, III
21
O espectro das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) tem aumentado nos últimos anos e novos agentes responsáveis por manifestações severas têm sido identificados. Nesse contexto, assinale a alternativa que NÃO apresenta um agente causador das DTA.
Vírus da Hepatite B (HBV).
22
Existem vários mecanismos patogênicos envolvidos com a determinação das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). Pode-se agrupar corretamente as DTA em uma das seguintes categorias:
Intoxicações, que são provocadas pela ingestão de toxinas formadas em decorrência da intensa proliferação do microrganismo patogênico no alimento.
23
A Yersinia enterocolítica tem como principal reservatório os mariscos e frutos do mar, causa infecção e seu período de incubação dura de 1 a 11 dias.
errado
24
As doenças transmitidas por alimentos, mais comumente conhecidas como DTA, são infecções causadas por bactérias, vírus e parasitas. A ocorrência dessas doenças vem aumentando de modo significativo em nível mundial. Com relação aos alimentos e / ou aos microrganismos mais comumente envolvidos nessas doenças, assinale a alternativa correta.
Os alimentos mais comumente envolvidos em surtos e casos de listeriose são os de origem animal e vegetal, porém, em geral, o consumo de leite cru e seus derivados é mais associado a essa enfermidade.
25
A Listeria é uma bactéria extremamente sensível a mudança de pH e temperatura.
errado
26
Sobre a estafilococos e é incorreto afirmar:
É causada pelo S. aureus, uma bactéria gram - e aeróbia estrita.
27
O Vibrio cholereae e a E. coli tem características em comum como:
Ambas são bactérias gram negativas, mesófilas e causam toxinfecção.
28
Sobre as DTAs é incorreto afirmar:
A yersiniose tem por complicação a artrite reativa (síndrome de Reiter).
29
O Bacillus cereus possui cepa emética, que é termolabil, e cepa diarréica que é termoestável.
errado
30
O Staphylococcus aureus causa infecção no organismo, assim como o Bacillus cereus (emética)
errado
31
As doenças transmitidas por alimentos (DTA) apresentam diferentes mecanismos fisiopatológicos. Assinale a alternativa que indica uma DTA em que o agente etiológico determina uma invasão tecidual no organismo do hospedeiro.
Campylobacter jejuni.
32
Marque todas as alternativas que são consideradas bactérias em forma de BACILOS e GRAM NEGATIVAS
Salmonella spp, Yersinia enterocolítica, Campylobacter Jejuni
33
Sobre as DTAs é/são correto afirmar:
O rotavírus é o principal agente de diarréia grave em lactentes e crianças, mas possui vacina., O vírus mais comuns de causar DTAs são o norovírus, rotavírus e hepatite A.
34
Os principais alimentos incriminador na intoxicação por Bacillus cereus são o arroz, leite e derivados, e seu período de incubação dura de 8-20 horas
certo
35
Após comemoração de final de ano em um restaurante, um grupo de pessoas apresentou sintomas de intoxicação alimentar, tais como vômito, diarreia e náuseas. Após análise microbiológica, foi constatado que o chantili estava contaminado. Qual foi o provável micro-organismo patogênico envolvido na contaminação do alimento?
Staphylococcus aureus
36
Com relação às doenças transmitidas por alimentos (DTA) e a aspectos relacionados a agentes infecciosos causadores dessas doenças, é correto afirmar que
Clostridium perfringens desenvolvem formas esporuladas que são resistentes a altas temperaturas, mas inativadas pelo frio.
37
A Escherichia coli é um agente causador de DTA e seu fator determinante na ocorrência da doença e o que ela causa são:
Utilização de água contaminada na lavagem, preparo dos alimentos ou refrescagem das verduras; causando a gastroenterite. os processados, cereais e especiarias.
38
Sobre as bactérias é incorreto afirmar
As bactérias gram negativas não possuem LPS e fosfolipídios na composição de sua parede celular.
39
Sobre as DTAs marque as alternativas corretas:
A Yersiniose é uma infecção causada principalmente pela bactéria Yersinia enterocolítica sendo seu principal reservatório o suíno., A infecção por Shigella é feita principalmente pelo sorogrupo A: Shigella dysenteriae sendo essa bactéria uma mesófila.
40
Ainda sobre as bactérias é incorreto afirmar:
A curva de crescimento bacteriano possui 4 fases, sendo a fase a lag de maior crescimento bacteriano
41
O perfil epidemiológico das Doenças de Transmissão Alimentar (DTA) e das Doenças Diarreicas Agudas (DDA) vem sofrendo mudanças, tendo em vista, principalmente, o surgimento de novos patógenos denominados emergentes, os quais podem provocar graves manifestações clínicas, óbitos e sequelas resultantes de seu potencial patogênico. De modo geral, caracteriza-se por uma síndrome de anorexia, náuseas, vômito, diarreia, muitas vezes não acompanhada de febre, podendo ser ocasionadas por uma variedade de organismos bacterianos, virais e parasitários. Em relação aos alimentos e/ou micro-organismos mais comumente envolvidos nessas doenças, assinale a afirmativa correta.
Mais especificamente, os termos DTA e DDA envolvem uma multiplicidade de agentes causais, destacando-se os de origem bacteriana como mais frequentes. Entre eles, a maioria é encontrada na família Enterobacteriaceae: como a Escherichia coli enteropatogênica clássica (EPEC).
42
O principal reservatório da campilobacteriose são as aves.
certo
43
Com base nas informações do Ministério da Saúde sobre as doenças transmitidas por alimentos (DTA), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) DTA são aquelas causadas exclusivamente pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. ( ) É considerado surto de DTA quando duas ou mais pessoas apresentam doença ou sintomas semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem, normalmente em um mesmo local. Para doenças de alta gravidade, como botulismo e cólera, apenas um caso já é considerado surto. ( ) A ocorrência de DTA relaciona-se com diversos fatores, como: condições de saneamento e qualidade da água para consumo humano impróprios; práticas inadequadas de higiene pessoal e consumo de alimentos contaminados.
E - C - C.