暗記メーカー
ログイン
Inspeção post mortem (riispoa)
  • Zenia 1

  • 問題数 27 • 7/30/2023

    記憶度

    完璧

    4

    覚えた

    11

    うろ覚え

    0

    苦手

    0

    未解答

    0

    アカウント登録して、解答結果を保存しよう

    問題一覧

  • 1

    Sobre a inspeção post mortem dos animais julgue os itens: ( ) A aplicação do carimbo a tinta nos quartos de carcaças de bovídeos e suídeos jamais é dispensada ( )Lesões ou anormalidades que não tenham implicações para a carcaça e para os demais órgão tem que receber destinação somente pelo DIF. ( ) São proibidas a remoção, raspagem ou qualquer prática que possa mascarar lesões das carcaças ou vísceras, antes do exame do SIF. ( )Nos procedimentos ante e post mortem, o julgamento dos casos não previstos fica à critério do estabelecimento.

    E-E-C-E

  • 2

    São considerados métodos de “aproveitamento condicional”:

    fusão pelo calor, tratamento pelo frio, salga.

  • 3

    Sobre esse tema, considere as afirmativas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): ( ) São proibidas a remoção, a raspagem ou qualquer prática que possa mascarar lesões das carcaças ou dos órgãos, antes do exame de inspeção post mortem. ( ) Os pulmões que apresentem lesões patológicas de origem inflamatória, infecciosa, parasitária, traumática ou pré-agônica devem ser condenados, sem prejuízo do exame das características gerais da carcaça. ( ) As carcaças e os órgãos de animais em estado de caquexia são destinados ao aproveitamento condicional de esterilização pelo calor. ( ) As carcaças que apresentem contusão, fratura ou luxação localizada podem ser liberadas depois de removidas e condenadas as áreas atingidas, ou seja, são julgadas como condenação parcial. ( ) As carcaças, as partes das carcaças e os órgãos que apresentem área extensa de contaminação por conteúdo gastrintestinal devem ser condenados quando não for possível a remoção completa da área contaminada. Assinale a sequência CORRETA:

    V, V, F, V, V.

  • 4

    De acordo com o Decreto nº 9.013/2017, a inspeção post mortem consiste no exame da carcaça e outras partes. Sendo assim, assinale a alternativa que contenha todas as partes que devem ser inspecionadas de acordo com esse decreto.

    Carcaça, partes da carcaça, cavidades, órgãos, tecidos e linfonodos.

  • 5

    O Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) disciplina, dentre outros, sobre a inspeção industrial e sanitária de carnes e derivados. Assim, em concordância com o RIISPOA, é correto afirmar:

    animais com sinais clínicos de paralisia decorrente de alterações metabólicas ou patológicas devem ser destinados ao abate de emergência. No caso de paralisia decorrente de alterações metabólicas, é permitido retirar os animais do estabelecimento para tratamento, observados os procedimentos definidos pela legislação de saúde animal.

  • 6

    De acordo com o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa), quanto à inspeção post mortem para carcaças de animais com tuberculose, elas deverão ser condenadas quando:

    Acompanhadas de caquexia.

  • 7

    O Decreto nº 9.013/2017, atualizado pelo Decreto nº 10.468/2020, regulamenta as Leis nº 1283/1950 e 7.889/1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal. Sobre os aspectos gerais da inspeção post mortem, assinale a alternativa correta:

    As carcaças, as partes das carcaças e os órgãos que apresentem lesões ou anormalidades que não tenham implicações para a carcaça e para os demais órgãos devem ser condenados nas linhas de inspeção.

  • 8

    Em conformidade com o Decreto nº 9.013/2017, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: Durante os procedimentos de inspeção ante mortem e post mortem, o julgamento dos casos não previstos neste Decreto fica a critério do _________________, que deve direcionar suas ações principalmente para a preservação da inocuidade do produto, da saúde pública e da saúde animal.

    Serviço de Inspeção Federal (SIF)

  • 9

    Em relação aos critérios de inspeção post mortem dispostos no capítulo I – seção III – Dos aspectos gerais da inspeção post mortem, do Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, considere as afirmações a seguir. I. As carcaças dos bovinos e dos equinos, reagentes positivos ou não a todos os diagnósticos para brucelose, que apresentam lesão localizada, podem ser liberadas para consumo em natureza, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas. II. As carcaças e os órgãos de animais parasitados por Oesophagostomum sp devem ser condenados quando houver caquexia. III. As carcaças e os órgãos de animais parasitados por Fasciola hepatica devem ser condenados quando houver caquexia ou icterícia. IV. As carcaças e os órgãos de animais que apresentem mastite crônica, quando não houver comprometimento sistêmico, depois de removida e condenada a glândula mamária, serão destinados à esterilização pelo calor. Estão CORRETAS:

    apenas I, II e III.

  • 10

    O carbúnculo hemático é uma zoonose, que acomete principalmente bovinos, causada pelo Bacillus anthracis, uma bactéria anaeróbia e gram-positiva. Essa enfermidade pode acometer animais de abate e deve ser identificada durante os procedimentos de inspeção ante e post mortem. Sobre a inspeção industrial e sanitária de animais acometidos pelo carbúnculo hemático, é CORRETO afirmar:

    Uma vez constatada a presença de carbúnculo hemático, o abate deve ser interrompido e a desinfecção de instalações e equipamentos deve ser iniciada imediatamente.

  • 11

    O tratamento condicional pelo frio, a temperatura não é superior a 0°C por dez dias

    errado

  • 12

    O tratamento condicional pelo calor inclui cozimento, esterilização, fusão pelo calor e flambagem.

    errado

  • 13

    O aproveitamento concional de fusão pelo calor tem temperatura mínima de 121°C.

    certo

  • 14

    O aproveitamento condicional pelo sal, é em salmora com no mínimo 15°Be, em peças de no máximo 3,5cm de espessura por no mínimo 10 dias.

    errado

  • 15

    O aproveitamento condicional pelo calor por meio de cozimento é em temperatura de 76,6°C por no mínimo 30 minutos.

    certo

  • 16

    Sobre a inspeção post mortem, são corretas: I. O aproveitamento por esterilização pelo calor úmido é com um valor de F0 igual ou maior que três minutos ou a redução de 10 ciclos logarítimicos (10log10) de Clostridium botulinum, seguido de congelamento imediato. II. As carcaças de animais com tuberculose dever ser condenadas quando no exame ante mortem o animal esteja febril ou acompanhadas de caquexia. III. As carcaças de animais com neoplasias podem ser liberadas após tratamento pelo calor. IV. As carcaças com infecção intensa por Sarcocystis spp (sarcocistose) devem ser destinadas ao cozimento. V. As carcaças que apresentem lesões inespecíficas generalizadas em linfonodos de distintas regiões, com comprometimento do seu estado geral, devem ser condenadas. VI. O aproveitamento pelo calor por meio de fusão pelo calor é em temperatura mínima de 121°C

    II, V e VI

  • 17

    Na inspeção post mortem de bovinos, as carcaças e os órgãos de animais com febre catarral bovina devem ser condenados.

    Certo

  • 18

    Na cisticercose bovina, uma infecção intensa é quando são encontrados, pelo menos, oito cistos, viáveis ou calcificados distribuídos no decreto.

    certo

  • 19

    Assinale a alternativa correta: 1. Na cisticercose bovina, uma infecção intensa é quando são encontrados, pelo menos, quatro cistos, viáveis ou calcificados distribuídos no decreto. 2. Carcaças e órgãos de bovinos e búfalos com hemoglobinúria vacilar dos bovinos e varíola pode ser aproveitados pelo aproveitamento condicional pelo calor. 3. Na inspeção post mortem de suídeos, as carcaças de animais que apresentem afecções de pele, desde que a musculatura se apresente normal, podem ser liberadas para o consumo, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas. 4. Na inspeção post mortem de suídeos, as carcaças com artrite sem reação em linfonodos e sem repercussão no seu estado geral podem ser aproveitadas pela esterilização pelo calor, depois de retirada a parte atingida.

    Somente a 3 está correta.

  • 20

    Julgue os itens abaixo sobre inspeção post mortem de cisticercose: I. A cisticercose no suíno é causada pelo Cysticercus celullosae, e a carcaça com infecção intensa deve ser condenada. II. Quando forem encontrados 2 cistos viáveis, a carcaça suína pode ser destinada ao aproveitamento condicional pelo uso do frio ou da salga, depois de removidas e condenadas área atingida. III. O C. celullosae é a Taenia saginata, e o C. Bovis é a Taenia solium. IV. No suídeos, pode ser permitido o aproveitamento de tecidos adiposos procedentes de carcaças com infecções intensas para a fabricação de banha, por meio de fusão pelo calor, condenando-se as demais partes.

    vffv

  • 21

    As carcaças e os órgãos de animais que apresentem mastite crônica, quando não houver comprometimento sistêmico, depois de removida e condenada a glândula mamária, podem ser liberados.

    certo

  • 22

    Devem ser condenados carcaças de animais com flebite umbilical.

    certo

  • 23

    Os fetos procedentes do abate de fêmeas gestantes podem ir para o aproveitamento condicional pelo uso de calor

    errado

  • 24

    Julgue as afirmativas: 1. As carcaças e os órgãos de animais que apresentem mastite aguda, quando não houver comprometimento sistêmico, depois de removidas e condenadas a glândula mamária, serão destinadas à esterilização pelo calor. 2. No caso de lesões inespecíficas progressivas de linfonodos, sem repercussão no estado geral da carcaça, condena-se a área de drenagem destes linfonodos, com o aproveitamento condicional da carcaça pelo frio. 3. Infecção intensa por Cysticercus bovis é quando são encontrados, pelo menos, oito cistos, viáveis ou calcificados, ditribuídos 4 ou mais cistos no quarto dianteiro e 4 ou mais nos músculo de mastigação, língua, coração, diafragma e seus pilares, esôfago e fígado.

    VFV

  • 25

    Infecção intensa por Cysticercus celullosae em suínos é pela presença de dois ou mais cistos, viáveis ou calcificados, localizados em locais de eleição examinados na linha de inspeção e dois cistos ou mais nas massa musculares integrantes da carcaça (paleta, lombo e pernil)

    certo

  • 26

    Complete a sentença abaixo: Quando for encontrado 1 cisto viável, a carcaça suína pode ser destinada ao aproveitamento condicional pelo___________, depois de removidas e condenadas área atingida.

    uso do frio ou da salga

  • 27

    Sobre a inspeção post mortem de animais com tuberculose, julgue os itens: 1. Depois de removidas e condenadas as áreas atingidas, as carcaças podem ser destinadas à esterilização pelo calor quando os órgãos apresentem lesões caseosas discretas, localizadas ou encapsuladas, limitadas a linfonodos do mesmo órgão. 2. A carcaça que apresente apenas uma lesão tuberculósica discreta,localizada e completamente calcificada em um único órgão ou linfonodo pode ser destinada ao aproveitamento condicional pelo calor, depois de condenadas as áreas atingidas. 3. As carcaças de animais com tuberculose devem ser condenadas quando existam lesões caseosas ou calcificadas generalizadas, e sempre que houver evidência de entrada do bacilo na circulação sistêmica.

    VFV