暗記メーカー
ログイン
EDUCAÇÃO ESPECIAL - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE - SEED/PR
  • Jean de Paula

  • 問題数 36 • 9/3/2023

    記憶度

    完璧

    5

    覚えた

    14

    うろ覚え

    0

    苦手

    0

    未解答

    0

    アカウント登録して、解答結果を保存しよう

    問題一覧

  • 1

    Apesar de tudo, a educação avançou O desafio de uma evolução nacional passa necessariamente pela articulação federativa. No Brasil o ensino fundamental é primordialmente de responsabilidade dos municípios; o médio, dos Estados; e o superior, da União. O governo federal não atua diretamente sobre os resultados da educação básica, mas pode aprimorá-los por meio da coordenação, financiamento e avaliação. Em 2009, o Sistema Nacional de Educação foi inserido na Constituição para articular a cooperação federativa com vistas ao alcance das metas do Plano Nacional de Educação. Mas as atuais comissões intergovernamentais ou têm caráter protocolar, como a que discute os parâmetros do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb), ou não contam com a participação de Estados e municípios, como o Conselho Deliberativo do FNDE. Falta uma instância única com legitimidade para congregar não só os gestores da Educação, mas os da Fazenda e Planejamento nos três níveis de governo. Como resume o Ipea, uma boa articulação federal entre coordenação, financiamento e avaliação pode estabelecer bases curriculares flexíveis, adaptáveis às inovações pedagógicas e demandas do mercado de trabalho; diminuir iniquidades salariais dos professores por meio de uma complementação mais equitativa via Fundeb; construir processos formativos direcionados às lacunas de aprendizado e aptos a mensurar as competências desenvolvidas pelos estudantes; e, estimular trocas das melhores práticas entre municípios e Estados. As conquistas da última geração, sobretudo no acesso e fluxo escolares, mostram que os preceitos constitucionais sobre educação estão no caminho certo. Mas a geração presente precisará de muito esforço para capitalizar esses ganhos e materializar esses preceitos não só em uma educação aberta a todos, mas de excelência para cada um. (Estadão, 28 de dezembro de 2021. Fragmento. Adaptado.) Dentre os trechos a seguir, é possível reconhecer o posicionamento do articulador do texto – uma das principais características do gênero textual apresentado – em:

    “O desafio de uma evolução nacional passa necessariamente pela articulação federativa”, em que é apresentada uma premissa.

  • 2

    Apesar de tudo, a educação avançou O desafio de uma evolução nacional passa necessariamente pela articulação federativa. No Brasil o ensino fundamental é primordialmente de responsabilidade dos municípios; o médio, dos Estados; e o superior, da União. O governo federal não atua diretamente sobre os resultados da educação básica, mas pode aprimorá-los por meio da coordenação, financiamento e avaliação. Em 2009, o Sistema Nacional de Educação foi inserido na Constituição para articular a cooperação federativa com vistas ao alcance das metas do Plano Nacional de Educação. Mas as atuais comissões intergovernamentais ou têm caráter protocolar, como a que discute os parâmetros do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb), ou não contam com a participação de Estados e municípios, como o Conselho Deliberativo do FNDE. Falta uma instância única com legitimidade para congregar não só os gestores da Educação, mas os da Fazenda e Planejamento nos três níveis de governo. Como resume o Ipea, uma boa articulação federal entre coordenação, financiamento e avaliação pode estabelecer bases curriculares flexíveis, adaptáveis às inovações pedagógicas e demandas do mercado de trabalho; diminuir iniquidades salariais dos professores por meio de uma complementação mais equitativa via Fundeb; construir processos formativos direcionados às lacunas de aprendizado e aptos a mensurar as competências desenvolvidas pelos estudantes; e, estimular trocas das melhores práticas entre municípios e Estados. As conquistas da última geração, sobretudo no acesso e fluxo escolares, mostram que os preceitos constitucionais sobre educação estão no caminho certo. Mas a geração presente precisará de muito esforço para capitalizar esses ganhos e materializar esses preceitos não só em uma educação aberta a todos, mas de excelência para cada um. (Estadão, 28 de dezembro de 2021. Fragmento. Adaptado.) O título do texto apresentado utiliza, em sua estrutura linguística, uma locução prepositiva. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela em que todas as sugestões são produtoras de sentido equivalente à da locução referida.

    A despeito de; em que pese; não obstante.

  • 3

    O direito à educação, de crianças e adolescentes, visa seu plenodesenvolvimento, preparo para o exercício da cidadania equalificação para o trabalho. Nesse sentido, trata-se de um casoem que dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamentalpossuem o dever de comunicar ao Conselho Tutelar:

    Maus-tratos envolvendo seus alunos.

  • 4

    Matheus, 14 anos, foi flagrado cometendo ato infracional. A autoridade policial, informando somente à autoridade judiciária competente, entrou na sala de aula, expôs para toda a turma a situação em questão interrogando Matheus e, sem qualquer resistência do adolescente, o algemou e o levou, em compartimento fechado da viatura, para a delegacia. Considerando o caso hipotético, a ação da autoridade policial:

    É incorreta e constitui um crime em espécie.

  • 5

    Quando se pensa em didática, a ação de definir objetivos de aprendizagem significa reflexões sobre a estruturação no planejamento, especialmente pelos professores, sendo que tal ação precisa estar diretamente relacionada com a escolha de conteúdos, procedimentos e atividades, estratégias, avaliação e metodologia a ser adotada para atender aos objetivos gerais por meio dos objetivos específicos. Assim, é recomendável delimitar claramente os objetivos a serem seguidos, sejam eles cognitivos, atitudinais, ou de competências. Considerando que é mais acessível atingir resultados a partir de conceituações mais simples para as mais elaboradas e a taxonomia de Bloom ajuda o ato de planejar e controlar objetivos de aprendizagem, na efetivação dos objetivos de ensino, é correto afirmar que:

    O domínio cognitivo dá conta da memória, dos meios de raciocínio, da resolução de problemas e do pensamento criativo flexível. Nesse contexto, os objetivos educacionais precisam considerar os conhecimentos prévios e os novos conteúdos a serem ensinados aos alunos. Isso acarreta uma classificação da ação mental esperada do aluno como reação após a efetivação dos objetivos.

  • 6

    Os processos de avaliação formativa foram concebidos inicialmente para permitir ajustamentos sucessivos durante o desenvolvimento e a experimentação de um novo curriculum, manual ou método de ensino. Posteriormente, aplicaram a avaliação formativa à avaliação de alunos, com o objetivo de orientá-los a realização de seu trabalho, ajudando-os a localizar dificuldades e a progredir na aprendizagem. Ao vivenciar práticas avaliativas situadas nos pressupostos da avaliação formativa, o futuro professor analisará suas diferentes facetas e, provavelmente, no seu futuro profissional, atuará de acordo com um paradigma que não se inscreva em princípios da racionalidade técnica. Assim, a avaliação formativa se coloca sempre como uma possibilidade e nunca como um receituário a ser seguido. Algumas características da avaliação formativa lhe são constituintes, EXCETO:

    A avaliação formativa trata das atividades pedagógicas em desenvolvimento e os ajustes instrucionais focalizam as necessidades dos estudantes. Assim, é o caso de considerar os resultados de uma prova agora com vistas a tentar novas abordagens em outro momento.

  • 7

    As dificuldades de aprendizagem estão circunscritas a um quadro clínico diagnosticado em um número pequeno de sujeitos que apresenta progressos limitados no aprendizado escolar, apesar de terem as condições necessárias para um bom rendimento no aprendizado. Este quadro evidencia as seguintes características: não apresenta deficiências auditivas ou visuais, recebe estímulos para aprender e estudar, apresenta inteligência suficiente para um desempenho escolar melhor que o demonstrado, frequenta a escola com todas as possibilidades de oferecer bom nível de ensino e está motivado para o aprendizado. Sujeitos assim podem não conseguir se apropriar dos conhecimentos escolares ou, pelo menos, não com a mesma rapidez, mesmo diante dos esforços do professor, de metodologias inovadoras, de uma escola que perceba as situações educativas de forma complexa, desafiadora e interdisciplinar. Alguns fatores relacionados à aprendizagem escolar devem ser descartados antes de se atribuir que tudo isso acontece com o aluno devido a uma dificuldade de aprendizagem. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir I. Considerar problemas de “ensinagem”, sabendo que tal perspectiva aponta para a necessidade de se realizar um exame constante e processual sobre o tipo de vinculação que estabelece entre o professor e o educando, cabendo ao professor tomar consciência sobre o poder que exerce e suas responsabilidades. II. Averiguar questões relacionadas ao macrocontexto social em que o sujeito está inserido, que pode seguir princípios divergentes dos preconizados pela escola. III. Investigar questões relacionadas ao macrocontexto cultural em que o sujeito está inserido, que pode seguir princípios divergentes dos preconizados pela escola. IV. Averiguar questões relacionadas ao macrocontexto familiar em que o sujeito está inserido, que pode seguir princípios divergentes dos preconizados pela escola. Está correto o que se afirma em:

    I, II, III e IV.

  • 8

    As metodologias ativas despontam em um contexto em que a metodologia utilizada pelo docente, além de dar gosto e motivação ao alunado, deve atribuir significado ao que se está estudando e para que se esteja estudando. Assim, acontecerá o envolvimento dos alunos com a aula e, junto a isso, o envolvimento que conduz ao sucesso escolar. O importante é aprender algo que faça sentido: descobrir, por trás das palavras que se constroem significados conhecidos e experimentar o domínio de uma nova habilidade, encontrar explicação para um problema relativo a um tema que se deseja compreender, garantindo que a atenção do aluno ou da aluna se concentre no domínio da tarefa e na satisfação que sua realização supõe. Todas estas considerações sustentam os pilares das metodologias ativas. Considerando tais pilares, assinale a correta a relação conceitual.

    Autonomia: ao desenvolver práticas pedagógicas norteadas pelo método ativo, o estudante passa a assumir uma postura ativa, exercitando uma atitude crítica e construtiva que fará dele um profissional melhor preparado.

  • 9

    “De acordo com a LBI (Lei Brasileira de Inclusão), considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza ____________, ____________, ____________ou _______________, que em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.”Assinale a alternativa que completa sequencialmente a alternativa anterior:

    física / mental / intelectual / sensorial

  • 10

    “Instrumento usado tradicionalmente no Japão para fazer cálculos matemáticos (muito antes das máquinas eletrônicas). Torna possível realizar as operações matemáticas (adição, subtração,multiplicação, divisão, radiciação e potenciação) com rapidez e eficiência; hoje, muito utilizado na educação e ensino de alunos com deficiência visual.” Trata-se do seguinte instrumento:

    Soroban

  • 11

    O processo de escolarização do aluno com deficiência deverá contemplar as especificidades de sua aprendizagem. Dessa forma, faz-se necessária uma avaliação da deficiência, identificando os pontos de fragilidade e as potencialidades. Esta avaliação, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e irá considerar: I. Impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo. II. Fatores socioambientais, psicológicos e pessoais. III. Limitação no desempenho de atividades. IV. Condições financeiras da família e sua escolaridade. Está correto o que se afirma em

    I, II e III, apenas.

  • 12

    A Política Pública Estadual para Promoção dos Direitos e Inclusão da Pessoa com Deficiência, em consonância com a Política Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência e com o Programa Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, obedecerá às seguintes diretrizes, EXCETO:

    Suplementação do ensino no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

  • 13

    As diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica, preconizadas pela Resolução nº 2/2001, objetivam uniformizar os métodos e as condutas educacionais instituídas no ambiente escolar. Dentre os métodos destacam-se os serviços de apoio pedagógico especializado realizado nas classes comuns. Correspondem a serviços especializados na aprendizagem dos alunos com deficiência, EXCETO:

    Disponibilização de cartilhas aos pais, para orientá-los na continuidade dos estudos em casa.

  • 14

    Sugere-se, após a análise do período trabalhado, uma linha de atuação que oriente as ações iniciais nas atividades do professor de educação especial, que se apresenta como indicadores flexíveis no cotidiano escolar. NÃO se trata de procedimento inicial com os alunos em sala de recursos multifuncional:

    Avaliação do aluno com o mesmo teor educacional dos alunos típicos da escolarização comum.

  • 15

    Analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas. I. “A Inclusão implica uma reestruturação radical nas reformas em termos de currículo, avaliação, pedagogia e formas de agrupamentos dos alunos em sala de aula.” ASSIM II. “Ela é baseada em um sistema de valores em que todos se sintam bem-vindos, celebrando a diversidade que tem como base o gênero, a nacionalidade, a raça, a linguagem de origem, o background social, o nível de aquisição educacional ou a deficiência. ” Assinale a alternativa correta.

    As duas afirmativas são verdadeiras; a segunda é uma justificativa da primeira.

  • 16

    O direito de ir e vir com segurança é assegurado aos alunos com deficiência; isto demonstra que os espaços escolares necessitam de adequações estruturais e pedagógicas que maximizem a autonomia do aluno. As barreiras devem ser diminuídas, garantindo a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, dentre outros, classificadas em barreiras: I. Urbanísticas. II. Arquitetônicas. III. Nos transportes. IV. Nas comunicações e informação. V. Atitudinais. VI. Tecnológicas. Está correto o que se afirma em

    I, II, III, IV, V e VI.

  • 17

    O desafio da inclusão escolar é enfrentado como nova forma de repensar e reestruturar políticas e estratégias educativas, de maneira a criar oportunidades efetivas de acesso para crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, e, sobretudo, garantir condições indispensáveis para que possam manter-se na escola e aprender. Os serviços e os apoios especializados se destinam ao atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais decorrentes: I. Das deficiências mental; visual; física; neuromotora; e, surdez. II. Das condutas típicas de síndromes e quadros neurológicos; psicológicos graves; e, psiquiátricos. III. Das altas habilidades/superdotação. Está correto o que se afirma em

    I, II e III.

  • 18

    Segundo os Arts. 27 e 28 da Lei nº 13.146/2015, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar as políticas educacionais. NÃO se aplica às propostas de exigências ao poder público:

    Instituição do ensino de forma segregada, aplicando técnicas e métodos específicos ao acompanhamento de cada aluno; convocar a família para fazer parte dessa escolarização, dando-lhe funções pedagógicas para continuar os estudos do aluno em casa.

  • 19

    São considerados serviços de apoio pedagógico especializado, EXCETO:

    Sindicatos profissionais.

  • 20

    Sobre os princípios fundamentais da Política Pública Estadual para Promoção dos Direitos e Inclusão da Pessoa com Deficiência, analise as afirmativas a seguir. I. O respeito à dignidade inerente, à autonomia individual, incluindo a liberdade de fazer suas próprias escolhas, e à independência das pessoas. II. A não discriminação. III. A inclusão e a participação plena e efetiva na sociedade. IV. O respeito pela diferença e a aceitação da deficiência como parte da diversidade e da condição humana. V. O apoio aos familiares com ajuda financeira e social. Está correto o que se afirma apenas em

    I, II e III.

  • 21

    O Atendimento Educacional Especializado (AEE) reflete sobre o público que abrange e os recursos didáticos fortalecedores da aprendizagem dos alunos e sua condição de permanência escolar; são considerados fatores que qualificam e contribuem para a promoção da diversidade escolar e a consolidação da aprendizagem desses alunos. Sobre os fatores determinantes de uma educação pautada em valores e condições de aprendizagem, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O uso de recursos e materiais variados no AEE é de extrema importância para contribuir com o desenvolvimento de vários aspectos nos alunos. São exemplos, no caso de alunos com TEA; a necessidade de ampliar a atenção; o desenvolvimento das relações com o outro; a percepção daquilo que o aluno procura transmitir, por meio de expressões faciais ou o que sente, como também ampliar sua linguagem oral; ou, ainda, com outras formas de comunicação como no uso de comunicação aumentativa alternativa/CAA, quando necessário, como importante instrumento de apoio ao aluno sem comunicação oral; ou, ainda, aqueles que apresentam maiores dificuldades na linguagem. ( ) Deve-se buscar a otimização das capacidades, sem direcionar o trabalho em busca de cura. É necessário pesquisar as dificuldades na escola, no social e na comunicação, a fim de construir um plano de trabalho que lhe possibilite as aprendizagens e a diminuição de estereotipias. É fundamental que o aluno melhore a sua comunicação social; passe a compartilhar o olhar; interaja com outras pessoas; e, envolva-se com tarefas diferenciadas; porém, tendo o cuidado na preparação do ambiente e da rotina. ( ) Salienta-se a necessidade de trabalhar de forma conjunta com o professor de sala de aula do aluno atendido no AEE, a fim de trocar informações e orientá-lo com relação às suas particularidades,pois trata-se depúblico-alvo da educação especial e da organização do planejamento com estratégias e atividades acessíveis, buscando incluir a todos, independentemente de sua condição. ( ) Dentre os alunos público-alvo que apresentam como característica deficiência visual; deficiência auditiva ou surdez; deficiência intelectual; deficiência física; transtornos do espectro autista; e, altas habilidades/superdotação, necessitamos reunir diferentes áreas do conhecimento para favorecer sua plena participação no ensino comum. Cada área de atuação conta com uma série de conhecimentos específicos, que dão suporte às necessidades dos alunos como, por exemplo, o soroban para alunos cegos; este recurso auxilia na aprendizagem de matemática. A sequência está correta em

    V, V, V, V.

  • 22

    Considerando o Art. 4º da Lei nº 18.419/2015, que estabelece o Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná, para fins de aplicação da presente lei, relacione adequadamente as colunas a seguir. 1. Apoio especial. 2. Ajuda técnica. 3. Procedimentos especiais. ( ) Qualquer elemento que facilite a autonomia pessoal ou possibilite o acesso e o uso de meio físico, visando à melhoria da funcionalidade,bem como a qualidade de vida da pessoa com deficiência, como produtos, instrumentos, equipamentos, ou tecnologia adaptados, ou especialmente projetados, incluindo órteses e próteses, equipamentos e elementos necessários à terapia e à reabilitação da pessoa com deficiência, elementos de cuidado e de higiene pessoal de uso diário necessários para facilitar a autonomia e a segurança da pessoa com deficiência, bolsas coletoras para pessoas ostomizadas, material para cateterismo vesical, bloqueadores, protetores, filtros e demais preparados antissolares para terapias; cão-guia; leitores; ledores; dentre outros. ( ) A orientação, a supervisão, as ajudas técnicas, dentre outros elementos que auxiliem ou permitam compensar uma ou mais limitações motoras, sensoriais, mentais ou intelectuais da pessoa com deficiência, favorecendo a sua autonomia e a sua independência, de forma a contribuir com sua inclusão social, bem como beneficiar processo de habilitação e reabilitação ou qualidade de vida. ( ) Meios utilizados para auxiliar a pessoa que, devido ao seu grau de deficiência, exige condições peculiares para o desenvolvimento de atividades, como jornada de trabalho variável; horário flexível; dentre outras. A sequência está correta em

    2, 1, 3.

  • 23

    O acesso a uma educação equitativa e de qualidade deve ser marca relevante na escolarização de todos os alunos. No que tange à pessoa com transtorno do espectro autista, existem especificidades educacionais e acesso integral à saúde e o direito à educação em sua totalidade. Segundo Art. 3º da Lei nº 12.764/2012, são direitos da pessoa com transtorno do espectro autista: I. A vida digna, a integridade física e moral, o livre desenvolvimento da personalidade, a segurança e o lazer. II. A proteção contra qualquer forma de abuso e exploração. III. O acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral às suas necessidades de saúde. IV. O acesso ao transporte público para seus familiares. Está correto o que se afirma apenas em

    I, II e III.

  • 24

    Observe a tirinha a seguir.(Disponível em: http://agemt.org/contraponto/2017/12/14/exclusaodentro-da-inclusao/.)Ainda existem muitos equívocos em relação à língua de sinais, mas, aos poucos, a sociedade tem tomado conhecimento de sua importância. Assim, a comunidade surda celebra os espaços de conquistas e, consequentemente, a inclusão dos alunos surdos no ambiente escolar. Diante do exposto, assinale afirmativa que traduz corretamente a realidade descrita na tirinha.

    Traz consigo o desconhecimento social por parte de alguns da sociedade sobre a importância e a existência de uma outra língua, como a Libras.

  • 25

    Na Meta 4 do Plano Estadual de Educação do Paraná (2015-2025), temos: “universalizar, para a população de 4 a 17 anos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, de classes,escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados”.NÃO pertence à estratégia vinculada à referida meta:

    Não expandir a oferta de bancas para a seleção de profissionais intérpretes de Libras, para atuarem como tradutores e intérpretes de Libras no atendimento educacional ao estudante surdo na educação básica. Incentivar a terceirização desses profissionais.

  • 26

    As instituições de ensino de educação básica, em qualquer nível ou modalidade de ensino, devem assegurar o atendimento educacional aos alunos com deficiência, prevendo e provendo a oferta de serviço e apoio especializados para o processo ensino-aprendizagem desses alunos, como: I. Escolas e classes de educação bilíngue, abertas a alunos surdos e ouvintes, com professores bilíngues e professores surdos, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como a presença de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – Libras. II. Escolas bilíngues ou escolas comuns da rede comum de ensino, abertas a alunos surdos e ouvintes, para os anos finais do ensino fundamental, ensino médio ou educação profissional, com docentes das diferentes áreas do conhecimento, cientes da singularidade linguística dos alunos surdos e de suas especificidades, bem como a presença de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Apenas os serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) expostos estão corretos perante a legislação:

    Nos casos I e II, pois ambos abarcam o acesso do aluno na escolarização do espaço inclusivo

  • 27

    O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço de educação especial realizado no período contrário ao frequentado pelo aluno no ensino regular; sua oferta é obrigatória a todos os alunos, público-alvo da educação especial. Assinale a afirmativa que NÃO contempla princípios básicos do atendimento educacional especializado.

    A família deve possuir, juntamente com a escola, a responsabilidade do ensino das atividades acadêmicas e clínicas no ambiente doméstico. Caso isso não ocorra, o aluno poderá perder a sua matrícula no AEE.

  • 28

    Fernandes (2006) pontua que poderia ser considerada a existência de, ao menos, três tendências sobre o modo de pensar e praticar a inclusão, atualmente, nos sistemas educacionais, que diferem em natureza, princípios e formas de concretização em sala de aula. Sobre tais tendências educacionais, assinale a alternativa correta.

    Inclusão condicional; inclusão total; e, inclusão responsável.

  • 29

    Nenhuma pessoa com deficiência será objeto de qualquer forma de negligência; discriminação; exploração; violência; tortura; crueldade; opressão; tratamento desumano ou degradante; punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. Constituem preconceito e discriminação à pessoa com deficiência, EXCETO:

    Garantir o acesso ao direito linguístico da pessoa com surdez e difusão da Libras.

  • 30

    Considerando que o trabalho do professor de atendimento educacional especializado voltado para o aluno com deficiência intelectual se caracteriza essencialmente pela realização de ações específicas sobre os mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O Atendimento Educacional Especializado (AEE) se realiza essencialmente na sala de recursos multifuncionais. ( ) O professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve propor atividades que contribuem para a aprendizagem de conceitos, além de propor situações vivenciais que possibilitem esse aluno organizar o seu pensamento. ( ) Esse atendimento deverá se fundamentar em situações- -problema, que exijam que o aluno utilize seu raciocínio para a resolução de um determinado problema. ( ) Para desenvolver o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é imprescindível que o professor conheça seu aluno e suas particularidades, além de sua condição cognitiva. ( ) O trabalho do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) é ajudar o aluno com deficiência intelectual a atuar no ambiente escolar e fora dele, considerando as suas especificidades cognitivas. A sequência está correta em

    V, V, V, V, V.

  • 31

    Os órgãos e as entidades da administração pública estadual direta e indireta responsáveis pelo sistema de educação doestado do Paraná dispensarão tratamento prioritário e adequado aos assuntos objetivados e estabelecidos pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná, viabilizando, sem prejuízo de outras, as seguintes medidas, EXCETO:

    Oferta opcional dos serviços de educação especial ao aluno com deficiência que esteja internado por prazo igual ou superior a um mês em unidades hospitalares e congêneres.

  • 32

    O aprendizado da leitura e da escrita em Braile requer um elevado desenvolvimento das habilidades motoras finas, além de flexibilidade nos punhos e agilidade nos dedos. Se possível, a escola deverá oferecer treinamento para desenvolver tais habilidades, em situações concretas. Se a escola não dispuser de meios para isso, a família deverá buscar auxílio especializado. Se tiver um aluno cego em sua sala, o professor precisará sempre: I. Falar em voz alta o que está escrito no quadro negro, realizando a descrição de imagens. II. Adaptar atividades que contribuem para a aprendizagem através do concreto. III. Não se preocupar com a aprendizagem acadêmica, uma vez que o mais importante é socialização. IV. Buscar apoio com o professor especializado (da sala de recursos, de apoio pedagógico, ou do ensino itinerante), que irá ensinar à criança o sistema Braile e acompanhará o processo de aprendizagem e de desenvolvimento do raciocínio. Está correto o que se afirma apenas em

    I, II e IV.

  • 33

    Pela amplitude de significados e relações que os termos inclusão e diversidade podem sugerir, faz-se necessário analisar alguns equívocos conceituais e reducionismos que têm sido praticados sobre o tema. Ao se presenciar discursos de dirigentes educacionais ou conversas entre professores, é comum a afirmação de que a inclusão se refere a um processo direcionado apenas aos alunos com necessidades educacionais especiais, mais precisamente às crianças e jovens com deficiências. Essa definição, fruto de desinformação e superficialidade de análise, está equivocada por vários motivos; analise-os. I. A expressão “necessidades educacionais especiais”é tomada como sinônimo de deficiência, o que não corresponde à verdade. II. Somente os alunos com deficiência seriam alvos das políticas de inclusão, como se apenas eles estivessem à margem do sistema educacional, apresentando problemas na aprendizagem. III. Reduz-se a complexa problemática social da inclusão, que estende seus tentáculos aos diferentes segmentos sociais, ao espaço escolar como se, uma vez matriculados tais alunos em classes comuns, estaria garantida a sua inclusão educacional e social. Está correto o que se afirma em

    I, II e III.

  • 34

    Com a configuração da mão nº 49 pode-se realizar o respectivo sinal na Libras:

    JUSTIÇA

  • 35

    Com a configuração da mão nº 35a pode-se realizar o respectivo sinal na Libras:

    NAMORAR

  • 36

    Com a configuração da mão nº 8a pode-se realizar o respectivo sinal na Libras:

    NÃO TER