記憶度
64問
151問
0問
0問
0問
アカウント登録して、解答結果を保存しよう
問題一覧
1
De acordo com Robbins (2010) qual o traço de personalidade apresenta as características mencionada abaixo? Você conhece alguém excessivamente competitivo e que parece sofrer de uma urgência crônica? A pessoa com este tipo de personalidade é "agressivamente envolvida em uma luta crônica e incessante pela obtenção crescente de mais coisas em cada vez menos tempo e, caso necessário, ela atua contra tudo e contra todos.
Personalidade Tipo A
2
De acordo com Robbins (2010) qual o traço de personalidade apresenta as características mencionada abaixo? Kuzi é um jovem gerente de banco em Taiwan. Ele foi promovido três vezes nos últimos quatro anos. Kuzi não se incomoda com as táticas agressivas que usa para impulsionar sua carreira. "Estou preparado para fazer tudo o que for necessário para chegar aonde quero"
Maquiavelismo
3
De acordo com Robbins (2010) qual o traço de personalidade apresenta as características mencionada abaixo? Refere-se à capacidade do indivíduo para ajustar seu comportamento a fatores externos situacionais. Os indivíduos com elevada capacidade desse traço de personalidade apresentam uma considerável adaptabilidade a ajustar seus comportamentos a fatores externos situacionais. Eles têm alta sensibilidade par a compreende r sinais do ambiente e podem se comportar de maneiras diferentes em situações diversas. Estes indivíduos podem apresentar diferenças gritantes entre seus comportamentos público e privado.
Automonitoramento
4
De acordo com Robbins (2010) qual o traço de personalidade apresenta as características mencionada abaixo? "raramente se sente pressionado para obter um número crescente de coisas ou participar de cada vez mais eventos em um tempo cada vez menor".
Personalidade Tipo B
5
Toledo et al. (2015) (in FRANCO, 2015) ressaltam a importância do autocuidado como prevenção em saúde mental para os profissionais envolvidos na prestação de serviço às vitimas e aos familiares afetados pelo acontecimento traumático. Os fatores individuais de vulnerabilidade dos profissionais apontados pelos autores são:
histórico psiquiátrico, personalidade e falta de apoio social.
6
Segundo Rodrigues et al (2022), a tendência de membros de um grupo a despender menos esforços quando trabalham em grupo do que quando trabalham sozinhos trata-se do conceito de:
vadiagem social.
7
Segundo Rodrigues et al (2022), refere-se ao fenômeno psicológico em que os indivíduos, ao se encontrarem em um grupo, podem perder a autoconsciência e, com isso, a percepção de responsabilidade pessoal. Essa perda de identidade individual, frequentemente impulsionada pela anonimidade e pela diluição da responsabilidade, pode levar a comportamentos que a pessoa não adotaria em situações individuais, trata-se do conceito de:
desindividuação.
8
facilitação social.
9
Segundo Rodrigues et al (2022), refere-se ao grau de atratividade que os membros de um grupo sentem uns pelos outros e pelo grupo como um todo. É um fator importante que influencia o desempenho e a dinâmica do grupo, podendo ser afetada por diversos elementos, como metas compartilhadas, interação social e a identidade do grupo, trata-se do conceito de:
coesão grupal.
10
De acordo com Robbins (2010), muitos trabalhos requerem a "expressão das emoções desejadas pela organização feita pelos funcionários durante os relacionamentos interpessoais no trabalho". Essa definição corresponde ao conceito de:
esforço emocional.
11
De acordo com Robbins (2010), muitos trabalhos requerem a "Inconsistências entre as emoções que sentimos e aquelas que projetamos.". Essa definição corresponde ao conceito de:
dissonância emocional.
12
De acordo com Robbins (2010), muitos trabalhos requerem a "Emoções genuínas de uma pessoa.". Essa definição corresponde ao conceito de:
emoções sentidas.
13
De acordo com Robbins (2010), muitos trabalhos requerem a "Emoções requeridas pela organização e consideradas apropriadas para determinado cargo.Estas não são inatas; são aprendidas.". Essa definição corresponde ao conceito de:
emoções demonstradas.
14
De acordo com Robbins (2010), muitos trabalhos requerem a "qualquer incompatibilidade que um indivíduo possa perceber entre duas ou mais atitudes ou entre comportamento e atitudes.". Essa definição corresponde ao conceito de:
dissonância cognitiva.
15
Rice (in CABALLO, 2007), ao tratar do enfrentamento do estresse, aponta que os recursos de enfrentarnento constituem a linha de abastecimento de estratégias de enfrentamento. No que diz respeito aos recursos de enfrentamento, analise as afirmativas abaixo e assinale, a seguir, a opção correta. I- Entre os traços pessoais estão uma boa saúde e um minimo de estabilidade financeira. II- Os recursos de enfrentamento são as vantagens físicas, pessoais e sociais que uma pessoa leva consigo à situação. III- Os recursos de enfrentamento referem-se às atuações e aos planos diretos utilizados para diminuir ou eliminar o estresse. IV- Os recursos de enfrentamento são as formas habituais ou estereotipadas de se enfrentar uma crise. V- Autoeficácia e otimismo são recursos de enfrentamento na categoria "traços pessoais".
Apenas as afirmativas Il e V são verdadeiras.
16
De acordo com Pasquali (2013), a validade de conteúdo de um teste é praticamente garantida pela técnica de construção do teste. Relacione a descrição abaixo com a alternativa correta: Definição do domínio cognitivo
Utilização de taxonomia.
17
De acordo com Pasquali (2013), a validade de conteúdo de um teste é praticamente garantida pela técnica de construção do teste. Relacione a descrição abaixo com a alternativa correta: Definição do universo de conteúdo
Delimitação de divisões e subdivisões/subclassificações.
18
De acordo com Pasquali (2013), a validade de conteúdo de um teste é praticamente garantida pela técnica de construção do teste. Relacione a descrição abaixo com a alternativa correta: Definição da representatividade de conteúdo
Proporção de cada tópico/subtópico.
19
De acordo com Pasquali (2013), a validade de conteúdo de um teste é praticamente garantida pela técnica de construção do teste. Relacione a descrição abaixo com a alternativa correta: Elaboração da tabela de especificação
Relaciona os conteúdos com os processos cognitivos.
20
De acordo com Pasquali (2013), a validade de conteúdo de um teste é praticamente garantida pela técnica de construção do teste. Relacione a descrição abaixo com a alternativa correta: Construção do teste
Elaboração de itens.
21
De acordo com Pasquali (2013), a validade de conteúdo de um teste é praticamente garantida pela técnica de construção do teste. Relacione a descrição abaixo com a alternativa correta: Análise teórica dos itens
Compreensão das tarefas propostas.
22
De acordo com Pasquali (2013), a validade de conteúdo de um teste é praticamente garantida pela técnica de construção do teste. Relacione a descrição abaixo com a alternativa correta: Análise empírica dos itens
Técnica da Teoria da Resposta ao Item (TRI) pode ser de grande valia.
23
A Resolução n° 6/2019 do CRP aborda os diversos documentos produzidos pelo psicólogo. Sobre os documentos psicológicos, é correto afirmar.
à(ao) psicóloga(o) é vedado, sob toda e qualquer condição, o uso dos instrumentos, técnicas psicológicas e experiência profissional de forma a sustentar modelo institucional e ideológico de segregação dos diferentes modos de subjetivação.
24
Segundo Freud (apud GARCIA-ROZA, 2008), é nas lacunas das manifestações conscientes que temos de procurar o caminho do inconsciente. Essas formações do inconsciente se expressam por meio de:
sonhos, lapsos, atos falhos, chistes e sintomas.
25
Segundo Dejours et al. (2014), o conflito entre organização do trabalho e funcionamento psíquico pode ser reconhecido como fonte de sofrimento, ao mesmo tempo como chave de sua possibilidade de análise, mas o sofrimento suscita estratégias defensivas. Sobre as estratégias defensivas, é INCORRETO afirmar que:
funcionam como heuristicas.
26
Segundo Fiorini (2004), a maneira pela qual o terapeuta maneja a primeira entrevista com o paciente pode ter uma influência decisiva na continuidade ou abandono do tratamento e, caso este seja mantido, na eficácia que o processo terapêutico possa vir a alcançar. Sobre a primeira entrevista, assinale a opção correta.
É essencial, nessa etapa, o terapeuta buscar compreender em conjunto (terapeuta-paciente) o comportamento do paciente.
27
A requisição médica por psicodiagnóstico clínico em idosos é cada vez mais recorrente. Sobre as principais demandas e quadros observados em pacientes idosos (ARGIMON, IRIGARAY E ZIBETTI in HUTZ et al., 2016), assinale a opção INCORRETA.
Nos transtornos neurocognitivos, observam-se perdas nas funções cognitivas devido a acometimentos específicos, que causam prejuízos à vida diária do paciente. Existem várias etiologias para esses transtornos. Nesses casos, é classificado como diagnóstico, segundo o DSM-V, o desempenho do paciente nos testes neurocognitivos. Nos cenários iniciais dos quadros neurodegenerativos, é mais fácil ao psicólogo avaliar e discernir sobre o diagnóstico, pois os sintomas se apresentam claramente e o paciente ainda está orientado.
28
De acordo com Franco (2015), o processo de luto desencadeado por desastres promove o rompimento de um mundo presumido que dava sustentação às decisões, à identidade, ao senso de pertencimento do indivíduo. Dentre as considerações aplicáveis às estratégias de apoio psicológico ao enlutado, é INCORRETO afirmar que:
não há possibilidade de transformação e crescimento pós-traumático diante de situações que desafiam ou invalidam o mundo presumido.
29
Sobre as possibilidades de quebra de sigilo profissional previstas no Código de Ética Profissional do Psicólogo (2005), é correto afirmar que:
em caso de quebra de sigilo previsto no artigo 10, o psicólogo deverá restringir-se a prestar as informações estritamente necessárias.
30
De acordo com Franco (2015), o campo da psicologia em desastres tem como focos a saúde mental e as necessidades psicossociais. Sobre o apoio psicossocial conferido, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta. I- Tem como propósito evitar maiores danos, aliviar o sofrimento imediato e dar apoio efetivo para seu enfrentamento. II- Deve ser realizado preferencialmente em acompanhamentos individuais, nos quais é ofertada a escuta e o suporte aos pacientes. III- Deve identificar problemas e necessidades imediatos, para desenvolvimento de estratégias de enfrentamento práticas e eficazes. IV- Deve propor soluções para o sofrimento e conferir segurança física, justiça social e dignidade humana para os acometidos. V- Busca capacitar a população afetada a promover adaptações, fortalecendo o uso de recursos e soluções locais e sustentáveis.
Apenas as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
31
Dalgalarrondo (2019) descreveu que o impulso ou compulsão para ingesta rápida de grandes quantidades de álcool chama-se:
dipsomania.
32
Dalgalarrondo (2019) descreveu que o a compulsão de beber água ou outros líquidos sem que haja sede exagerada chama-se:
potomania.
33
Dalgalarrondo (2019) descreveu que o impulso e o comportamento de andar a esmo, viajar, “desaparecer de casa”, “ganhar o mundo”, como se diz na linguagem popular chama-se:
poriomania.
34
De acordo com Siqueira (2014), o bem-estar no trabalho compreende um estado mental positivo formado pela união de três vínculos, também positivos, denominados satisfação no trabalho, envolvimento com o trabalho e comprometimento afetivo organizacional. Com relação a esse estado mental, assinale a opção correta.
A satisfação no trabalho traz, para o modelo mental positivo de bem-estar no trabalho, três categorias de fontes de satisfação: as relações sociais no ambiente de trabalho, as retribuições oferecidas pela organização e as atividades que realizam.
35
Segundo Moscovici (2021), no processo psicossocial de mudança, como é denominado a fase que consiste na decisão pela mudança e sua implementação pela aprendizagem de novos padrões de percepção, conhecimentos, atitudes e ações?
Incorporação.
36
Segundo Moscovici (2021), no processo psicossocial de mudança, a fase em que os novos padrões de comportamento, após terem sido incorporados, tornam-se relevantes e consistentes. Envolve o reforço e a consolidação da mudança para que ela se mantenha ao longo do tempo, é chamado de:
Estabilização.
37
Segundo Moscovici (2021), refere-se ao processo de adaptação às mudanças ou às novas situações, mas não implica necessariamente uma aprendizagem profunda. Pode envolver a adaptação a novas condições sem que isso signifique uma mudança profunda nos padrões internos de comportamento, é chamado de:
Ajuste.
38
Segundo Moscovici (2021), refere-se à fase inicial do processo de mudança, onde ocorre a "desconstrução" dos padrões antigos de comportamento, permitindo que as pessoas se abram à mudança. Antes de implementar uma nova mudança, é necessário desconstruir o antigo comportamento, é chamado de:
Descongelamento.
39
Segundo Moscovici (2021), refere-se à assimilação de novos valores e atitudes, tornando-os parte do conjunto de crenças e convicções da pessoa. Neste estágio, o indivíduo não apenas adota novos comportamentos, mas os integra profundamente, a ponto de se tornarem parte de sua identidade, é chamado de:
Interiorização.
40
Sobre doença mental e trabalho, segundo Dejours (2015), é correcto afirmar que:
a exploração do sofrimento pela organização do trabalho não cria doenças mentais específicas.
41
Cox et al. (in CABALLO, 2007) apresentam o modelo conceitual das habilidades de enfrentamento para o comportamento de beber. Com base nesse modelo, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta: I- O tratamento é estruturado para abordar comportamentos relacionados à vulnerabilidade subjacente, ao consumo de álcool em si, e aos déficits e excessos comportamentais específicos identificados no paciente. II- Considera-se que os déficits nas habilidades de enfrentamento desempenham um papel essencial no comportamento de beber em excesso. III- Oferece maior proveito se a vida dos bebedores carece de objetivos importantes e se eles utilizam o álcool principalmente como um meio de tentar conseguir a satisfação emocional que são incapazes de encontrar nas áreas de sua vida que não se encontram relacionadas com a bebida. IV- Os indivíduos aprendem estratégias de enfrentamento diferentes à do consumo do álcool, com a finalidade de atenuar os déficits comportamentais, o afeto negativo e a ativação excessiva. V- A intervenção nesse modelo é feita por meio de quatro fases: a avaliação ampla, a preparação para mudança, a identificação de padrões motivacionais desadaptativos e o assessoramento motivacional.
Apenas as afirmativas I, II, e IV são verdadeiras.
42
De acordo com Beck (2014), é essencial que o terapeuta comece a desenvolver o relacionamento com o paciente desde o primeiro contato. Para obter o desenvolvimento da relação terapêutica, é correta a necessidade do terapeuta:
variar seu estilo.
43
De acordo com a Política do Ministério da Saúde para atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas, sobre a estratégia de redução de danos, é correto afirmar que:
é operada em interações, promovendo o aumento da superfície de contato, criando pontos de referência, viabilizando acesso e acolhimento.
44
A força estabilizadora que direciona do comportamento do trabalhador para atingir metas relacionadas ao trabalho, segundo Puente-Palacios e Peixoto (2015), corresponde ao conceito de:
Comprometimento com a carreira.
45
Segundo Bastos e Aguiar (in Siqueira, 2014), ao longo da trajetória de desenvolvimento do tema conflito trabalho-família, diversos modelos sobre as interfaces políticas foram propostas e investigadas. Sobre o conflito trabalho-família, é afirmado que:
entre os que alcançaram maior destaque na literatura estão os modelos de segmentação, compensação, congruência, extravasamento (spillover) e transferência de recursos.
46
Conforme os protocolos gerais de intervenções cognitivo-comportamentais para abordagem do comportamento suicida, de acordo com Corrêa, (2022), é correto afirmar que:
a descrição de crenças que desencadeiam a possibilidade de suicídio viabiliza a reestruturação cognitiva e pode promover proteção para futuras ideações e intenções suicidas.
47
De acordo com o DSM-5-TR (2023), assinale a opção que apresenta corretamente os critérios diagnósticos do Transtorno de Personalidade Esquizoide.
Não tem amigos próximos ou confidentes que não sejam familiares de primeiro grau; quase sempre opta por atividades solitárias; tem prazer em poucas atividades, por vezes nenhuma; manifesta pouco ou nenhum interesse em ter experiências sexuais com outra pessoa.
48
French e Raven (In Rodrigues; Assmar; Jablonki, 2022), ao se referirem às bases de poder social, afirmaram que muitas vezes a influência exercida sobre uma pessoa resulta do tipo de poder exercido pelo influenciador. Nesse contexto, como é denominada a base de poder que foi posteriormente acrescentada à taxonomia supracitada?
Poder de informação.
49
Müller et al. (in HUTZ, 2016) destacam a importância das evidências descobertas na literatura que consideram a inibição comportamental como fator de vulnerabilidade para transtorno de ansiedade. A prevenção comportamental é uma tendência:
apresentar timidez, evitação e comportamento reservado em situações novas ou não familiares.
50
Sobre o discurso da pulsão, no "Três ensaios sobre a sexualidade" (FREUD, 2008), é INCORRETO afirmar que:
na infância, as pulsões sexuais funcionam de forma organizada, possuindo alvos biologicamente definidos.
51
Caballo et al. (in CABALLO, 2016) apontam que as modificações no ritmo do sono/vigília, decorrentes de mudanças socioambientais ou do funcionamento do relógio biológico, podem provocar alterações circadianas do sono. Sobre os transtornos do sono relacionados ao ritmo circadiano, analise as afirmativas abaixo e assinale, a seguir, a opção correta. I- Causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo ao funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo. II- Consistem em uma perturbação persistente ou recorrente do padrão do sono, que é consequência de uma falta de sincronização entre o sistema endógeno circadiano sono/vigilia do indivíduo, por um lado, e de demandas exógenas relativas ao momento e à duração do sono, por outro. III- Podem ocorrer devido a efeitos fisiológicos diretos de uma substância (por exemplo, droga de abuso ou medicamento) ou de uma condição médica geral. IV- Podem ser tipo fase de sono atrasada, tipo mudança de fuso horário (jet-lag), mudanças de turno de trabalho ou tipo não especificado. V- Nos transtornos do sono associados à mudança de turno de trabalho, o ciclo circadiano endógeno sono/vigília é irregular e o problema surge do conflito entre o padrão de sono e vigília gerado pelo sistema circadiano e o padrão desejado de sono e vigília exigido pela mudança de turno de trabalho.
Apenas as afirmativas I, II, e IV são verdadeiras.
52
De acordo com Rodrigues et al. (2022), a propensão humana para a agressão pode ser influenciada por diversos fatores, pois são inúmeras as situações que aumentam a probabilidade de manifestação de atos agressivos. São fatores sociais desencadeadores da agressão:
efeitos das armas, provocação direta, obediência à autoridade, desindividuação e família.
53
Com base no modelo dos oito papéis de Quinn, apresentado na obra Liderança e motivação, de Cavalcanti et al. (2009) assinale a opção que apresenta o papel desempenhado pelo líder que se atenta a questões de controle intermo, como a gestão de processos essenciais, a consolidação e a criação de continuidade, tendo como uma de suas principais características a administração de informações por meio do pensamento crítico.
Monitor.
54
Com base no modelo dos oito papéis de Quinn, apresentado na obra Liderança e motivação, de Cavalcanti et al. (2009) assinale a opção que apresenta o papel voltado para o cumprimento de tarefas, a eficiência e a implementação de sistemas. Ele foca em garantir que os recursos sejam usados de forma adequada e eficiente, gerenciando a rotina operacional para alcançar resultados concretos. O objetivo é organiza, planeja e supervisiona o trabalho, mas seu foco principal é a execução e o controle de processos e não tanto a avaliação crítica de informações.
Gestor.
55
Com base no modelo dos oito papéis de Quinn, apresentado na obra Liderança e motivação, de Cavalcanti et al. (2009) assinale a opção que apresenta o papel que envolve a integração de diferentes partes da organização e a coordenação de esforços. Ele é responsável por assegurar a cooperação entre equipes e departamentos, criando sinergias e mantendo a estabilidade interna. O objetivo é focar na harmonia organizacional e na integração, mas seu papel não está diretamente relacionado ao pensamento crítico ou à administração de informações.
Coordenador.
56
Com base no modelo dos oito papéis de Quinn, apresentado na obra Liderança e motivação, de Cavalcanti et al. (2009) assinale a opção que apresenta o papel do líder que define metas, direciona a organização e toma decisões estratégicas. Ele tem uma visão clara sobre o rumo que a organização deve seguir e age de forma a alinhar os membros da equipe aos objetivos maiores. Embora ele possa utilizar informações para definir direções, seu foco principal é no planejamento e na orientação estratégica, mais do que no controle detalhado de processos internos.
Diretor.
57
Com base no modelo dos oito papéis de Quinn, apresentado na obra Liderança e motivação, de Cavalcanti et al. (2009) assinale a opção que apresenta o papel com foco no controle, cumprimento de prazos e alcance de resultados. Ele lida com as operações do dia a dia, buscando manter a eficiência e a eficácia dos processos. Tem uma forte orientação para resultados, mas sua atenção está mais voltada para a execução operacional do que para a análise crítica das informações ou a criação de continuidade a longo prazo.
Gerente.
58
De acordo com a lei 10.216/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, é correto afirmar que:
o tratamento visará, como finalidade permanente, a inserção social do paciente na comunidade, no trabalho e na família, sendo a internação indicada somente quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes.
59
Em Luto e melancolia (1917), Freud compara o luto à melancolia a partir de um conceito fundamental, afirmando que a sombra do objeto caiu sobre o ego, de modo que uma perda objetal se transformou em uma perda do ego. A qual conceito fundamental Freud está se referindo?
Identificação.
60
De acordo com a Política do Ministério da Saúde para atenção integral a usuários de álcool e outras drogas (BRASIL, 2003), assinale a opção correta.
Entende-se que uma política de prevenção, tratamento e de educação voltada para uso de álcool e outras drogas deverá necessariamente ser construída nas interfaces intrassetoriais.
61
De acordo com Lobato (in: MELLO FILHO, 2010) são procedimentos não farmacológicos para alívio da dor, EXCETO:
privação sensorial.
62
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V, 2014), um ataque de pânico é um surto abrupto de medo intenso ou desconforto intenso que alcança um pico em minutos durante o qual ocorrem quatro ou mais dos seguintes sintomas:
palpitações, sudorese, desrealização e medo de morrer.
63
Baseado no texto Recordar, repetir e elaborar (1914), de Freud analise as afirmativas a seguir. I- Na análise, em termos descritivos, trata-se de preencher lacunas na memória; em termos dinâmicos, o que está em jogo é a superação das resistências advindas da repressão. II- O paciente não recorda o que esqueceu e reprimiu, mas expressa-o pela atuação, reproduzindo-o não como lembrança, mas conscientemente, como ação. III- Quanto maior a resistência, mais extensivamente a atuação substituirá o recordar. O paciente repete ao invés de recordar e o faz sob as condições da resistência. IV- O manejo da transferência é o principal instrumento utilizado na análise para fazer com que o paciente se recorde ao invés de repetir. V- A elaboração das resistências é uma tarefa árdua, tanto para o sujeito quanto para o analista e não efetua mudanças significativas no paciente.
Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
64
Chiattone (in: ANGERAMI-CAMON, 2003), ao abordar a hospitalização de crianças, alerta que existem vários fatores inerentes à hospitalização e várias consequências nocivas dessa medida que contribuem para aparecimento de problemas emocionais graves e, ainda, diversas outras iatrogenias, entre as quais a mais importante delas se refere às infecções hospitalares. No entanto, o autor aponta que o maior malefício inerente ao processo de hospitalização se refere a outro aspecto, assumido e generalizado nas enfermarias pediátricas. Assim, assinale a opção que apresenta esse aspecto.
Separação da mãe.
65
Com relação à abordagem sócio-histórica de orientação profissional, de acordo com Bock (2006), é INCORRETO afirmar que:
entende que existe natureza humana e que ela coloca o homem como um ser que tem uma essência que precisaria ser desenvolvida.
66
De acordo com Pasquali (2013), sobre a divulgação do resultado dos testes, devem ser seguidas as normas do sigilo profissional. Nesse sentido, assinale a opção correta que apresenta quem tem direito a acessar os resultados dos testes.
O solicitante da testagem tem direito às informações estritamente necessárias à resposta da solicitação.
67
Segundo Spector (2010), existem vários métodos de treinamento diferentes que estão disponíveis. Uma vez que cada um deles tem suas vantagens e limitações, não há uma forma ideal de treinamento. Dessa forma, individuos diferentes podem ter um desempenho melhor, utilizando-se de enfoques diferentes. Assinale a opção que inclui os oito métodos de treinamento mais frequentemente utilizados destacados pelo autor.
Instrução audiovisual, autoinstrução, conferência, palestra, modelagem, treinamento no trabalho, role- playing e simulação.
68
De acordo com Freud (1912), em A Dinâmica da Transferência, sobre a relação entre transferência e resistência, é correto afirma que:
a transferência é apropriada para a resistência ao tratamento apenas na medida em que se tratar de transferência negativa ou de transferência positiva de impulsos eróticos reprimidos.
69
De acordo com Cavalcanti et al. (2009), a definição de liderança não constitui tarefa fácil, havendo inúmeros pontos de vista a respeito do tema. Entretanto, a maioria das definições apresenta dois elementos em comum. Assim, assinale a opção correta, em relação a esses pontos.
A liderança é um fenômeno grupal, envolvendo duas ou mais pessoas e é exercida de forma intencional pelo lider sobre seus seguidores.
70
Segundo Dejours (2015), em seu livro A loucura do trabalho, certos trabalhos consagram-se ao estudo e à caracterização das situações reais que influenciam as descompensações psicóticas. Mesmo que a realidade tratada nas descompensações psicóticas e neuróticas não tenha nenhum poder patogênico, a não ser pelo conteúdo que veicula, admitamos que a realidade, mesmo sem nenhuma ocorrência específica, pode favorecer o surgimento de uma descompensação. Dessa forma, deve- se levar em consideração três componentes da relação homem-organização do trabalho. Correlacione os três componentes às suas explicações, de acordo com Dejours (2015), e assinale a opção correta. COMPONENTES |- Fadiga II- Sistema frustração-agressividade reativa III- Organização do trabalho EXPLICAÇÕES ( ) Deixa sem saída uma parte importante da energia pulsional ( ) Como correia de transmissão de uma vontade externa, que se opõe aos investimentos das pulsões e às sublimações ( ) Faz com que o aparelho mental perca sua versatilidade
(II) (III) (I)
71
Bentham (2006), em sua obra Psicologia e Educação, discorre sobre estilos de aprendizagem, que podem ser definidos como padrões consistentes de comportamento e desempenho com o qual o indivíduo aborda as experiências educacionais. Honey e Mumford (1986) apud Bentham (2006) definiram quatro estilos de aprendizagem. Baseado nessas definições, analise as afirmativas abaixo. |- Estilo pragmático: gosta de atividades em uma aula que tenham propósito. Gosta de ideias hovas. II- Estilo reflexivo: prefere manter-se reservado e observar. Gosta de pensar e analisar. III- Estilo teórico: é racional, lógico e analítico. Gosta de teorias, modelos e de ordem. IV- Estilo passivo: aprende acumulando informações e decorando conceitos. Prefere atividades simples e reconhecer problemas. V- Estilo ativo: funciona no presente imediato, adora desafios, entedia-se com a implementação. Gosta de participar da aula.
Apenas as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.
72
Os grupos de tomada de decisão de alto nível são normalmente compostos por especialistas que devem ser capazes de tomar as melhores decisões. Infelizmente, algo pode acontecer ao processo de tomada de decisão quando grupos de pessoas se reúnem, como as manifestações do pensamento em grupo, que ocorrem quando grupos tomam decisões que os membros individualmente sabem ser ruínas. De acordo com Spector (2010) sobre pensamento em grupo, assinale a opção correta.
A probabilidade de ocorrência aumenta quando esses grupos se isolam de ideias e influências externas.
73
Arzeno (in: HUTZ et al., 2016), no livro Psicodiagnóstico, afirma que o psicodiagnóstico contempla algumas finalidades. Assim, assinale a opção que apresenta uma dessas finalidades.
Meio de comunicação: procura facilitar a comunicação e, em consequência, a tomada de insight.
74
Com relação às tarefas do psicólogo hospitalar, de acordo com Romano (1999), assinale a opção correta.
O psicólogo hospitalar deve atuar em acordo com as tarefas maiores do hospital, que se equivalem às da sua profissão: a assistência ao paciente e seus familiares, responsabilizar-se pelo ensino e desenvolver pesquisas.
75
O desempenho humano nas organizações é extremamente contingencial. Varia de pessoa para pessoa e de situação para situação, pois depende de inúmeros fatores condicionantes que o influenciam poderosamente. Segundo Chiavenato (2014), assinale a opção que NÃO é um dos principais fatores que afetam o desempenho no cargo.
Estabilidade no cargo.
76
Com relação às teorias da aprendizagem, de acordo com Campos (2005), assinale a opção correta.
A aprendizagem, para Piaget, se caracteriza como uma aquisição realizada pela experiência anterior, mas sem controle sistemático e dirigida pelo próprio aprendiz. As estruturas vão se construindo, como verdadeiros extratos de ação, entre o sujeito e objeto ou situação a que necessita se adaptar.
77
Bock (2006) faz menção a determinadas classificações das teorias em orientação profissional. Dentre essas teorias, assinale a opção que apresenta aquelas que importam seus pressupostos da administração de empresas e da economia, visando à racionalidade das escolhas, devendo ser fruto de análise minuciosa dos elementos que intervém no processo de escolha profissional.
Decisionais.
78
Bock (2006) faz menção a determinadas classificações das teorias em orientação profissional. Dentre essas teorias, assinale a opção que apresenta aquelas que se baseiam nos conceitos da psicanálise, explorando os aspectos inconscientes e emocionais que influenciam a escolha profissional.
Psicodinamicas.
79
Bock (2006) faz menção a determinadas classificações das teorias em orientação profissional. Dentre essas teorias, assinale a opção que apresenta aquelas que é uma categoria muito ampla, englobando diversas teorias que abordam a escolha profissional por diferentes perspectivas, incluindo as psicodinâmicas, cognitivas, comportamentais, etc.
Psicologicas.
80
Bock (2006) faz menção a determinadas classificações das teorias em orientação profissional. Dentre essas teorias, assinale a opção que buscam identificar traços de personalidade e habilidades do indivíduo e compará-los com as demandas das diferentes profissões.
Traço e Fator.
81
Bock (2006) faz menção a determinadas classificações das teorias em orientação profissional. Dentre essas teorias, assinale a opção que apresenta aquelas que questionam os pressupostos das teorias tradicionais da orientação profissional, buscando analisar as relações de poder e as desigualdades sociais que influenciam a escolha profissional.
Criticas.
82
Sobre a motivação para o trabalho, Borges, Alves-Filho e Tamayo (in: SIQUEIRA et al., 2008) tomam como referência a teoria das expectativas, elaborada por Vroom (1964), sobre a qual os autores entendem que a historicidade dos fenômenos pode e deve ser recuperada pela análise que o profissional realiza de seus dados. Essa teoria se sustenta em cinco conceitos básicos. Assim, assinale a opção que apresenta o conceito que consiste no grau de relação percebida entre a execução e a obtenção dos resultados.
Instrumentalidade.
83
Sobre a motivação para o trabalho, Borges, Alves-Filho e Tamayo (in: SIQUEIRA et al., 2008) tomam como referência a teoria das expectativas, elaborada por Vroom (1964), sobre a qual os autores entendem que a historicidade dos fenômenos pode e deve ser recuperada pela análise que o profissional realiza de seus dados. Essa teoria se sustenta em cinco conceitos básicos. Assim, assinale a opção que apresenta o conceito que ao valor ou importância que o indivíduo atribui ao resultado ou recompensa. É sobre como a pessoa percebe o valor do resultado, seja ele positivo ou negativo.
Valência.
84
Sobre a motivação para o trabalho, Borges, Alves-Filho e Tamayo (in: SIQUEIRA et al., 2008) tomam como referência a teoria das expectativas, elaborada por Vroom (1964), sobre a qual os autores entendem que a historicidade dos fenômenos pode e deve ser recuperada pela análise que o profissional realiza de seus dados. Essa teoria se sustenta em cinco conceitos básicos. Assim, assinale a opção que apresenta o conceito que trata da crença de uma pessoa de que seu esforço levará a um bom desempenho. É sobre a confiança que se tem de que se o trabalho for bem feito, o desempenho será satisfatório.
Expectativa.
85
Sobre a motivação para o trabalho, Borges, Alves-Filho e Tamayo (in: SIQUEIRA et al., 2008) tomam como referência a teoria das expectativas, elaborada por Vroom (1964), sobre a qual os autores entendem que a historicidade dos fenômenos pode e deve ser recuperada pela análise que o profissional realiza de seus dados. Essa teoria se sustenta em cinco conceitos básicos. Assim, assinale a opção que apresenta o conceito que refere-se aos resultados ou recompensas que se obtém após a execução de uma tarefa ou atividade. Não se trata do grau de relação percebida, mas sim do que é alcançado no final.
Resultados do trabalho.
86
Castro e Soares (in: LEMGRUBER, 2000) trazem o modelo de psicoterapia breve integrada apresentado por Leigh McCullough, o qual propõe trabalhar todas as associações de afetos, subdividindo-os em três grupos, cada um composto de famílias de afetos que constituem um tema e suas variações. Assinale a opção que apresenta esses três grupos de afetos.
Afetos ativadores-reguladores, afetos ativadores- geradores de prazer e afetos aversivos.
87
Fiorini (2004), ao falar sobre os eixos do processo terapêutico, enfatiza três pilares sobre os quais se constrói um sistema de influências de mudança. Assim, assinale a opção que apresenta esses pilares.
Ativação de funções egoicas (tanto do paciente quanto do terapeuta), elaboração de um foco e relação de trabalho personificada.
88
De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo em vigor, assinale a opção que contém um princípio fundamental da atuação da profissão.
Atuar com responsabilidade social, analisando critica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.
89
Segundo Spector (2010), a análise do trabalho é um método utilizado para descrever tanto os diferentes tipos de trabalhos quanto as características humanas necessárias para o desenvolvimento das atividades. Existem muitas maneiras de realizar a coleta de informações da análise do trabalho, assim assinale a opção que apresenta as quatro formas mais utilizadas.
Realizando o trabalho, observando os funcionários em ação, entrevistando os especialistas no assunto e aplicando questionários aos especialistas.
90
De acordo com Dalgalarrondo (2019), o esquema corporal é a representação que cada individuo faz de seu próprio corpo. Essa percepção do próprio corpo é construída e organizada tanto pelos sentidos corporais externos e internos como pelas representações mentais, afetivas e cognitivas, referentes ao organismo. Assim, a diferenciação entre o corpo físico, objetivo (corpo anatômico), e o vivenciado, percebido subjetivamente pelo sujeito (esquema corporal), é de suma importância. Com base nesse autor, sobre alterações do esquema corporal em transtornos mentais, assinale a opção correta.
Pacientes com transtorno dismórfico corporal percebem distorcidamente partes de seu corpo (nariz, orelhas, face, seios, nádegas, mãos, etc.). Eles afirmam que essas partes são horríveis, desproporcionais, enormes e dignas de enorme vergonha.
91
Amarante (2013) aponta para a necessidade de serviços de atenção psicossocial que possibilitem o acolhimento das pessoas em crise nos quais todas as pessoas envolvidas possam ser ouvidas, expressando suas dificuldades, temores e expectativas. É importante que sejam estabelecidos vínculos afetivos e profissionais com essas pessoas. Dessa forma, na saúde mental e atenção psicossocial, o que se pretende é uma rede de relações entre:
sujeitos que escutam e cuidam-sujeitos que vivenciam problemáticas.
92
A cultura organizacional é um fator importante a ser considerado pelos gestores, tanto nas organizações privadas, quanto nas públicas. Uma cultura forte proporciona estabilidade para uma organização. De acordo com Robbins (2010), a respeito desse tema, assinale a opção correta.
A agressividade constitui uma das características básicas que captura a essência da cultura de uma organização.
93
Segundo Beck (2014), a terapia cognitivo-comportamental está baseada no modelo cognitivo. De acordo com esse modelo, é correto afirmar que:
a forma como as pessoas se sentem emocionalmente e a forma como se comportam estão associadas a como elas interpretam e pensam a respeito da situação. A situação em si não determina diretamente como elas se sentem ou o que fazem; a sua resposta emocional é mediada pela percepção da situação.
94
Segundo Amarante (2013), a noção de prevenção adotada por Caplan foi transportada da medicina preventiva para a psiquiatria e considerava-se que poderia ser realizada em três níveis de acordo com a análise realizada por Joel Birman e Jurandir Freire Costa. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
Prevenção primária é a intervenção nas condições possíveis de formação da doença mental, condições etiológicas, que podem ser de origem individual e (ou) do meio.
95
De acordo com Caplan, qual o conceito de Prevenção Primária?
Intervenção nas condições possíveis de formação da doença mental, abordando as condições etiológicas que podem ser de origem individual e/ou do meio.
96
De acordo com Caplan, qual o conceito de Prevenção Secundária?
Intervenção que busca a realização de diagnóstico e tratamento precoces da doença mental.
97
De acordo com Caplan, qual o conceito de Prevenção Terciária?
Busca a readaptação do paciente à vida social após a sua melhoria, prevenindo recaídas e complicações.
98
Segundo Campos (2005), no processo de aprendizagem, para Piaget, podem ser destacadas duas fases, são elas:
fase de assimilação, que já poderá produzir um fenômeno de aprendizagem, sob forma de transferência de reação, e a fase de acomodação, que corresponde ao processo de aprendizagem sob a forma, mais geral, de modificação do esquema de reação propriamente dito, sob o efeito do êxito.
99
Considerando a finalidade do Código de Ética profissional na Psicologia, qual dos seguintes NÃO é um objetivo deste código?
Normatizar a natureza técnica do trabalho do psicólogo.