暗記メーカー
ログイン
redpol
  • paulo henrique santos barbosa

  • 問題数 34 • 10/15/2023

    記憶度

    完璧

    5

    覚えた

    14

    うろ覚え

    0

    苦手

    0

    未解答

    0

    アカウント登録して、解答結果を保存しよう

    問題一覧

  • 1

    Na administração pública, as comunicações em geral são realizadas por meio de emissores, receptores e mensagens. Vejamos cada um desses conceitos separadamente:  ..........: é o Serviço Público; em outros termos, é quem comunica de modo oficial.  .........: a quem os atos oficiais são destinados; nesse sentido, pode ser o público, um conjunto de cidadãos, órgãos públicos, etc.  ........: aquilo que o órgão comunica; podem ser solicitações, encaminhamentos, dentre outros expedientesEmissor: é o Serviço Público; em outros termos, é quem comunica de modo oficial.

    Emissor/ Receptor / Mensagem

  • 2

    São características da redação oficial: 1) Impessoalidade; 2) Uso padrão culto de linguagem; 3) Formalidade; 4) Uniformidade; 5) Clareza; e 6) Concisão. Todos esses atributos estão previstos no artigo 37 da Constituição Federal.

    Certo

  • 3

    Quanto as características da redação oficial. definição de ..... O servidor comunica, por meio do texto oficial, em nome do Serviço Público, razão pela qual deve ser dado tratamento impessoal em sua redação. Em suma, o texto oficial não pode conter nada que manifeste qualquer interesse ou condição pessoal.

    Impessoalidade

  • 4

    Quanto as características da redação oficial. definição de ..... Em respeito à ......... dos assuntos tratados nas comunicações oficiais, faz se necessário o uso correto dos pronomes de tratamento. O uso correto dos pronomes de tratamento demonstra respeito ao destinatário da mensagem e adequação do uso da linguagem do emissor.

    Formalidade

  • 5

    Quanto as características da redação oficial. definição de ..... Deve ser utilizado o padrão culto da língua no texto oficial, ou seja, devem ser utilizadas as regras formais da gramática e vocabulário comum a todos os usuários do idioma.

    linguagem

  • 6

    Quantos as características da redação oficial. definição de ..... Todos os documentos da administração pública devem apresentar uma forma padrão, com clareza de digitação, uso de papéis uniformes e texto com a correta diagramação.

    Uniformização

  • 7

    Quanto as características da redação oficial. definição de .... O texto deve transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. A ideia é excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. Prima-se, pois, pela economia linguística na esfera pública.

    Concisão

  • 8

    Quanto as características da redação oficial.. definição de ....... A redacao para ter essa característica deve ir diretamente ao assunto que se deseja comunicar, sem voltas e redundâncias. Para tanto, é necessário que o redator saiba de antemão quais são as ideias principais e quais as secundárias que pretende comunicar.

    Objetividade

  • 9

    conforme o Manual da Presidência da República, utiliza-se Vossa Excelência nos seguintes casos: - Presidente da República; - Vice-Presidente da República; - Ministros de Estado; - Secretários-Executivos de Ministérios; - Governadores e Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal; - Secretários de Estado dos Governos Estaduais; - Prefeitos Municipais; - Ministros do Tribunal de Contas da União; - Deputados Estaduais e Distritais; - Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais; - Presidentes das Câmaras Legislativas Municipais; - Ministros dos Tribunais Superiores; - Membros dos Tribunais; - Juízes; - Auditores da Justiça Militar; - Delegados de Polícia. Em comunicações cerimoniosas, ao tratamento Vossa Excelência corresponde, no VOCATIVO e no ENDEREÇAMENTO, Excelentíssimo. Sendo assim, tem-se: a) Vocativo: Excelentíssimo Senhor Ministro: b) Endereçamento: A Sua Excelência o Senhor, Fulano de Tal, Ministro da Justiça. obs: Sua (não está presente) Vossa (está presente)

    certo

  • 10

    O fecho das comunicações oficiais tem o objetivo de finalizar o texto, saudando o destinatário. Há apenas dois fechos para todas as modalidades de comunicação oficial: a) Para autoridades superiores: Respeitosamente, b) Para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior: Atenciosamente, Em suma, quaisquer outros fechos são considerados inadequados para a redação oficial.

    Certo

  • 11

    Signatário Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. Essas informações são separadas por VÍRGULAS. Veja: (espaço para assinatura) Elisângela Melo Reghelin, Delegada de Polícia, Diretora da ACADEPOL.

    certo

  • 12

    São quatro tipos de ocorrência que podem ser registrados: Simples, Flagrante, AAFA e BOC.

    certo

  • 13

    O comunicante não pode ser Suspeito, Desaparecido, Adolescente Infrator, Foragido. Comunicante é só comunicante, isto é, alguém que NÃO participou do fato, não tem qualquer interesse no que está sendo registrado. Apenas traz a notícia à Polícia Civil com o maior número de detalhes que souber.

    certo

  • 14

    Quanto ao conceito de impessoalidade: o servidor comunica, por meio do texto oficial, em nome do Serviço Público, razão pela qual deve ser dado tratamento pessoal em sua redação. Em suma, o texto oficial não pode conter nada que manifeste qualquer interesse ou condição pessoal. Certo ou errado?

    errado

  • 15

    Conceito de Clareza e Precisão: Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja comunicar, sem voltas e redundâncias. Para tanto, é necessário que o redator saiba de antemão quais são as ideias principais e quais as secundárias que pretende comunicar.

    Errado

  • 16

    Emprego e pronomes de tratamento: Conforme Manual da Presidência da República, utiliza-se ... para Delegados de Polícia.

    Vossa Excelência

  • 17

    Em comunicações cerimoniosas, ao tratamento Vossa Excelência corresponde, no vocativo ..... e no endereçamento ....

    Excelentíssimo Senhor , A Sua Excelência o Senhor

  • 18

    Em correspondências não cerimoniosas, é indispensável a forma Excelentíssimo antes do vocativo.

    errado

  • 19

    Mesmo nas comunicações cerimoniosas, há uma tendência a restringir a forma Excelentíssimo(a), no vocativo, a comunicações dirigidas a Chefes de Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário). Nesse sentido, para as demais autoridades, o vocativo consistirá no tratamento Senhor(a) seguido do respectivo cargo.

    certo

  • 20

    Há apenas dois fechos para todas as modalidades de comunicação oficial: a) Para autoridades superiores: Respeitosamente, b) Para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior: Atenciosamente

    certo

  • 21

    Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. Essas informações são separadas por vírgulas. Veja: (espaço para assinatura) Elisângela Melo Reghelin, Delegada de Polícia, Diretora da ACADEPOL.

    certo

  • 22

    Para a obtenção de maior ........ no texto: a) utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto versar sobre assunto técnico, hipótese em que se utilizará nomenclatura própria da área; b) usar frases curtas, bem estruturadas; apresentar as orações na ordem direta e evitar intercalações excessivas. c) buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto;

    Clareza

  • 23

    Para a obtenção de maior ..... no texto: a) evitar o uso de sinonímia com o propósito meramente estilístico; b) escolher expressão ou palavra que não confira duplo sentido ao texto; c) revisar o texto para verificar se o conteúdo está compreensível para o destinatário; d) buscar sempre a coerência no que está sendo redigido.

    Precisão

  • 24

    O padrão ofício é uma forma de redigir os documentos usando determinada diagramação e formalidade

    certo

  • 25

    O Ofício tem como finalidade exclusiva: o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si.

    Errado

  • 26

    Atualmente a utilização do e-mail como sistema de transmissão de mensagem eletrônica é corrente nos órgãos da administração pública e é considerado um documento extraoficial.

    Errado

  • 27

    Os textos das mensagens eletrônicas devem utilizar texto em caixa alta para destaques de palavras ou trechos da mensagem.

    Errado

  • 28

    Os textos das mensagens eletrônicas não devem utilizar imagens no corpo do e-mail.

    certo

  • 29

    É a forma usada para transmitir determinação aos subordinados quanto à maneira de conduzir determinado serviço. Este documento tem um formato padronizado e após o cumprimento da diligência é necessária a elaboração de um relatório de serviço.

    Ordem de serviço

  • 30

    A ordem de serviço para diligências fora da circunscrição, obrigatoriamente, deve apresentar os campos abaixo:

    Missão; Autoridade que autorizou; Meios disponíveis; Prazo; Autoridade Visitada.

  • 31

    São partes de um ofício, exceto:

    mensagem e materiais

  • 32

    correio eletrônico não é um documento oficial?

    errado

  • 33

    Os textos das mensagens eletrônicas devem sempre, que possível, serem redigidos com abreviações para que torne o texto mais célere?

    Não

  • 34

    Podem ser utilizados nos textos das mensagens eletrônicas, Exceto:

    linguagem compatível com uma redação oficial