問題一覧
1
É um processo utilizado para planejar e dirigir as atividades associadas à implantação do apoio logístico para os meios e sistemas, e visa a promover a coordenação e a integração das atividades típicas do projeto com as atividades de desenvolvimento da infraestrutura do apoio logístico.
Apoio Logístico Integrado
2
Nesta fase, se desenvolve e valida completamente a solução técnica proposta na fase de concepção, MEDIANTE AO PROCESSO DE PROJETO (DESIGN) DE ENGENHARIA que deve conferir ao sistema características que o permitam ser produzido, testado, avaliado, operado, mantido e descartado.
Fase de Pesquisa e Desenvolvimento
3
Fase de Produção/Construção
4
No Brasil, o Ministério da Defesa conceitua Logística Militar como o conjunto de atividades relativas à _____________________ dos recursos e dos serviços necessários à execução das missões das Forças Armadas.
previsão e provisão
5
Tem como propósito principal, PLANEJAR e ORIENTAR a implementação do AL a um novo meio ou sistema, desde sua concepção e ao longo de sua vida útil.
ALI
6
Nesta fase, é possível operar o sistema de interesse, nos diversos ambientes operacionais planejados, e garantir efetividade operacional continuada a um custo aceitável.
Fase de Operação e Apoio
7
Nesta fase, inicia o processo de desmilitarizar e retirar o sistema de defesa, ao final da sua vida útil, do seu ambiente operacional, e encerrar os serviços de apoios logísticos e operacionais.
Fase de Desativação, Reciclagem e Descarte
8
É a probabilidade de que um sistema, funcionando dentro dos limites especificados de projeto e nas condições ambientais definidas pelo projeto, não falhe durante o período de tempo previsto para a sua vida.
Confiabilidade
9
O grau de facilidade com que são realizadas as atividades de manutenção, preventivas e/ou corretivas, define a ___________________ de determinado sistema ou equipamento.
Mantenabilidade
10
É conceituada como a probabilidade de que um item avariado possa ser colocado novamente em seu estado operacional.
Mantenabilidade
11
É uma característica de projeto que define a facilidade da manutenção.
Mantenabilidade
12
Quais são os três tipos de disponibilidade?
Inerente, Alcançada e Operacional.
13
Dentre os três tipos de disponibilidade, quais delas é a MAIS SIMPLES das três versões, pois considera somente as tarefas de manutenção corretiva no cálculo do MTTR ?
Inerente (DI)
14
Quem conceitua a Logística Militar no Brasil?
Ministério da Desefa
15
É o conjunto de atividades relativas à previsão e à provisão dos recursos e dos serviços necessários à execução das missões das Forças Armadas.
Logística Militar
16
Pode ser significativamente influenciado por variáveis como a disponibilidade de recursos e as condições ambientais nas quais a manutenção é executada , sendo uma predição estatística, assim como a confiabilidade .
Mantenabilidade
17
Uma instalação sempre poderá ser melhorada, e suas melhorias terão como fonte as dificuldades encontradas pelo pessoal da manutenção ou pela análise...
Mantenabilidade
18
Qual é a variável relacionada à confiabilidade e à mantenabilidade?
Tempo
19
O tempo em que o equipamento ficou pronto para operar emrelação ao tempo total do ciclo operativo é definido como...
Disponibilidade
20
A soma de dois Tempos definem o ciclo operativo de um componente, quais são eles?
MTBF + MTTR
21
Dentre os três tipos de disponibilidade, quais delas é MAIS REALISTA do que a da DI, pois inclui as tarefas de manutenção CORRETIVA e PREVENTIVA que são necessárias para manter o sistema.
Alcançada (DA)
22
Dentre os três tipos de disponibilidade, quais delas é a MEDIDA REAL da disponibilidade de um sistema.
Operacional (DO)
23
Abordagem que possibilita a IDENTIFICAÇÃO e a PRIORIZAÇÃO das FALHAS POTENCIAIS em equipamentos, sistemas ou processos.
FMEA
24
É um processo utilizado para DETERMINAR os REQUISITOS DE MANUTENÇÃO de qualquer ITEM FÍSICO no seu contexto operacional.
MCC ou RMC
25
Quais são as fases do ALI?
Pesquisa e Desenvolvimento, Produção/Construção, Operação e Apoio, Desativação, Reciclagem e Descarte
26
É um processo utilizado para se REALIZAR UMA AVALIAÇÃO NÃO ECONÔMICA seguida de uma AVALIAÇÃO ECONÔMICA das tarefas de manutenção de um componente, estabelecidas por meio da METODOLOGIA MCC.
LORA
27
Os requisitos para o desfazimento são especificados nas fases precedentes, e a inutilização ou o abandono deve ser realizado de acordo com os requisitos reguladores e legais relacionados à segurança física de mantenedores, operadores e prestadores de serviços em geral, como também, à segurança nuclear e à proteção do meio ambiente.
Fase de Desativação, Reciclagem e Descarte
28
Quem pode ser significativamente INFLUENCIADO POR VARIÁVEIS como a DISPONIBILIDADE DE RECURSOS e as CONDIÇÕES AMBIENTAIS nas quais a manutenção é executada , sendo uma PREDIÇÃO ESTATÍSTICA, assim como a confiabilidade .
Mantenabilidade
29
Na modalidade de obtenção por desenvolvimento, o projeto evoluirá ao longo de cinco fases:
Estudos de Exequibilidade, Projeto Básico, Contratação, Execução, Avaliações
30
Os materiais de descarte são classificados pelas DE da seguinte forma:
Material em condições de uso com aplicação na MB;, Material em condições de uso sem aplicação na MB, Material sem condição de uso.
31
Fazer com que as considerações de apoio logístico influenciem o projeto; IDENTIFICAR os problemas de apoio e os elementos formadores de custos, o mais cedo possível; DESENVOLVER os requisitos de apoio logístico para a vida do sistema; e REGISTRAR os resultados da análise no banco de dados do SISALI.
AAL
32
É um processo destinado a COORDENAR as ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO do AL de um item, de modo a obter o melhor pacote de apoio logístico possível.
AAL
33
É a HIERARQUIZAÇÃO FUNCIONAL e TECNOLOGICA do projeto de um Meio de forma a agrupá-lo, ou dividi-lo, em níveis, permitindo o desenvolvimento do projeto de um Meio em diferentes equipes de engenharia em suas diversas especialidades.
PBS
34
É um BANCO DE DADOS centralizado para armazenamento, estruturação e exportação de dados logísticos durante o processo da AAL.
BDAL
35
A quem compete COORDENAR a elaboração e atualização do PAS (Plano de Apoio de Suprimentos)?
EALI
36
Através do que as atividades de apoio ao ciclo de vida do meio podem ser exemplificadas?
PU
37
As características de um sistema com COTS são:
Custo de aquisição inicial mais reduzido;, Ciclos de vida mais reduzidos e rápida obsolescência;, Upgrades limitados;, Interface Control Document (ICD) e código fonte dos COTS indisponíveis;, Maior dependência entre hardware e software;
38
É um BANCO DE DADOS único, que conterá os RESULTADOS do processo de Análise de Apoio Logístico (AAL) e com capacidade para processar os dados de maneira uniforme e organizada para identificar, desenvolver e controlar os requisitos de apoio logístico.
RAAL