問題一覧
1
Marque a alternativa que completa melhor a frase a seguir: “A membrana plasmática é constituída por uma bicamada de _________ com moléculas de __________ inseridas”
Fosfolipídios e proteínas
2
Em 1972, foi proposto, por Singer e Nicolson, um modelo para explicar a estrutura da membrana plasmática. Esse modelo ficou conhecido por:
Modelo do mosaico fluido.
3
De acordo com seu conhecimento a respeito do modelo do mosaico fluido, marque a alternativa em que estão indicados corretamente os nomes das moléculas abaixo:
1- Fosfolipídios e 2- Proteínas.
4
(PUC - RJ-2007) Em relação aos envoltórios celulares, podemos afirmar que:
todas as células dos seres vivos têm membrana celular.
5
(PUC-PR) No início da década de 70, dois cientistas (Singer e Nicholson) esclareceram definitivamente como é a estrutura das membranas celulares, propondo-se o modelo denominado mosaico fluido. Neste conceito, todas as membranas presentes nas células animais e vegetais são constituídas basicamente pelos seguintes componentes:
lipídios e proteínas.
6
A membrana plasmática é um revestimento relativamente fino que envolve a célula. De acordo com o modelo do mosaico fluido, essa estrutura é constituída por:
uma dupla camada de fosfolipídeos onde estão incrustadas proteínas.
7
O esquema abaixo representa a estrutura da membrana plasmática. Baseando-se nos seus conhecimentos sobre o tema, marque a alternativa que indica corretamente o nome dos componentes da membrana indicados pelos números 1 e 2.
1- Fosfolipídeo, 2- Proteína.
8
A membrana plasmática é uma estrutura que reveste as células de todos os seres vivos. Essa estrutura, formada principalmente por fosfolipídeos e proteínas inseridas, apresenta várias funções, exceto a de:
envolver o material genético.
9
Identifique nas alternativas a seguir qual NÃO apresenta uma função da membrana plasmática.
Respiração celular e produção de energia
10
Os biólogos estadunidenses Seymour Jonathan Singer e Garth L. Nicolson, em 1972, identificaram que a membrana plasmática apresentava uma estrutura que eles nomearam de mosaico fluido. Assinale a alternativa que justifica a escolha do modelo para representar a membrana.
A membrana apresenta estruturas flexíveis e fluidas.
11
No esquema da membrana plasmática abaixo, a sequência que preenche corretamente os espaços numerados de 1 a 5 é:
1 - bicamada lipídica; 2 - proteína periférica; 3 - proteína integral; 4 - proteína do canal e 5 - carboidratos.
12
Uma das principais funções da membrana plasmática é controlar a entrada e saída de substâncias da célula. Através de sua permeabilidade seletiva, o envoltório celular realiza o __________ e transporta os materiais da região mais concentrada para a menos concentrada sem gasto de energia. Quando o ATP é utilizado para deslocar as substâncias do meio menos concentrado para o mais concentrado ocorre o __________. Os espaços em branco são corretamente preenchidos por:
transporte passivo e transporte ativo.
13
A membrana plasmática, também chamada de membrana lipoproteica, é uma das estruturas básicas da célula. Identifique qual dos componentes abaixo NÃO compõe a membrana plasmática.
Citosol
14
A bicamada lipídica é a estrutura básica da membrana plasmática, formada por fosfolipídios, colesterol e glicolipídios. Por serem moléculas anfipáticas, os lipídios apresentam porções polares e apolares. Nos fosfolipídios as porções hidrofílica e hidrofóbica correspondem, respectivamente, a:
hidrofílica, parte polar, com o grupo fosfato e hidrofóbica, parte apolar, com as “caudas” longas de ácidos graxos.
15
Na bicamada lipídica a “cabeça” polar dos fosfolipídios estão em cada face da membrana, em contato com o citosol e com o fluido extracelular. Já as “caudas” de ácidos graxos se orientam no interior da membrana. Uma das principais propriedades da membrana plasmática é a permeabilidade seletiva. Materiais, como água, nutrientes e oxigênio, entram na célula e outros, como o gás carbônico, deixam a estrutura celular pela membrana. O transporte de substâncias pela membrana plasmática pode ser realizado com ou sem gasto de energia. Assinale a alternativa que apresenta um transporte a favor do gradiente de concentração.
Difusão facilitada
16
As proteínas que compõem a membrana plasmática são classificadas basicamente em integrais e periféricas. A principal diferença entre elas é que:
enquanto as proteínas integrais possuem a capacidade de atravessar a membrana, as proteínas periféricas localizam-se em apenas uma face da membrana.
17
A membrana celular é uma estrutura dinâmica e fluida, constituída de uma bicamada lipídica, que faz parte de todas as células dos seres vivos. Ela apresenta especializações em algumas células, que são modificações importantes para desempenhar suas funções, como:
microvilosidades, desmossomos e interdigitações.
18
Marque a alternativa que contém uma característica celular que as células procariontes, eucariontes animal e eucariontes vegetal possue em comum:
Ribossomos
19
Refere-se ao transporte ativo ou passivo de um único tipo de molécula ou íon, num único sentido, através de um carreador ou canal. Ex.: a proteína da membrana que transporta ativamente íons Ca2+. O texto acima refere-se a qual classificação de trasporte de proteína:
UNIPORTE
20
É também um transporte ativo em que duas substâncias diferentes são transportadas em sentidos contrários pelo mesmo carreador. Ex.: proteína que atua na bomba de sódio (Na+) e potássio (K+), que move o Na+ para fora da célula e o K+ para dentro. O texto acima refere-se a qual classificação de transporte de proteína:
ANTIPORTE
21
O transporte mediado por proteínas carreadoras ou transportadoras pode ser ativo ou passivo e pode ser classificado em _______, _________ ou _______.
UNIPORTE, SIMPORTE ou ANTIPORTE.
22
(VUNESP) Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características,
possuem material genético como os eucariontes, mas não possuem núcleo diferenciado.
23
(Unifor-CE) Todos os seres vivos apresentam em suas células
membrana plasmática.
24
(UFU-MG–2006) A membrana plasmática, além de exercer importante papel na seleção e no transporte de substâncias para dentro e para fora da célula, tem em sua constituição moléculas que trabalham na identificação de outras células iguais ou estranhas. Analise as afirmativas a seguir sobre a estrutura e a função da membrana plasmática e marque a alternativa CORRETA.
Os glicídios, que aparecem apenas na face externa da membrana, participam na identificação de células do mesmo tecido ou de células estranhas
25
(Olimpíada Brasileira de Biologia) Quando, através de uma membrana celular (plasmalema), é realizado o transporte simultâneo de duas diferentes substâncias em uma mesma direção, caracteriza-se esse tipo de proteína carregadora, bem como o mecanismo de transporte ativo por ela possibilitado, como um:
Simporte.
26
(PUC-SP) O esquema a seguir refere-se às diferentes concentrações dos íons sódio e potássio no meio extracelular (ME) e no meio intracelular (MI). Essa situação é constatada em vários tipos celulares. Se em uma célula nessa condição iônica for bloqueada a produção de ATP, espera-se que
as concentrações desses íons se tornem aproximadamente iguais nos dois meios.
27
(PUC-SP) As estruturas apontadas pelas setas na figura a seguir representam uma formação
importante para manter a aderência entre uma célula e outra.
28
(UFMG) Um recipiente foi dividido por uma membrana em duas câmaras iguais (1 e 2). Certo volume de uma solução foi colocado na câmara 1 e o mesmo volume de outra solução, na câmara 2. Ao atingir o equilíbrio final, a câmara 2 apresentou maior volume de solução que a câmara 1.
A membrana é semipermeável, e a concentração inicial em 2 é maior que em 1.
29
Estruturas lipídicas, ligadas à membrana citoplasmática com função de redução da coesão entre as células, são denominadas desmossomos.
falsa
30
A passagem de soluto pela membrana plasmática contra um gradiente de concentração, com gasto de energia pela célula, é denominada transporte ativo.
VERDADEIRA
31
Osmose é a passagem de soluto de um meio hipertônico para um meio hipotônico por uma membrana permeável.
FALSA
32
As microvilosidades são especializações da membrana plasmática que aumentam a superfície de absorção celular, a exemplo das células de revestimento da mucosa intestinal.
VERDADEIRA
33
Na difusão facilitada, ocorre a passagem de soluto sem gasto de energia pela membrana, do meio mais concentrado para o menos concentrado com auxílio de permeases presentes na membrana plasmática.
VERDADEIRA
34
Hemácias humanas, mergulhadas em um meio hipotônico, apresentam redução de volume.
FALSA
35
(UFMG) O esquema a seguir representa a concentração de íons dentro e fora dos glóbulos vermelhos. A entrada de K+ e a saída de Na+ dos glóbulos vermelhos pode ocorrer por
transporte ativo.
36
(PUC Minas) - Uma célula vegetal, plasmolisada em solução de concentração fraca, foi colocada em outra solução hipertônica em relação à célula. Em função disso, deverá ocorrer
perda de água pela célula.
37
(PUC Minas) O gráfico que MELHOR representa o que acontece com célula hipotônica em meio hipertônico e com a concentração do meio é
A)
38
(UFPE) A fluidez da membrana plasmática pode ser explicada pela presença de
lipídios.
39
(UNIRIO-RJ) As células animais apresentam um revestimento externo específico, que facilita sua aderência, assim como reações a partículas estranhas, como as células de um órgão transplantado. Esse revestimento é denominado
glicocálix.
40
Durante uma aula de citologia, o professor, utilizando-se de placas de isopor, cenoura, rabanete, peras e jilós, construiu um modelo para explicar a composição química da membrana plasmática, conforme mostra a ilustração a seguir. Comparando o modelo construído pelo professor com o modelo do mosaico fluido, proposto por Singer e Nicholson, as placas de isopor, as folhas do rabanete e as peras estão representando, respectivamente,
fosfolipídios, carboidratos e proteínas.
41
(VUNESP) Se fôssemos comparar a organização e o funcionamento de uma célula eucarionte com o que ocorre em uma cidade, poderíamos estabelecer determinadas analogias. Por exemplo, a membrana plasmática seria o perímetro urbano e o hialoplasma corresponderia ao espaço ocupado pelos edifícios, ruas e casas com seus habitantes. O quadro reúne algumas similaridades funcionais entre cidade e célula eucarionte. (Ver imagem) Correlacione os locais da cidade com as principais funções correspondentes às organelas celulares e assinale a alternativa CORRETA.
I-3, II-4, III-1, IV-5 e V-2
42
(UFMG) Que alternativa indica as funções correspondentes aos organoides celulares representados?
Síntese proteica, armazenamento de secreção, respiração, fotossíntese.
43
(PUC Minas) Estão especificamente relacionados com a ciclose os
microfilamentos.
44
(PUC Minas) Encontram-se só em células procariotas e só em células eucariotas, respectivamente, 1. Parede celular 4. Mitocôndria 2. Tonoplasto. 5. Plastídeo 3. Retículo endoplasmático 6. Ribossomo
nenhuma das estruturas acima – apenas 4 delas.
45
(UFF-RJ) Observe as três organelas indicadas na figura: (VER IMAGEM) Assinale a alternativa que, relativamente a cada uma dessas organelas, apresenta sua identificação seguida de uma de suas funções.
1 – Complexo de Golgi – origem dos lisossomos; 2 – retículo endoplasmático liso – pode controlar a concentração de cálcio citoplasmático; 3 – retículo endoplasmático rugoso – síntese de proteínas.
46
(UFMG) Dos componentes a seguir relacionados, estão diretamente envolvidos na síntese de proteínas e glicose
ribossomos e retículo endoplasmático rugoso.
47
(UECE–2010) Relacione as informações contidas na coluna 1 – organelas celulares – com seus respectivos processos fisiológicos, listados na coluna 2.
1-III, 2-I, 3-IV, 4-II, 5-V
48
(PUC Minas) Em um procarionte, os lisossomos
não são encontrados.
49
(PUC Minas) O processo de renovação celular em que orgânulos envelhecidos, não funcionais, são digeridos pelos lisossomos, com possível aproveitamento do material digerido, é chamado de
autofagia.
50
(PUC RS–2010) Em uma pesquisa, um biólogo introduziu no citoplasma de amebas certa droga capaz de despolimerizar as proteínas do citoesqueleto. Em suas observações, ele notou que as amebas desprovidas de citoesqueleto íntegro ficavam impedidas de realizar muitas funções, EXCETO
osmose.
51
(PUC Minas) “Partículas de sílica perfuram a membrana do lisossomo e as enzimas liberadas destroem os componentes da célula, levando-a à morte.”Os organoides responsáveis pela produção dessas enzimas e formação da vesícula citada são, respectivamente,
retículo rugoso e complexo de Golgi.
52
(Cesgranrio) A propósito de cílios e flagelos, é CORRETO afirmar que
ambos são estruturas de função idêntica, que se distinguem por diferenças quanto ao tamanho e ao número por célula.
53
(PUC-Campinas-SP) Considere os seguintes eventos numa célula produtora de mucopolissacarídeos: I. Síntese de polipeptídeos. II. Combinação de açúcares com os polipeptídeos. III. Formação dos grãos de secreção. O complexo de Golgi é responsável apenas por
II e III.
54
A célula esquematizada na figura é responsável pela síntese e secreção de uma glicoproteína. O local da síntese e da formação das vesículas de secreção são representados, respectivamente, pelas organelas de números:
V e III.
55
(FCMMG) A silicose é uma grave doença , com perda progressiva da capacidade ventilatória dos pulmões, encontrada comumente em trabalhadores de minas. Partículas de sílica destroem uma organela citoplasmática, causando o extravasamento de enzimas, que leva à morte celular. A organela anteriormente referida é o (a):
lisossoma.
56
(PUC Minas) Observando-se uma célula vegetal viva ao microscópio óptico, é possível observar os cloroplastos em movimento. Assinale a alternativa que MELHOR explica esse movimento.
Na verdade, o movimento é do líquido citoplasmático, e os cloroplastos são apenas carregados por esse movimento.
57
(PUC Minas) Autofagia e autólise
são fenômenos diferentes sendo que, no segundo, a célula é destruída pela ruptura dos lisossomos
58
Em relação à estrutura mostrada, podemos concluir que
o sistema de membranas da célula garante o bom funcionamento das reações químicas, assim como o ideal armazenamento de moléculas.
59
(Unifar-CE) A sequência de figuras abaixo representa o processo de plasmólise e desplasmólise se uma célula vegetal. As situações I, II e III podem ocorrer quando a célula colocada, respectivamente, em:
solução hipotônica, solução hipertônica e água pura.
60
(PUC-RS-mod.) Com base nas instruções abaixo responda: Quando uma dada célula engloba uma partícula alimentar, verifica-se no seu citoplasma uma série de eventos, tais como: 1. o fenômeno denominado clasmocitose (exocitose); 2) enzimas digestivas que passam à fase ativa; 3) a fusão do lisossomo com o fagossomo. 4) a formação de um tipo de vacúolo dito fagossomo. A sequência correta do aparecimento desses eventos é:
4, 3, 2, 1
61
Os lisossomos são organelas citoplasmáticas, originadas no
complexo de Golgi
62
(Unifor-CE) Qual das alternativas abaixo é indispensável para o processo da fotossíntese?
CO2, H2O, luz, clorofila
63
(Fuvest-SP) Em uma situação experimental, camundongos respiram ar contendo gás oxigênio constituído pelo isótopo O18. A análise de células desses animais deverá detectar a presença de isótopo primeiramente,
Na água.
64
(Ufac) Associe corretamente as duas colunas (em relação às estruturas citoplasmáticas com respectivas funções) e, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. (1) peroxissomo. (2) centríolo. (3) complexo de Golgi. (4) retículo endoplasmático agranular. (5) ribossomo. ( ) possui catalase que decompõe a água oxigenada em água e oxigênio. ( ) formação de cílios e flagelos. ( ) organização do acrossomo no espermatozoide. ( ) produz lipídios, principalmente esteroides. ( ) síntese de proteínas.
1, 2, 3, 4, 5
65
O que é transporte uniporte em biologia celular?
Transporte de uma substância em uma única direção através da membrana
66
O que caracteriza o transporte simporte em sistemas biológicos?
Co-transporte de duas substâncias na mesma direção
67
O que é o transporte antiporte em biologia celular?
Troca de uma substância por outra em direções opostas
68
O que é plasmólise em células vegetais?
Perda de água, levando à contração do protoplasma
69
Qual é o papel da pressão osmótica na plasmólise?
Provocar a saída de água da célula
70
O que é deplasmólise em células vegetais?
Entrada de água na célula
71
O que caracteriza a difusão simples em processos de transporte celular?
Passagem direta de substâncias através da membrana sem a necessidade de proteínas
72
Em que direção ocorre a difusão simples em relação ao gradiente de concentração?
A favor
73
Qual é um exemplo comum de difusão simples em células?
Passagem de oxigênio através da membrana celular
74
O que caracteriza a difusão facilitada no transporte de substâncias através da membrana celular?
Utilização de proteínas transportadoras específicas
75
Qual é a principal diferença entre a difusão facilitada e a difusão simples?
Envolvimento de proteínas transportadoras
76
O que é o glicocálix em biologia celular?
Uma camada de carboidratos na superfície externa da membrana celular
77
O que são microvilosidades em células animais?
Projeções em forma de dedo encontradas na superfície celular
78
Qual é a principal função das microvilosidades em células intestinais?
Aumento da superfície de absorção de nutrientes
79
O que são desmossomos em células animais?
Pontos de contato que proporcionam aderência e resistência mecânica entre células adjacentes
80
O que são interdigitações em células?
Superfícies de contato entre células adjacentes com prolongamentos entrelaçados
81
O que é a zônula de oclusão em células?
Complexo de proteínas que forma uma barreira entre células adjacentes
82
O que caracteriza a difusão simples no contexto da biologia celular?
Movimento de substâncias de uma área de alta concentração para uma de baixa
83
As células são compostas quimicamente por substâncias orgânicas, como carboidratos, lipídios e proteínas, e inorgânicas, como água e sais minerais. Os carboidratos, por exemplo, além de conferir energia às células, também se destacam pela função estrutural:
na parede celular
84
(UNIFESP) Considere as três afirmações: I. Somos constituídos por células mais semelhantes às amebas do que às algas unicelulares. II. Meiose é um processo de divisão celular que só ocorre em células diploides. III. Procariontes possuem todas as organelas citoplasmáticas de um eucarionte, porém não apresentam núcleo. Está correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
85
O complexo golgiense armazena as proteínas a serem exportadas pelas células?
SIM
86
(Fuvest-SP) Entre as características de uma célula vegetal, que a distingue de uma célula animal, podem ser citadas a presença de:
parede celular e a ocorrência da fotossíntese, processo que depende de água, gás carbônico e luz.