記憶度
5問
17問
0問
0問
0問
アカウント登録して、解答結果を保存しよう
問題一覧
1
01 - Qualquer sistema de signos simbólicos empregados na intercomunicação social para expressar e comunicar ideias e sentimentos.
linguagem
2
02 - Dá vazão aos sentimentos e singularidades afetivas do emissor, como por exemplo a linguagem utilizada na música, literatura, entre outros.
Emotiva
3
03 - Centrada no contexto; manifesta-se quando a intencionalidade do discurso é a transmissão de informações acerca da realidade
referencial ou denotativa
4
- Realça a interlocução, explicitando a participação do destinatário, ênfase no receptor da mensagem, ou seja, tem o objetivo de persuadir o destinatário/interlocutor e influenciar o seu comportamento.
conativa
5
05 - Coloca em evidência o código de comunicação.
metalinguistica
6
06 - Elege o meio de contato utilizado como objeto de atenção.
Fática
7
07 - Utilização da língua para produzir mensagens que se impõem à atenção do interlocutor pela forma como estão construídas. O autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros
poética
8
08 - Quando o narrador relata fatos ocorridos em sua presença, emitindo opiniões e impressões sobre estes. Sua utilização é feita, em geral, na primeira pessoa do discurso. Se trata de qual discurso:
direto
9
09 - Processo de reproduzir enunciados, marcados por um verbo declarativo em uma oração subordinada substantiva. Se trata de qual discurso:
indireto
10
10 - o narrador interrompe sua narrativa para registrar e inserir reflexões ou pensamentos das personagens, assumindo o discurso delas. As exclamações e interrogações que denotam as emoções e sentimentos destas personagens são mantidas no relato escrito. Se trata de qual discurso:
indireto livre
11
11- Explorar a pontuação adequada do discurso indireto: "Ela insistiu: - Me dá esse papel aí." Na transposição da fala do personagem para o discurso indireto, a alternativa correta é:
ela insistiu em que lhe desse aquele papel ali.
12
12- Área da linguística focada no significado das palavras e dos sons, bem como na relação entre o sentido e a estrutura desses elementos dentro do enunciado.
semântica
13
13- É o estudo do significado de cada vocábulo que existe em uma língua.
campo semântico
14
14- Refere-se a palavras diferentes com significados parecidos
sinonimia
15
15- Trata de palavras cujos significados estabelecem relação de oposição.
antonimia
16
16- Palavras com significados diferentes, mas com significantes parecidos.
paronimia
17
17- Palavras que têm significantes iguais e significados diferentes
homonimia
18
18- Para fazer um bom parágrafo, é necessário estruturá-lo de modo adequado, permitindo que o sentido se construa de modo fluido e claro. Assim, um bom parágrafo deve apresentar
tópico frasal, profundidade sobre o assunto e conclusão da ideia.
19
19- Os tipos textuais são o conjunto de estruturas que delimitam e possibilitam a construção de textos de diferentes gêneros textuais. Assim, os tipos textuais são:
narrativo, descritivo, dissertivo, expositivo e injuntivo.
20
20- Se caracteriza pela presença de um enredo em que podem aparecer acontecimentos reais ou ficcionais
narrativo
21
21 - Romance; apólogo; novela; noticia, são exemplos de qual tipo textual
narrativo
22
22 - Aquele em que há o posicionamento do autor em defesa de um tema ou assunto.
dissertativo
23
24 - Anúncio de classificados; relatório; currículo, são exemplos de qual tipo textual?
descritivo
24
25 - Relacionada ao(s) sentido(s) de um texto verbal ou não verbal. Ela pode ser sintática, semântica, temática, pragmática, estilística ou genérica
coerência textual
25
26 - Os princípios da coerência textual são:
não contradição, não tautologia e relevância
26
27 - Se refere à relação entre os elementos constitutivos de um texto. Ela pode ser referencial ou sequencial, e está restrita à estrutura linguística.
coesão textual
27
28 - Ocorre quando a frase apresenta mais de um sentido, em consequência da má pontuação ou da má colocação das palavras.
ambiguidade
28
falta de clareza, transparência, nexo, lógica, simplicidade
obscuridade
29
30 - Característica do texto muito longo, palavroso, enfadonho. Defeito de estilo que consiste em escrever muito para dizer quase nada.
prolixidade
30
linguagem emotiva
caracterizada pela subjetividade. primeira pessoa. ex: poemas, cartas pessoais, entrevistas, depoimentos, diálogos, redação.
31
foco da função de linguagem emotivo é
emissor
32
foco da função de linguagem conativa é
receptor
33
conatica ou apelo
influenciar o receptor por meio de um apelo ou ordem. na prova pode aparecer através da palavra persuasão. CARACTERÍSTICAS : vocativos, uso de tu ou você, nome da pessoa. exemplo: propagandas, campainha do agasalho. verbos no imperativo ORDEM EX: NAOOO COMPRE O CARRO HOJE.
34
referência ou denotativo
dados completos. informações. dados estatísticos. jornal. não tem opinião ou subjetividade ex: notícia de jornal
35
função fática
ênfase no canal ex: falas telefônica, saudações, similares, expressões que confirmam se o receptor me ouve.
36
metalinguistica
foca em traduzir o próprio código ex: gramática, poesia, dicionários, uma aula.
37
diferença de poesia e poema
poesia = conteúdo poema= forma
38
função poética
evidencia a mensagem. foco na forma e na transmissão da mensagem. exemplo poesia, literatura, expressões cotidianas, metafóricas e propagandas.
39
diferença de semântica e campo semântico
campo semântico = associar ao C. conjunto de significados que uma palavra pode ter ao ser empregada em diferentes contextos. semântica= associar ao S. estudo do significado dos vocábulos.