暗記メーカー
ログイン
LEGISLAÇÃO AMB
  • gabrie wallace

  • 問題数 59 • 1/27/2024

    記憶度

    完璧

    8

    覚えた

    24

    うろ覚え

    0

    苦手

    0

    未解答

    0

    アカウント登録して、解答結果を保存しよう

    問題一覧

  • 1

    Qual lei dispõe sobre as normas gerais para a organização, o preparo e o emprego das Forças Armadas, designa o Comandante da Marinha como “Autoridade Marítima Brasileira (AMB)”para assuntos relativos a Marinha do Brasil de acordo com sua atribuições subsidiárias?

    A Lei Complementar nº 97, de 9 de Junho de 1999

  • 2

    Quais são as atribuições subsidiárias do Comandante da Marinha como autoridade marítima?

    1 - orientar e controlar a MM e suas atividades correlatas, no que interessa à defesa nacional; 2- prover a segurança da navegação aquaviária; 3- contribuir para a formulação e condução de políticas nacionais que digam respeito ao mar; 4 - Cooperar com o poder Executivo,Federal ,e Estadual e fiscalizar o cumprimento de leis e regulamentos,quando se fizer necessária, em razão de competências; No que diz respeito ao poder Federal :Lei Complementar nº 117, de 2004

  • 3

    Cite duas responsabilidades do Comandante da Marinha, como autoridade marítima:

    1- Estabelecer normas de segurança para as embarcações conforme o tipo de atividade e a área de navegação ; e 2- Promover a implementação e a execução da Lesta por meio de Inspeções Navais e Vistorias, para verificar se as embarcações estão operando de acordo com as normas nacionais ou internacionais.

  • 4

    Através da qual Portaria, conseguiremos ver a estrutura da Autoridade Marítima Brasileira através de seus Representantes da Autoridade Marítima?

    Portaria nº 156/MB/2004

  • 5

    Quais são os Representantes da Autoridade Marítima?:

    São 7: I - RAM para a Segurança da Navegação e o Meio Ambiente; II - RAM para a Marinha Mercante; III - RAM para a Segurança do Tráfego Aquaviário; IV - RAM para o Socorro e Salvamento; V - RAM para o Meio Ambiente; VI - RAM para Organismos Internacionais, Investigação Científica Marinha e Bens Submersos; e VII- RAM para a Antártica e os Recursos do Mar.

  • 6

    Quem é o Assessor da Autoridade Marítima (CM)?

    o Chefe do Estado-Maior da Armada(CEMA),

  • 7

    O que compete ao assessor da Autoridade Marítima?

    1- Manter a Estrutura da Autoridade Marítima atualizada em relação à legislação vigente; 2- Determinar a análise, por sua iniciativa, das Normas da Autoridade Marítima emitidas pelos representantes, quanto à compatibilidade com as correspondentes delegações de competência e atribuições, determinando as modificações porventura necessárias; e 3- Contribuir para a formulação e condução de políticas nacionais que digam respeito ao mar.

  • 8

    Qual Representante da Autoridade Marítima é responsáveis pelos assuntos concernentes à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar aberto e hidrovias interiores e à prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio.

    Representantes da Autoridade Marítima para a Segurança da Navegação e o Meio Ambiente

  • 9

    Quem é o Representantes da Autoridade Marítima para a Segurança da Navegação e o Meio Ambiente?

    Comandante de Operações Navais (COMOPNAV) e o Diretor-Geral de Navegação (DGN).

  • 10

    Quais Representante são subordinados aos Representantes da Autoridade Marítima para a Segurança da Navegação e o Meio Ambiente:

    I- O Representante da Autoridade Marítima para a Marinha Mercante; II- O Representante da Autoridade Marítima para a Segurança do Tráfego Aquaviário; III- O Representante da Autoridade Marítima para o Socorro e Salvamento; e IV- O Representante da Autoridade Marítima para o Meio Ambiente.

  • 11

    O Representante da Autoridade Marítima para a Marinha Mercante é responsável por assuntos concernentes a quê?

    Assuntos relacionados: - Marinha Mercante; e - ao Ensino Profissional Marítimo e aos Aquaviários.

  • 12

    A quem a autoridade marítima (AM) delega competência apara atuar na regularização, controle e certificação de embarcações?

    As Sociedades Classificadoras e as Certificadoras

  • 13

    Quem é o Representante da Autoridade Marítima para a Marinha Mercante, que é responsável pelos assuntos concernentes à Marinha Mercante, ao Ensino Profissional Marítimo e aos Aquaviários?

    diretor de portos e costas

  • 14

    o que compete ao DPC, como Representante da Autoridade Marítima para a Marinha Mercante, no trato de referente a assuntos concernentes à Marinha Mercante, ao Ensino Profissional Marítimo e aos Aquaviários?

    A) Gerir o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo (FDEPM), prestando contas ao Tribunal de Contas da União; B) Orientar, coordenar, controlar e fiscalizar as atividades de ensino dos estabelecimentos e organizações navais integrantes do Sistema de Ensino Profissional Marítimo; e C) Aprovar as Normas da Autoridade Marítima relativas ao Sistema de Ensino Profissional Marítimo, que se fizerem necessárias ao cumprimento da legislação atinente.

  • 15

    Os Representantes da Autoridade Marítima para a Segurança do Tráfego Aquaviário são responsáveis pelos assuntos concernentes à que?

    segurança do tráfego aquaviário, à inspeção naval, à segurança das embarcações, à praticagem, à sinalização náutica, à cartografia náutica e à meteorologia marinha

  • 16

    Quem é designado para o trato de assuntos referentes a Representantes da Autoridade Marítima para a Segurança do Tráfego Aquaviário?

    Diretor de Portos e Costas (DPC), o Diretor de Hidrografia e Navegação (DHN), os Comandantes dos Distritos Navais (DN) e o Comandante Naval da Amazônia Ocidental (CNAO)

  • 17

    O DPC como RAM para a Segurança do Tráfego Aquaviário, compete a ele?

    A) Estabelecer as zonas em que a utilização do serviço de praticagem é obrigatória e especificar as embarcações dispensadas do serviço; B) Definir áreas marítimas e interiores para constituir refúgios provisórios; C) Aprovar as Normas da Autoridade Marítima relativas a: - habilitação e cadastro dos aquaviários e amadores; - tráfego e permanência das embarcações nas águas sob jurisdição nacional, bem como sua entrada e saída de portos, atracadouros, fundeadouros e marinas; - inscrição das embarcações e fiscalização do Registro de Propriedade; - cadastramento e funcionamento das marinas, clubes e entidades desportivas náuticas; e - assistência e salvamento de embarcação, coisa ou bem em perigo no mar, nos portos e nas vias navegáveis. D) julgar os recursos sobre multas aplicadas por infrações aos regulamentos e leis relativos à segurança da navegação, em última instância.

  • 18

    O Diretor de Hidrografia e Navegação, como RAM para a Segurança do Tráfego Aquaviário, compete a ele?

    A) Determinar a elaboração e orientar a execução do Plano Cartográfico Náutico Brasileiro; B) Determinar a elaboração e a disseminação dos Avisos aos Navegantes e os Boletins Meteorológicos relativos às áreas de responsabilidade do Brasil; C) Determinar a elaboração e a edição das cartas e publicações náuticas sob responsabilidade do Brasil; e D) Aprovar as Normas da Autoridade Marítima relativas a: - estabelecimento e funcionamento de sinais e auxílios à navegação; - levantamentos hidrográficos e cartas náuticas; - utilização de faróis; e - atividades de meteorologia marítima.

  • 19

    Os DN's e o CNAO , como RAM para a Segurança do Tráfego Aquaviário, compete a eles?

    A) Coordenar as atividades das Administrações dos Portos no que concerne à Autoridade Marítima; e B) Promover a execução da inspeção naval.

  • 20

    Quem é designado como Representantes da Autoridade Marítima para o Socorro e Salvamento?

    DN's e CNAO

  • 21

    O que compete aos Comandantes de Distritos Navais e o Comandante Naval da Amazônia Ocidental, , como RAM para o Socorro e Salvamento?

    A) Promover, coordenar e controlar a execução dos serviços de busca e salvamento de vida humana em perigo no mar, nos portos e nas vias navegáveis interiores; e B) Apoiar as ações de defesa civil com pessoal, material e meios de transporte.

  • 22

    Os Representantes da Autoridade Marítima para o Socorro e Salvamento são responsáveis por?

    assuntos concernentes à busca e salvamento de vida humana e assistência e salvamento de embarcações em perigo no mar, nos portos e nas vias navegáveis interiores

  • 23

    Os Representantes da Autoridade Marítima para o Meio Ambiente são responsáveis pelos assuntos concernentes à?

    às condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, à prevenção da poluição por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio, e à poluição causada por lançamento de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em águas sob jurisdição nacional.

  • 24

    Quem é designados como RAM para o Meio Ambiente?

    são assim designados o Diretor de Portos e Costas, os Comandantes de Distritos Navais e o Comandante Naval da Amazônia Ocidental

  • 25

    Os Representantes da Autoridade Marítima para o Meio Ambiente são responsáveis pelos assuntos concernentes à?

    às condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, à prevenção da poluição por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio, e à poluição causada por lançamento de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em águas sob jurisdição nacional.

  • 26

    O que compete ao DPC, contrato de assuntos relacionados aos Representantes da Autoridade Marítima para o Meio Ambiente?

    Ao Diretor de Portos e Costas compete, especificamente: A) Coordenar as ações decorrentes da aplicação da legislação ambiental por parte dos Agentes da Autoridade Marítima; B) Determinar a emissão dos Certificados de Garantia Financeira para os navios de bandeira brasileira relativos à Convenção Internacional de Responsabilidade Civil em Danos causados por Poluição por Óleo; e C) Julgar os recursos sobre multas aplicadas por Agentes da Autoridade Marítima porinfração aos regulamentos e leis relativos à poluição ambiental, em última instância

  • 27

    O que compete aos DN's e o CNAO , com o trato de assuntos relacionados aos Representantes da Autoridade Marítima para o Meio Ambiente?

    A) Promover a fiscalização dos navios, plataformas e suas instalações de apoio, e as cargas embarcadas, de natureza nociva ou perigosa, e determinar a autuação dos infratores; e B) Determinar a obtenção dos dados e informações e a apuração das responsabilidades sobre os incidentes com navios, plataformas e suas instalações de apoio que tenham provocado danos ambientais, providenciando seu encaminhamento à Diretoria de Portos e Costas, para as providências necessárias no âmbito do Sistema Nacional de Meio Ambiente.

  • 28

    Os Representantes da Autoridade Marítima para Organismos Internacionais, Investigação Científica Marinha e Bens Submersos são responsáveis por?

    Por organismos internacionais relacionados com o mar; à pesquisa e investigação científica em águas sob jurisdição nacional; e à pesquisa, exploração, remoção e demolição de coisas ou bens afundados, submersos, encalhados e perdidos em águas sob jurisdição nacional, em terreno de marinha e seus acrescidos e em terrenos marginais, sob domínio da União, em decorrência de sinistro, alijamento ou fortuna do mar.

  • 29

    Quem é designado Para o trato de assuntos relacionados ao Representantes da Autoridade Marítima para Organismos Internacionais, Investigação Científica Marinha e Bens Submersos?

    Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), o Diretor de Portos e Costas(DPC), o Diretor de Hidrografia e Navegação (DHN), os Comandantes de Distritos Navais (DN)e o Comandante Naval da Amazônia Ocidental(CNAO).

  • 30

    O que compete ao Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), no trato de assuntos relacionados ao Representantes da Autoridade Marítima para Organismos Internacionais, Investigação Científica Marinha e Bens Submersos especificamente?

    A) autorizar a exploração, remoção e demolição, no todo ou em parte, de coisas ou bens afundados, submersos, encalhados e perdidos em águas sob jurisdição nacional, em terreno de marinha e seus acrescidos e em terrenos marginais, em decorrência de sinistro, alijamento ou fortuna do mar, que tenham passado ao domínio da União, bem como aprovar os planos de execução dessas atividades; e B) Coordenar as atividades dos órgãos nacionais na Comissão Coordenadora de Assuntos da Organização Marítima Internacional (CCA-IMO).

  • 31

    O que é CCA-IMO?

    Comissão Coordenadora de Assuntos da Organização Marítima Internacional

  • 32

    O que compete ao DPC, contrato de assuntos relacionados aos Representantes da Autoridade Marítima para o Organismos Internacionais, Investigação Científica Marinha e Bens Submersos?

    A) Autorizar a pesquisa de coisas ou bens afundados, submersos, encalhados e perdidos em águas sob jurisdição nacional, em terreno de marinha e seus acrescidos e em terrenos marginais, em decorrência de sinistro, alijamento ou fortuna do mar, que não estejam sob domínio da União.

  • 33

    O que compete ao DHN, contrato de assuntos relacionados aos Representantes da Autoridade Marítima para o Organismos Internacionais, Investigação Científica Marinha e Bens Submersos?

    A) determinar o acompanhamento do desenvolvimento de atividades de pesquisa e investigações científicas realizadas na plataforma continental e em águas sobjurisdição nacional, a análise de seus resultados e sua disseminação aos demais órgãos interessados;

  • 34

    O que compete ao DN's e o CNAO , com o trato de assuntos relacionados aos Representantes da Autoridade Marítima para o Organismos Internacionais, Investigação Científica Marinha e Bens Submersos?

    compete, especificamente: A) coordenar, controlar e fiscalizar as operações e atividades de pesquisa, exploração, B)remoção e demolição de coisas ou bens afundados, submersos, encalhados e perdidos em águas sob jurisdição nacional, em terreno de marinha e seus acrescidos e em terrenos marginais, em decorrência de sinistro, alijamento ou fortuna do mar;

  • 35

    O Representante da Autoridade Marítima para a Antártica e os Recursos do Mar é responsável pelos assuntos concernentes à?

    à Antártica e aos Recursos vivos e não-vivos existentes na Zona Econômica Exclusiva e na Plataforma Continental Brasileira.

  • 36

    Quem é designado para o trato de assuntos concernentes ao Representante da Autoridade Marítima para a Antártica e os Recursos do Mar?

    Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar

  • 37

    O que compete ao Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar , com o trato de assuntos relacionados aos Representantes da Autoridade Marítima para o Organismos Internacionais, Investigação Científica Marinha e Bens Submersos?

    A) contribuir para a formulação e condução de políticas nacionais que digam respeito aos recursos do mar e à Antártica.

  • 38

    o que é tribunal Marítimo?

    é um Órgão Autônomo, com jurisdição em todo o território nacional, auxiliar do Poder Judiciário, vinculado ao Comando da Marinha, tem como atribuições as previstas no artigo 13, da lei n° 2.180, de 5 de fevereiro de 1954.

  • 39

    QUAIS As Atribuições do Tribunal Marítimo prevista no artigo 13 da lei da Lei nº 2.180?

    l - julgar os acidentes e fatos da navegação: a) definindo-lhes a natureza e determinando-lhes as causas, circunstâncias e extensão; b) indicando os responsáveis e aplicando-lhes as penas estabelecidas nesta lei; e c) propondo medidas preventivas e de segurança da navegação. II - manter o registro geral: a) da propriedade naval; b) da hipoteca naval e demais ônus sobre embarcações brasileiras; e c) dos armadores de navios brasileiros. resumindo : julgar os acidentes e fatos e navegação e manter o registro geral.

  • 40

    Qual outra atividade cartorária tem o tribunal Marítimo?

    O Registro Especial Brasileiro (REB), instituído por intermédio da Lei n° 9.432, de 8 de janeiro de 1997, constituindo-se em uma medida de apoio e estimulo à Marinha Mercante nacional e a Industria Naval Brasileira.

  • 41

    A LEI Nº 9.537, “Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA)”, Dispõe sobre?

    a segurança do tráfego aquaviário em águas sob jurisdição nacional e dá outras providências.

  • 42

    cite trêa conceitos relativos a Segurança da Navegação

    A) A segurança da navegação, nas águas sob jurisdição nacional; B) As embarcações brasileiras, exceto as de guerra, os tripulantes, os profissionais não-tripulantes e os passageiros nelas embarcados, ainda que fora das águas sob jurisdição nacional, continuam sujeitos ao previsto nesta Lei, respeitada, em águas estrangeiras, a soberania do Estado costeiro; C) Regulamentar o serviço de praticagem, estabelecer as zonas de praticagem em que a utilização do serviço é obrigatória e especificar as embarcações dispensadas do serviço; D) Determinar a tripulação de segurança das embarcações, assegurado às partes interessadas o direito de interpor recurso, quando discordarem da quantidade fixada; e E) Executar a inspeção naval.

  • 43

    cite 3 medidas administrativa relativos a Segurança da Navegação?

    A autoridade marítima pode adotar as seguintes medidas administrativas: I - apreensão do certificado de habilitação; II - apreensão, retirada do tráfego ou impedimento da saída de embarcação; III - embargo de construção, reparo ou alteração das características de embarcação; IV - embargo da obra; e V - embargo de atividade de mineração e de benfeitorias realizadas.

  • 44

    cite 3 penalidades que a autoridade marítima pode aplicar relativos a infraçoes contra a Segurança da Navegação?

    As infrações são passíveis das seguintes penalidades: I - multa; II - suspensão do certificado de habilitação; III - cancelamento do certificado de habilitação; IV - demolição de obras e benfeitorias.

  • 45

    cite 3 circunstâncias agravantes das infrações contra a Segurança da Navegação:

    São circunstâncias agravantes: I - reincidência; II - emprego de embarcação na prática de ato ilícito; III - embriaguez ou uso de outra substância entorpecente ou tóxica; IV - grave ameaça à integridade física de pessoas.

  • 46

    o que é um Porto?

    Um porto é uma área, abrigada das ondas e correntes, localizada à beira de um oceano, mar, lago ou rio, destinada à atracação de barcos e navios

  • 47

    Existem quais tipos de Porto?

    5 tipos, são eles : Marítimos, Fluviais, Estuários, Lacustres e portos secos.

  • 48

    O que são Portos marítimos?

    Tratam-se de unidades construídas para favorecer a movimentação de cargas e passageiros em áreas distantes. Esses portos estão localizados às margens dos oceanos. Podem ser subdivididos em Portos Naturais, Portos de Mar Aberto e Portos Abrigados;

  • 49

    Os portos marítimos podem ser subdivididos e 3 tipos, quais são eles?

    Podem ser subdivididos em : Portos Naturais, Portos de Mar Aberto e Portos Abrigados;

  • 50

    O que são portos fluviais?

    são unidades construídas para favorecer a movimentação de cargas e passageiros. Entretanto o porto fluvial se localiza às margens de rios. Também são chamados de portos hidroviários

  • 51

    também podemos chamar os portos fluviais de?

    portos hidroviários

  • 52

    o que são Portos Estuários e Lacustres?

    Portos Estuários e Lacustres: Tanto o porto estuário, quanto os lacustres estão localizados em contato com lagos e com mar através de canais de navegação.

  • 53

    o que são portos secos?

    O Porto Seco refere-se a regiões que estão ligadas por estradas, rodovias, vias férreas ou aéreas. Sendo, dessa forma, um terminal intermodal terrestre, podendo ter uma ou mais modalidades de transporte

  • 54

    O DPC como RAM para a Segurança do Tráfego Aquaviário, compete a ele?

    A) Estabelecer as zonas em que a utilização do serviço de praticagem é obrigatória e especificar as embarcações dispensadas do serviço; B) Definir áreas marítimas e interiores para constituir refúgios provisórios; C) Aprovar as Normas da Autoridade Marítima relativas a: - habilitação e cadastro dos aquaviários e amadores; - tráfego e permanência das embarcações nas águas sob jurisdição nacional, bem como sua entrada e saída de portos, atracadouros, fundeadouros e marinas; - inscrição das embarcações e fiscalização do Registro de Propriedade; - cadastramento e funcionamento das marinas, clubes e entidades desportivas náuticas; e - assistência e salvamento de embarcação, coisa ou bem em perigo no mar, nos portos e nas vias navegáveis. D) julgar os recursos sobre multas aplicadas por infrações aos regulamentos e leis relativos à segurança da navegação, em última instância.

  • 55

    T Através de qual normam podemos encontrar as normas e procedimentos para ingresso, inscrição e certificação dos estagiários?

    Normam 101, antiga normam 13 normas da autoridade marítima para Aquaviário

  • 56

    Através de qual normam podemos encontrar os assuntos sobre o ensino profissional marítimo para aquaviarios?

    normam 102, antiga normam 30.

  • 57

    Através de qual normam podemos encontrar as normas para O ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO APLICADO ÀS ATIVIDADES PORTUÁRIAS E ÀS ATIVIDADES CORRELATAS?

    Normam 103 antiga normam 32

  • 58

    Através de qual normam conseguimos encontrar os assuntos a cerca dos cursos e os treinamentos complementares?

    Normam 104, antiga normam 32.

  • 59

    Através de qual normam conseguimos informações a cerca do uniforme da Marinha mercante e sua cerimoniais?

    normam 111 antiga normam 21 (para os uniformes da MM) NORMAM 112 antiga normam 22 ( para o cerimonial da MM)