暗記メーカー
ログイン
D.P (Princípios básicos do direito penal)
  • sei lá

  • 問題数 40 • 1/18/2024

    記憶度

    完璧

    6

    覚えた

    14

    うろ覚え

    0

    苦手

    0

    未解答

    0

    アカウント登録して、解答結果を保存しよう

    問題一覧

  • 1

    "Dessa forma, se as medidas de outros ramos do Direito resolvem, não se fará uso do Direito Penal, e o princípio da ____________ existe justamente para garantir o respeito a essa premissa!" Com relação aos princípios do direito penal, marque a alternativa que completa corretamente o texto acima.

    subsidiariedade

  • 2

    "CF/1998 Art. 5º XXXIX – Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal." O trecho acima retirado da constituição federal está associado a qual princípio do direito penal?

    legalidade

  • 3

    Apenas a lei em sentido estrito, aprovada pelo Congresso Nacional, pode ser utilizada para criar crimes. Marque a alternativa que apresenta exemplo de lei em sentido estrito.

    lei ordinária

  • 4

    Apenas a lei em sentido estrito, aprovada pelo Congresso Nacional, pode ser utilizada para criar crimes. Marque a alternativa que apresenta exemplo de lei em sentido estrito.

    lei complementar

  • 5

    (CESPE/TJ-SE/TÉCNICO JUDICIÁRIO/2014) É legítima a criação de tipos penais por meio de decreto.

    Errado

  • 6

    (CESPE/DETRAN-DF/ANALISTA – ADVOCACIA) O princípio da legalidade veda o uso da analogia in malam partem, e a criação de crimes e penas pelos costumes.

    Certo

  • 7

    Por força do princípio da legalidade, é permitida a utilização de analogias que prejudiquem o réu (as chamadas analogias in malam partem).

    ERRADO

  • 8

    "O chamado princípio da _____________ determina que não é razoável que o Estado utilize o Direito Penal para tutelar qualquer bem jurídico. Apenas os bens mais relevantes para a sociedade devem ser protegidos pela norma penal." Marque a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.

    fragmentariedade

  • 9

    Falou sobre o Direito Penal não proteger a todos os bens jurídicos, apenas os mais importantes:

    fragmentariedade

  • 10

    Falou sobre a existência de outras formas de controle social que devem ser utilizadas antes de aplicar o Direito Penal:

    subsidiariedade

  • 11

    O princípio da fragmentariedade, que apresenta fundamental importância para a consecução do Direito Penal, é corolário dos princípios da intervenção mínima e da reserva legal. Nesse sentido, segundo esse princípio, o direito penal deve

    abrigar seletivamente bem jurídico que necessite de criminalização.

  • 12

    "CF/1988 Art. 5º XLV – Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido." O trecho acima da constituição federal tem relação com qual princípio do direito penal?

    pessoalidade

  • 13

    Com relação aos princípios constitucionais de Direito Penal, examine as seguintes afirmativas: I reza o princípio da reserva legal que não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal. II de acordo com o princípio da irretroatividade, a lei penal não retroagirá, salvo disposição expressa em lei. III segundo o princípio da pessoalidade, nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, independentemente do limite do valor do patrimônio transferido. Assinale:

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • 14

    Com relação ao princípio da pessoalidade, em direito penal, a pena de multa é transferível aos herdeiros?

    Não

  • 15

    "O princípio da _________ também pode ser chamado de princípio da _________ . Basicamente, determina que apenas condutas que causem dano ou pelo menos perigo de dano podem ser consideradas ilícitas pelo Direito Penal!" Marque a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.

    ofensividade, lesividade.

  • 16

    Condutas socialmente aceitas e adequadas não podem ser criminalizadas. Esta é a premissa do chamado princípio da

    adequação social.

  • 17

    O princípio da intervenção mínima no Direito Penal encontra reflexo

    nos princípios da subsidiariedade e da fragmentariedade.

  • 18

    O principio da intervenção mínima se divide em dois, sendo eles os princípios da

    fragmentariedade e subsidiariedade

  • 19

    Expressiva parcela da doutrina sustenta a inadequação do crime de escrito ou objeto obsceno (art. 234 do CP) para com os princípios que instruem o direito penal democrático. Um dos focos dessa inadequação reside na indevida alocação do sentimento público de pudor como objeto da tutela jurídica. Isso representa, em tese, violação ao princípio da:

    ofensividade

  • 20

    O princípio do direito penal que possui claro sentido de garantia fundamental da pessoa, impedindo que alguém possa ser punido por fato que, ao tempo do seu cometimento, não constituía delito é

    reserva legal.

  • 21

    O princípio da insignificância ou da bagatela exclui

    a tipicidade material.

  • 22

    (TRF 2ª REGIÃO/TRF 2ª REGIÃO/JUIZ SUBSTITUTO/2017/ADAPTADA) De acordo com a orientação predominante no STJ, não é possível aplicar o princípio da insignificância aos crimes contra o meio ambiente.

    Errado

  • 23

    "Este princípio é a base para a ideia de que a responsabilidade penal é pessoal e subjetiva, ou seja, só pode ser atribuída a quem cometeu o ato delituoso de forma voluntária e consciente." O texto acima está corretamente associado ao princípio da

    culpabilidade

  • 24

    "Segundo o princípio da ___________, não basta aplicar a lei ao caso concreto para que se atue com justiça. É necessário comparar a lesão causada pelo crime praticado e a gravidade da sanção para se garantir que a medida imposta ao autor é adequada." Marque a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.

    Proporcionalidade

  • 25

    Acerca dos princípios básicos do direito penal brasileiro, assinale a opção correta.

    É possível que uma lei penal mais benigna alcance condutas anteriores à sua vigência, seja para possibilitar a aplicação de pena menos severa, seja para contemplar situação em que a conduta tipificada passe a não mais ser crime.

  • 26

    O direito penal não admite analogias incriminadoras. Essa afirmativa é uma decorrência do princípio da:

    legalidade.

  • 27

    João, aproveitando-se de distração de Marcos, juiz de direito, subtraiu para si uma sacola de roupas usadas a ele pertencentes. Marcos pretendia doá-las a instituição de caridade. João foi perseguido e preso em flagrante delito por policiais que presenciaram o ato. Instaurado e concluído o inquérito policial, o Ministério Público não ofereceu denúncia nem praticou qualquer ato no prazo legal. Considerando a situação hipotética descrita, julgue o item a seguir. O fato de a vítima ser juiz de direito demonstra maior reprovabilidade da conduta de João, o que impede o reconhecimento do princípio da insignificância.

    Errado

  • 28

    Julgue o item subsequente, relativo à aplicação da lei penal e seus princípios. "Uma vez que as medidas de segurança não são consideradas penas, possuindo caráter essencialmente preventivo, a elas não se aplicam os princípios da reserva legal e da anterioridade."

    Errada

  • 29

    O princípio da legalidade é parâmetro fixador do conteúdo das normas penais incriminadoras, ou seja, os tipos penais de tal natureza somente podem ser criados por meio de lei em sentido estrito.

    Certo

  • 30

    Abaixo há quatro funções referente a um princípio do direito penal. 1- Proibir a retroatividade da lei penal. 2- Proibir a criação de crimes e penas pelos costumes. 3- Proibir o emprego de analogia para criar crimes, fundamentar ou agravar penas. 4- Proibir incriminações vagas e indeterminadas. A qual princípio do direito penal as quatro funções acima se referem?

    Legalidade

  • 31

    O furto privilegiado não se confunde com a aplicação do princípio da bagatela, pois, ao contrário do que se dá nas hipóteses de aplicação deste último, não há exclusão da tipicidade, e mantêm-se presentes os elementos do crime, ainda que a pena ao final aplicada seja tão somente de multa.

    Certo

  • 32

    O princípio da fragmentariedade do Direito Penal significa:

    que, uma vez escolhidos aqueles bens fundamentais, comprovada a lesividade e a inadequação das condutas que os ofendem, esses bens passarão a fazer parte de uma pequena parcela que é protegida pelo Direito Penal.

  • 33

    O princípio da legalidade não se confunde com o da reserva legal: o primeiro pressupõe a submissão e o respeito à lei; o segundo se traduz pela necessidade de a regulamentação de determinadas matérias ser feita necessariamente por lei formal.

    CERTO

  • 34

    No que concerne aos direitos e garantias fundamentais, julgue o item que se segue. O princípio da legalidade, também chamado de princípio da reserva legal, exige que os comportamentos humanos regulados pelo direito sejam disciplinados por meio de lei.

    ERRADO

  • 35

    "Esse princípio decorre do princípio da legalidade, exigindo que a lei seja certa, acessível a todos, devendo o legislador, quando redige a norma, esclarecerde maneira precisa, taxativamente, o que é penalmente admitido." O texto acima acima refere-se a qual princípio do direito penal?

    Taxatividade

  • 36

    A respeito dos princípios que regem o direito penal brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA.

    O princípio da taxatividade, ao exigir lei com conteúdo determinado, resulta na proibição da criação de tipos penais abertos.

  • 37

    "Não deve o Direito Penal, de acordo com esse princípio, preocupar-se com as intenções e pensamentos das pessoas enquanto não exteriorizada a conduta delitiva. Deve haver pelo menos um perigo real (ataque efetivo e concreto) ao bem jurídico." Tendo como relação os princípios do direito penal, marque a alternativa que se associa com o texto acima.

    Princípio da ofensividade

  • 38

    "De acordo com esse princípio, não devem ser criminalizadas atitudes meramente internas do agente, incapazes de atingir o direito de outro (altero). Falta, nesse caso, a lesividade que pode legitimar a intervenção penal. Portanto, não se deve punir a autolesão ou o suicídio frustrado, uma vez que não se justifica a intervenção penal repressiva a quem está fazendo mal a si mesmo." O texto acima refere-se a qual princípio do direito penal?

    Alteridade

  • 39

    Acolhido o princípio da ___________, estaria excluída a própria tipicidade, desde que satisfeitos quatro requisitos: a) mínima ofensividade da conduta do agente; b) ausência de total periculosidade social da ação; c) ínfimo grau de reprovabilidade do comportamento; e d) inexpressividade da lesão jurídica ocasionada. Marque a alternativa que completa corretamente o texto acima.

    Insignificância

  • 40

    "No Brasil, esse princípio vem consagrado na Constituição Federal (art. 5º, III), que veda a tortura e o tratamento desumano ou degradante a qualquer pessoa, e também na vedação de determinadas penas, como a de morte, de prisão perpétua, de trabalhos forçados, de banimento e outras penas cruéis (art. 5º, XLVII)." O texto acima versa sobre qual princípio do D.P?

    Princípio da humanidade