暗記メーカー
ログイン
Gastro
  • Luis Paulo Costa

  • 問題数 362 • 11/16/2024

    記憶度

    完璧

    54

    覚えた

    128

    うろ覚え

    0

    苦手

    0

    未解答

    0

    アカウント登録して、解答結果を保存しよう

    問題一覧

  • 1

    Ao se avaliar um paciente com doença de Crohn moderada a grave, com proposta de tratamento com terapia biológica anti-TNF, há indicação absoluta da realização de exames laboratoriais. No estadiamento desse paciente, qual exame é imprescindível?

    PPD

  • 2

    Assinale a alternativa correta quanto às características das doenças inflamatórias intestinais doença de Crohn e retocolite ulcerativa.

    Tanto a retocolite ulcerativa como a doença de Crohn são mais comuns entre mulheres que usam contraceptivos orais em comparação com aquelas que não usam.

  • 3

    Policial de 28 anos, sexo masculino, há quatro meses foi vítima de agressão por arma de fogo, tendo sido submetido à ressecção de grande parte do intestino delgado (da transição jejuno-ileal até 15cm da papila ileocecal). Em relação a esse paciente, assinale a alternativa INCORRETA:

    Ocorre atrofia das vilosidades intestinais em decorrência da diarreia crônica.

  • 4

    Paciente de 61 anos, sexo feminino, comparece à Unidade Básica de Saúde com queixa de diarreia recorrente iniciada há 2 anos. Refere 3 a 4 evacuações ao dia, sem sangue, pós-prandial, alternando com períodos de evacuações normais. Nega perda de peso. Refere cólicas abdominais difusas que aliviam com a evacuação. A diarreia não se associa com a ingestão de leite ou derivados. Refere antecedente de constipação crônica na infância. Aposentou-se recentemente. Exame físico normal. O médico de família solicitou exames que revelaram hematócrito 42%, hemoglobina 14 g/dl, VHS 15 mm/h, PCR 0,05 mg/dl, TSH 2,3 µU/ml, albumina 4,0 g/dl, hemoglobina glicada 5%, parasitológico de fezes negativo para protozoários e helmintos, pesquisa de leucócitos nas fezes negativa. lleocolonoscopia normal. US de abdome normal. Qual o melhor diagnóstico?

    Intestino irritável.

  • 5

    Quanto à anatomia dos cólons e do reto, considera-se que

    a artéria retal superior origina-se da artéria mesenterica inferior.

  • 6

    É exemplo de doença inflamatória não formadora de granulomas:

    retocolite ulcerativa.

  • 7

    Assinale a alternativa correta sobre regurgitação, vômitos e ruminação:

    Vômito envolve o sistema nervoso central com envolvimento de músculos esqueléticos nos quais o conteúdo gástrico é expelido pela boca por causa da coordenação de movimentos do intestino delgado, do estômago, do esôfago e do diafragma.

  • 8

    Criança de 7 anos apresenta, há um ano, dor abdominal recorrente, flatulência e distensão abdominal após ingestão de leite. Crescimento, desenvolvimento e exame físico: normais. AP: descendente de japoneses, com história familiar semelhante para o irmão de 14 anos. O diagnóstico mais provável é

    deficiência ontogênica de lactase.

  • 9

    A artéria gastroepiploica direita é ramo de um dos vasos sanguíneos a seguir. Indique-o.

    Artéria gastroduodenal

  • 10

    (Universidade de Brasiilia-2020) Paciente de quarenta e cinco anos de idade queixa-se de diarreia persistente há 6 meses, com 5 a 10 episódios de fezes liquidas por dia, sem produtos patológicos, associada a dor abdominal e flatulencia, mas sem febre e sem perda de peso. Tendo esse caso clinico como referência, julgue os itens subsecutivos. Nos casos de diarreia crônica, a pesquisa de doença celíaca mediante pesquisa de antigliadina com resultado positivo confirma o diagnóstico.

    ERRADO

  • 11

    Um paciente é acompanhado no ambulatório de clínica médica há um ano com diagnóstico de cólon irritável. Agora, um residente novo no serviço passa a ser responsável pelo acompanhamento deste paciente. Uma característica que, se relatada, o levaria a questionar o diagnóstico seria:

    Ausência de alívio após a defecação.

  • 12

    São estimulantes da secreção ácida gástrica:

    Gastrina, histamina e acetilcolina.

  • 13

    (RMEAP/AP/2015) É um medicamento utilizado para tratar refluxo gastroesofágico por reduzir a secreção de ácido clorídrico:

    Omeprazol

  • 14

    (Fundação Universidade Federal do Tocantins - 2019) Sobre como diagnosticar as Sindromes disabsortivas, assinale a alternativa INCORRETA:

    Para o diagnóstico sorológico de doença celíaca, os exames mais indicados são anticorpos antitransglutaminase tecidual e antigliadina.

  • 15

    A condição a seguir pode estar relacionada à esteatorréia grave é:

    Fibrose cística.

  • 16

    Pacientes submetidos à ressecção ampla do antro gástrico podem apresentar alterações nutricionais decorrentes da deficiência de:

    vitamina B12 e ferro.

  • 17

    (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - 2018) Paciente 26 anos, sexo feminino, cursando com dor abdominal tipo cólica, diária, sem febre e vários episódios de diarreia com muco e sangue, há aproximadamente dois meses. Refere perda de peso importante no período. Exame físico: presença de muitas aftas em cavidade oral; abdome flácido, doloroso à palpação em todos os quadrantes, com RHA presentes, sem sinais de irritação peritoneal. Exame parasitológico de fezes foi positivo para Endolimax nana e coprocultura não evidenciou crescimento de patógenos. Realizou colonoscopia que evidenciou múltiplas lesões ulcerosas em mucosa colônica e porção final do duodeno, entremeadas com mucosa normal. Quanto ao provável diagnóstico é correto afirmar:

    A diferenciação entre doença ativa e remissão pode ser feita através do índice de Harvey-Bradshaw.

  • 18

    (ENARE-2023 | R1) Assinale a alternativa correta quanto as características das doenças inflamatórias intestinais - doença de Crohn e retocolite ulcerativa

    Tanto a retocolite ulcerativa como a doença de Crohn são mais comuns entre mulheres que usam contraceptivos orais em comparação com aquelas não usam.

  • 19

    Um dos efeitos da colecistoquinina no trato gastrointestinal é:

    relaxar o esfíncter do Oddi.

  • 20

    (Associação Médica do Paraná - 2020) Paciente de 21 anos, sexo feminino, é atendida ambulatorialmente com queixa de diarreia crônica persistente há 30 dias. É portadora de doença celíaca em tratamento regular. A melhor conduta para o controle da diarreia é:

    dieta restrita.

  • 21

    São alterações fisiopatológicas encontradas na gastroparesia, EXCETO:

    Hipermotilidade antral.

  • 22

    Assinale a alternativa incorreta com relação aos sintomas das lesões cáusticas do esôfago:

    Sintomas de angústia respiratória, como rouquidão, estridor e dispneia, sugerem edema das vias aéreas superiores e são geralmente piores com a ingestão de álcalis.

  • 23

    (UNESP-2021) Mulher de 45 nos apresenta dor epigástrica em queimação associada a sensação de plenitude pós prandial, há aproximadamente 1 ano. Refere que alguns alimentos costumam causar mais sintomas, como frituras, refrigerantes e molhos industrializados. EDA: pangastrite enantemática leve e gastrite erosiva antral intensa associada a bulboduodenite erosiva leve com teste da urease positivo. O tratamento de escolha é

    amoxicilina 1 g, claritromicina 500 mg e IBP em dose plena, todos de 12/12 h, por 14 dias.

  • 24

    Leia o caso clínico a seguir. Paciente portador de doença de Crohn, em uso de budesonida e mesalazina há cerca de oito anos, apresentando quadros de dor e distensão abdominal recorrente, náuseas, vômitos, hipoproteinemia, anemia e perda de peso. Realizado exame de enterorressonância magnética, que identificou tratar-se de forma estenosante jejunoileal com fibrose e dilatação a montante. Nesse caso, qual é a melhor opção terapêutica?

    Tratamento cirúrgico, uma vez que se trata de um paciente que perdeu a janela de oportunidade para terapia medicamentosa.

  • 25

    (Universidade Federal de Goiás - 2022) Leia o caso clínico a seguir. Paciente do sexo feminino, de 20 anos, com dispepsia há seis meses, sem tratamentos prévios. Foi submetida a endoscopia que evidenciou gastrite antral enantematosa leve. A avaliação histopatológica demonstrou presença de Helicobacter pylori em pequena quantidade no antro gástrico. Neste caso, a conduta inicial mais apropriada é:

    Lanzoprazol 30 mg/2x/dia + Claritomicina 500 mg/2x/dia + Amoxicilina 1000 mg/2x/dia, por 14 dias.

  • 26

    Assinale a alternativa com a correta associação celular funcional do estômago.

    Célula D - produz somatostatina.

  • 27

    (Hospital Universitário Getúlio Vargas - 2010) Enteropatia crônica, genética de fundo imunológico, em que a mucosa intestinal de crianças suscetiveis é gravemente lesada por alimentos contendo glúten (trigo, centeio, cevada e aveia) levando à má absorção, Assinale a alternativa correta.

    Doença celíaca

  • 28

    Na doença de Crohn,

    Adalimumabe, Infliximabe e Certolizumabe são imunobiológicos anti-TNF (fator de necrose tumoral) indicados para o tratamento adequado

  • 29

    Carlos, 33 anos, vem para a consulta devido dor epigástrica, em pontada, associada com queimação, e por período maior de 20 dias. Já fez uso de medicação com hidróxido de alumínio e hioscina, fornecido em consulta na UPA, mas refere mínima melhora. Questionado quanto à doença prévia, negou. Também negou quadro de anemia prévia, perda de peso ou mesmo fezes pretas. O exame físico não mostrou alterações dignas de nota, com exceção de dor à palpação do epigástrio, porém sem descompressão brusca. A melhor conduta no âmbito da atenção básica é:

    Inicio de terapêutica com inibidores de bomba de prótons

  • 30

    (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO) Mulher, 28 anos de idade. Mãe faleceu de câncer de pâncreas aos 62 anos. HMA: procurou atendimento ambulatorial com história de alteração de hábito intestinal há 6 meses, com 5 evacuações pastosas/dia, não ocorre durante o sono. As evacuações são precedidas de dor tipo cólica em fossa ilíaca esquerda, com melhora após a evacuação. Nega perda ponderal e produtos patológicos nas fezes. Tem dislipidemia diagnosticada há um ano. EF: exame geral sem alterações, abdome plano, flácido, discretamente doloroso à palpação em fossa ilíaca esquerda, ruídos hidroaéreos normoativos. Qual é a conduta mais adequada?

    Prescrever antiespasmódico e antidepressivo tricíclico.

  • 31

    Um paciente tem diagnóstico de gastroparesia. Dentre as drogas abaixo qual poderá ser utilizada no tratamento desse paciente?

    Eritromicina

  • 32

    Um diagnóstico comum em paciente sintomáticos e assintomáticos submetidos à endoscopia digestiva alta é a gastrite crônica, cuja causa mais frequente é:

    infecção pelo Helicobacter pylori

  • 33

    Uma paciente de 28 anos recebeu o diagnóstico de doença de Crohn, com acometimento perianal e do intestino delgado, onde apresenta uma área de estenose não obstrutiva na transição jejunoileal. Atualmente está com seis evacuações ao dia, algumas cólicas e um trajeto fistuloso na região perianal. Demonstra desejo de engravidar nos próximos seis meses. Assinale a alternativa CORRETA com relação ao tratamento para esse caso.

    Das drogas com atividade anti-TNF, a mais segura para o caso é o certolizumab, pois essa droga não atravessa a barreira placentária.

  • 34

    Assinale a alternativa INCORRETA em relação à anatomia gástrica macroscópica.

    A mais volumosa artéria para o estômago é a artéria gástrica direita, e não é incomum (15-20%) que uma artéria hepática esquerda aberrante se origine dela.

  • 35

    (UFPA 2025) Jovem está há 4 meses com quadro clínico de dor abdominal, episódios diários de diarreia sanguinolenta e com muco, perda de peso, tenesmo, febre intermitente, astenia e fadiga. À colonoscopia, apresenta mucosa inflamada, com acometimento simétrico, com úlceras, friável e recoberta de exsudato mucopurulento, com acometimento desde o canal anal se estendendo de forma contínua até o sigmoide, com clara demarcação com a mucosa normal do cólon descendente. A análise histopatológica apresenta distorção arquitetural difusa de criptas e infiltrado inflamatório transmucoso com plasmocitose basal. Com base no caso clínico descrito, a melhor hipótese diagnóstica e o respectivo tratamento adequado são:

    retocolite ulcerativa idiopática; aminossalicitato e corticoide sistêmico.

  • 36

    A Síndrome do intestino irritável é um distúrbio intestinal funcional que pode acometer indivíduos de todas as idades, apesar de a maioria dos pacientes ter seus primeiros sintomas antes dos 45 anos. Trata-se de uma doença cuja etiologia é provavelmente multifatorial. Geralmente os pacientes têm indícios de hipersensibilidade visceral e distúrbios da motilidade intestinal. Com relação aos fatores etiológicos da SII e sua fisiopatologia, analise as afirmações abaixo e depois responda. I. Ansiedade e/ou depressão e seus sintomas frequentemente são agravados por estresse sugerindo uma interação anormal entre encéfalo-intestino (disfunção autonômica). II. Estudos genéticos sugerem que alguns pacientes com SII possam ter anomalias genéticas envolvendo o sistema de transporte de serotonina nos nervos entéricos. III. Até 30% dos pacientes com SII poderão ter má absorção de ácidos biliares. IV. Disbiose e anormalidades da permeabilidade da mucosa intestinal também foram descritas em pacientes com SII o que poderá causar inflamação da mucosa intestinal.

    I, II, III e IV estão corretas

  • 37

    Na investigação da diarréia crônica devem ser questionadas a presença de história familiar e o exame físico deve ser completo. Das causas abaixo a determinante para um processo de diarréia crônica por má absorção é:

    Doença celíaca.

  • 38

    Paciente de 10 anos previamente hígido, que iniciou há cerca de 8 meses com hiporexia, perda de peso (cerca de 10kg), febre esporádica (cerca de 2 vezes na semana), alteração do hábito intestinal de constipado para regular (cerca de 2 evacuações semilíquidas por dia), associado a dor ao evacuar, e distensão abdominal. Nega vómitos. Sem outras queixas. Vacinação em dia. Teste do pezinho: normal. Ao exame: hipocorado (2+/4+), hidratado, emagrecido, com boa perfusão capilar, pulsos cheios e rítmicos. Aparelho digestivo: abdome distero, indolor, sem massas ou visceromegalias, ruído hidroaéreo positivo. Presença de abcesso associado a fistula em região perianal. Toque retal sem alterações. Restante do exame físico sem alterações. Sobre o caso apresentado, é CORRETO afirmar que:

    O paciente tem indicação de iniciar o tratamento com anti-TNF-alfa, com inflixamabe.

  • 39

    Sobre a Doença de Crohn, assinale a correta:

    As lesões em íleo terminal são comuns e podem poupar o ceco.

  • 40

    As doenças inflamatórias intestinais na infância caracterizam-se por também poderem apresentar manifestações extraintestinais. Com relação a esse conjunto de manifestações, assinale a alternativa correta.

    Pode haver diminuição da densidade mineral óssea na população pediátrica com doença inflamatória intestinal.

  • 41

    Júlio César, 28 anos, vai ao consultório com queixa de dor abdominal e diarreia intermitentes há cerca de 7 anos, eventualmente com tenesmo e hematoquezia, negando emagrecimento. Exames laboratoriais de 1 mês atrás revelam VHS: 68 mm, Hb: 11,3 g/dL, VCM: 74 ft, HCM: 22 pg, Leucócitos: 8.900 μ/L. Você solicita colonoscopia que revela intenso enantema e friabilidade da mucosa, exibindo múltiplas úlceras ovaladas, recobertas por exsudato fibrinoso, além da perda do brilho e do padrão vascular do cólon [VIDE IMAGEM], estendendo-se, de forma contínua, do reto até o cólon transverso, por vezes, com aspecto tubular. As biópsias revelaram abscesso de criptas. Marcadores revelam p-Anca positivo, e ASCA negativo. Diante do caso, analise as 4 afirmativas abaixo, julgando-as como verdadeiras ou falsas. I. A hipótese mais provável é doença de Crohn, podendo-se esperar fistulas, abscessos cavítários ou estenoses, sendo necessário complementar a investigação com exame de imagem (TC ou ressonância). II. Essa doença costuma acometer todas as camadas da parede do intestino (comprometimento transmural). III. A hipótese mais provável é a retocolite ulcerativa. O acometimento exclusivo do cólon e o caráter contínuo da inflamação reforçam essa hipótese. IV. Essa doença costuma ser mais intensa nos segmentos proximais do cólon, diminuindo sua inflamação no sentido distal. Qual(is) é(são) correta(s).

    Apenas a III.

  • 42

    Mulher, 46a, procura Unidade Básica de Saúde com queixa de dor abdominal frequente, infraumbilical, que ocorre 2-3 vezes/dia, há mais de um ano. Algumas vezes pós-prandiais, melhora com evacuação. As fezes são amolecidas, com presença de muco e sem outras alterações. Refere urgência para defecar, com episódios à noite. Nega emagrecimento e febre. Exame físico: dor à palpação de fossa ilíaca, ausência de massas palpáveis. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:

    Síndrome do intestino irritável.

  • 43

    Leia o caso clínico a seguir. Paciente de 30 anos, do sexo masculino, portador de retocolite ulcerativa, forma pancolônica em uso de mesalazina 4,8 g ao dia, que necessitou de corticoterapia por três vezes no último ano. Nesse caso, a melhor indicação de tratamento é:

    introdução de azatioprina ou 6 mercapto purina.

  • 44

    Diante de um paciente com suspeita de doença inflamatória intestinal virgem de tratamento, diferenciar entre doença de Crohn e retocolite ulcerativa pode ter relevância na orientação, prognóstico, assim como na tomada de decisão quanto ao tratamento clínico e cirúrgico. Qual dos seguintes fatores abaixo está mais fortemente associado ao diagnóstico de retocolite ulcerativa?

    Inflamação contínua, simétrica e difusa do reto distal, estendendo-se de modo proximal para acometer todo ou parte do cólon.

  • 45

    Sobre a Doença de Crohn, assinale a alternativa INCORRETA:

    A característica histológica patognomônica é o granuloma caseoso, um agregado bem formado e localizado de histiócitos epitelióides circundados por linfocitos e células gigantes.

  • 46

    Paciente de quarenta e cinco anos de idade queixa-se de diarreia persistente há 6 meses, com 5 a 10 episódios de fezes líquidas por dia, sem produtos patológicos, associada a dor abdominal e flatulência, mas sem febre e sem perda de peso. Tendo esse caso clínico como referência, julgue o item subsecutivo. Nos casos de diarreia crônica com suspeita de doença inflamatória intestinal, o anticorpo anti Saccharomyces cerevisiae (ASCA) tem alta sensibilidade para retocolite ulcerativa.

    Errado

  • 47

    Qual é a medicação inicial de escolha para o tratamento da retocolite ulcerativa?

    Aminosalicilato

  • 48

    Acerca do diagnóstico de doença celíaca, assinale a alternativa correta.

    Anticorpo antitransglutaminase positivo, acima de dez vezes o limite de normalidade, e anticorpo antiendo mísio também positivo, em outra coleta de sangue, são suficientes para o diagnóstico.

  • 49

    O teste da D-xilose tem indicação para pacientes com suspeita de:

    Pancreatite crônica.

  • 50

    Homem de 46 anos recebe prescrição de sulfato ferroso. Ao ingerir o comprimido sem água, inicia dor torácica anterior e odinofagia. O local mais provável de lesão provocada pelo comprimido seria:

    Terço médio do esôfago.

  • 51

    (SCMBH 2025) As doenças inflamatórias intestinais representam um desafio terapêutico para clínicos e cirurgiões, com diretrizes já bem estabelecidas na sua condução. Qual é a abordagem cirúrgica MAIS adequada para um paciente com colite ulcerativa refratária ao tratamento clínico?

    Proctocolectomia total com ileostomia definitiva.

  • 52

    Sobre a Doença de Crohn, assinale a alternativa INCORRETA:

    A maioria das manifestações extracolônicas melhora com a ressecção do intestino doente, incluindo a colangite esclerosante primária.

  • 53

    Assinale a assertiva incorreta com relação à Doença de Crohn.

    O clássico granuloma não caseoso é encontrado em menos de 15% das biopsias, sendo o diagnóstico baseado na soma de achados clínicos, endoscópicos e de imagens.

  • 54

    Um homem de 45 anos queixa-se de episódios de vômitos paroxísticos e recorrentes há 6 meses, sem outras manifestações associadas. É portador de hipertensão arterial sistêmica, diabetes me litus tipo 2, retinopatia diabética, gota e asma brônquica. Faz uso contínuo há 2 anos de enalapril, metformina e beclometasona inalatória. Ao exame físico, apresenta PA: 170X95mmHg, FC: 58bpm, FR: 15ipm, SpO₂: 98%. A ausculta respiratória revela raros sibilos expiratórios difusamente. Sem outras anormalidades ao exame físico. Exames de laboratório: creat: 1,4mg/dL (clearance de creatinina 52mL/kg/1,73m²); ur: 42mg/dL; Na: 131mEq/L; ácido úrico: 8,9mg/dL; GJ: 134mg/dL; HgA1c: 8,2%. Assinale, dentre as alternativas a seguir, a que apresenta o diagnóstico MAIS PROVÁVEL para os vômitos apresentados pelo paciente.

    Gastroparesia diabética.

  • 55

    Assinale a alternativa correta sobre a anatomia cirurgica do cólon e do reto.

    Para excisão total do mesorreto, a dissecção deverá ser feita entre a fáscia própria do reto e a fáscia pré-sacra, evitando-se a violação da fáscia própria, o que aumenta significativamente a incidência de recorrência local.

  • 56

    Mulher de 32 anos de idade é avaliada por um quadro de perda de peso e síndrome de má absorção há 6 meses. Seu irmão tem diabete melito tipo 1, e a mãe doença autoimune da tireoide. Exame físico: normal; IMC: 19kg/m². Exames séricos: hemoglobina: 11,0 g/dL, alanina aminotransferase (TGP): 60 U/L, aspartato aminotransferase (TGO): 42 U/L, bilirrubina total: 0,9 mg/dL, ferritina: 6 ng/dL. Nesse momento, o melhor exame de triagem é o anticorpo

    antitransglutaminase IgA.

  • 57

    Na doença de Crohn (DC) com atividade inflamatória intestinal grave a fulminante os pacientes serão tratados preferencialmente em hospitais terciários. Está inadequado apenas que:

    Caso ocorra a piora clínica e a retomada da via oral, pode-se substituir o corticosteroide IV por 40 a 60 mg de prednisona, por via oral (VO, passando, então, os pacientes a serem tratados da mesma forma que os com doença moderada a grave.

  • 58

    Lúcia tem 38 anos e trabalha como secretária em uma grande empresa. Não procurou o médico antes porque tem trabalhado muito. Ela relata há que 8 meses tem sensação de queimação localizada em epigástrio, com saciedade precoce e náuseas. Não perdeu peso e negou outras alterações. Não houve tratamento prévio. Ο exame físico é inocente. Com relação ao caso, assinale a alternativa CORRETA.

    Deve-se recomendar o tratamento com dose padrão de inibidor de bomba de prótons por 8 semanas.

  • 59

    Além de possível associação com fibromialgia, as manifestações clínicas de pirose, náuseas, dor abdominal em cólica com sensação de distensão e diarreia, geralmente diurna em pequenos volumes, com fezes amolecidas, podendo piorar após alimentação ou estresse e aliviar após evacuação, caracterizam um quadro de:

    Síndrome do intestino irritável.

  • 60

    Octreotide, análogo da somastatina, tem entre suas funções reguladoras:

    bloqueio da secreção gastrina.

  • 61

    Um homem de 25 anos com diarreia, flatulência e meteorismo há 9 meses apresenta anticorpos antiendomísio e antitransglutaminase tissular positivos. Ele mais provavelmente se beneficiará de:

    Dieta sem glúten.

  • 62

    Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o vaso sanguíneo do qual a artéria gastroepiploica (gastro-omental) direita se origina.

    Artéria gastroduodenal.

  • 63

    A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal que, mesmo com o progresso na terapia clínica, pode cursar com complicações de tratamento cirúrgico. É indicação absoluta de tratamento cirúrgico na doença de Crohn:

    suspeita de malignidade.

  • 64

    Paciente do sexo masculino, branco, procurou auxílio médico com queixa de diarreia aquosa com dois anos de evolução, cerca de 7 evacuações ao dia, com restos alimentares, acompanhada de distensão abdominal, de caráter cíclico, recorrente. Evoluiu com anemia, cólicas abdominais recorrentes, persistência da diarreia e perda ponderal importante. Os exames complementares que confirmariam o diagnóstico de Doença celíaca para este caso seriam dosagem sérica de:

    Anticorpos antiendomísio (EMA) e anticorpos antitransglutaminase tecidual (anti-tTG);

  • 65

    (AMRIGS 2025) Em relação à retocolite ulcerativa, analise as assertivas a seguir: I. Os surtos agudos de retocolite ulcerativa podem ser controlados com derivados do ácido 5-aminossalicílico. II. Os que não responderem ao tratamento com derivados do ácido 5- aminossalicílico devem receber corticosteroides para indução da remissão da retocolite ulcerativa. III. Pacientes com retocolite ulcerativa grave sem resposta ao uso de corticosteroide são candidatos ao uso de ciclosporina Quais estão corretas?

    I, II e III.

  • 66

    Em relação à irrigação arterial do estômago, assinale a alternativa INCORRETA:

    O fundo gástrico é irrigado pela artéria gastroduodenal.

  • 67

    Escolar, nove anos, masculino, há um mês vem apresentando episódios de vômitos e dor abdominal persistente. Após alguns exames para investigação, foi realizado endoscopia digestiva alta, com a histopatologia das biopsias mostrando mais de 15 eosinófilos por campo de grande aumento (nos fragmentos obtidos no esôfago distal). Nesse caso, a medicação a ser feita no primeiro momento é:

    Omeprazol

  • 68

    Sobre a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), assinale a opção INCORRETA:

    O esfíncter esofagiano inferior localiza-se logo acima da junção esofagogástrica, é uma estrutura anatômica que possui uma pressão mais elevada que os segmentos adjacentes, contribuindo para evitar o refluxo gastroesofágico.

  • 69

    Paciente de 16 anos, sexo feminino, com história de alteração do hábito intestinal, com períodos de diarreia persistente e distensão abdominal, associada a fraqueza das unhas, queda de cabelo e lesões herpetiformes pruriginosas. O exame laboratorial que pode orientar a hipótese diagnóstica mais provável é:

    antiendomísio

  • 70

    (FUNDAÇÃO BENEFICÊNCIA HOSPITAL DE CIRURGIA - 2018) Paciente gestante com doença inflamatória intestinal, pode fazer tratamento com todas as drogas abaixo, exceto esta, que se constitui em contraindicação absoluta:

    Metotrexate

  • 71

    Mulher, 21 anos de idade, procura atendimento ambulatorial para investigação de diarreia crônica. Faz uso de anticoncepcional injetável. Ao exame, apresenta-se em bom estado geral, descorada +/4+. Realizados exames laboratoriais, com Hb: 10,5g/dL, ferritina 25ng/mL, vitamina D 11ng/dL. Solicitada endoscopia digestiva alta, com achado de redução do pregueado mucoso em segunda porção duodenal. Diante do quadro clínico, Com relação às alterações esperadas para confirmação do diagnóstico mais provável, é correto afirmar.

    No anatomopatológico, observa-se redução da relação vilo/cripta e infiltração de linfocitos na mucosa.

  • 72

    A função linfoide do intestino delgado está localizada:

    Nas placas de Peyer.

  • 73

    Mulher de 58 anos apresenta queixa de dor epigástrica em queimação há aproximadamente 2 meses com piora progressiva, procurou serviço médico onde foi prescrito omeprazol 40 mg/dia por 8 semanas. Como persistiu com sintomas, procurou novamente o mesmo médico que solicitou Endoscopia Digestiva Alta (EDA). Em relação à conduta tomada pelo médico, pode-se dizer que:

    Errada, pois o médico deveria ter solicitado EDA já na primeira consulta.

  • 74

    Mulher de 47 anos de idade realiza acompanhamento no Ambulatório Médico de Especialidade devido a diabete e hipertensão arterial. Apresenta refluxo gastresofágico e foi submetida a endoscopia digestiva alta há 1 mês que revelou esofagite grau C de Los Angeles. Está em uso de omeprazol 40mg por dia há 6 meses, mas com persistência de pirose pós prandial, principalmente quando em decúbito horizontal. Exame clínico: bom estado geral, IMC: 36 kg/m2, abdome indolor à palpação, sem outras alterações. Qual é a melhor opção operatória para o tratamento do refluxo gastro-esofágico desta paciente?

    Gastroplastia com derivação em Y-de-Roux (Bypass gástrico).

  • 75

    Um homem de 29 anos apresenta diarreia com fezes pastosas misturadas com sangue vivo, 4-5 vezes ao dia, há dois anos. No início do quadro, realizou colonoscopia com biópsias do sigmoide que mostrou infiltrado misto difuso, linfoplasmocitose basal, atrofia e irregularidade de criptas, e erosões superficiais. Há 6 meses, iniciou dor lombar persistente, que o desperta do sono, piora ao acordar, e que melhora 2 horas após iniciar suas atividades. Apresenta hematócrito de 32%, hemoglobina de 10,5 g/dl, proteína C- reativa elevada, antígeno HLA-B27 reagente. Ressonância magnética mostra sinais de inflamação sacroillacas intra-articular com edema importante da medula óssea justa- articular. Qual tratamento medicamentoso traz mais benefício para este doente?

    Infliximabe e azatioprina.

  • 76

    Paciente de 2 anos comparece em consulta pediátrica de rotina com queixa de diarreia frequente, com fezes de aspecto gorduroso (boiam no vaso) e bastante malcheirosas. Exame físico com discreto aumento do fígado, sem outras alterações. Antecedentes pessoais pólipos nasais. Assinale a hipótese diagnóstica mais adequada.

    Fibrose Cística.

  • 77

    (Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais - 2015) P.F.S., 23 anos, sexo masculino, motoboy, foi vítima de acidente por arma de fogo com perda de praticamente todo o ileo. Ele poderá ter como consequência todos os eventos abaixo, EXCETO:

    Seu duodeno e jejuno assumirão as características absortivas do ileo.

  • 78

    Homem de 28 anos é avaliado com disfagia intermitente para sólidos. Nos últimos 5 anos, ele teve dois episódios de impactação alimentar que exigiram remoção endoscópica, o que ele atribuiu à ingestão de alimentos "muito grandes". Ele relata ter tido asma na infância. A história familiar revela que seu pai precisou de dilatação esofágica. O exame físico é normal. A endoscopia digestiva mostra esôfago com aspecto anelado e sulcos verticais em toda sua extensão. A principal hipótese diagnóstica é

    esofagite eosinofílica.

  • 79

    Em qual situação há indicação mandatória de tratamento cirúrgico na retocolite ulcerativa?

    Pacientes com diagnóstico de colite fulminante sem resposta ao tratamento clínico.

  • 80

    Leia o caso clínico a seguir. Paciente jovem, do sexo feminino, com sintomas recentes de dispepsia funcional, sem nenhum sinal de alarme, apresenta teste respiratório positivo para Helicobacter pylori. Nesse caso, qual conduta deve ser realizada?

    Tratar imediatamente a infecção pelo H. pylori e fazer controle de tratamento após quatro semanas com novo teste respiratório.

  • 81

    Mulher, 22 anos, antecedente de tireoidite de Hashimoto, queixando-se de distensão abdominal, flatulência e plenitude gástrica há vários anos. Atribui sintomas à ingestão de massas, frituras e bebidas fermentadas. Nos últimos 3 meses refere surgimento de lesões bolhosas e pruriginosas em cotovelos, joelhos e dorso. Qual é o exame diagnóstico mais adequado?

    Antitransglutaminase tecidual.

  • 82

    Homem, 45 anos de idade, apresenta icterícia de longa duração, sem sinais de insuficiência hepática ao exame físico. Exames laboratoriais mostram transaminases normais e fosfatase alcalina 4 vezes acima do limite superior da normalidade. Recentemente, iniciou quadro de diarreia muco sanguinolenta com 4 episódios ao dia discreto emagrecimento. Quais são as hipóteses diagnósticas mais prováveis? e

    Colangite esclerosante primária e retocolite ulcerativa.

  • 83

    (UNCISAL/AL/2020) Assinale qual o esquema terapêutico considerado como primeira opção para o tratamento do H. Pylori de acordo com o IV Consenso Brasileiro do H. Pylori:

    IBP (dose plena) + amoxicilina 1G + Claritromicina 500 MG 2 vezes ao dia – durante 14 dias.

  • 84

    Região intestinal onde ocorre a absorção de ferro, cálcio e magnésio:

    Duodeno

  • 85

    Mulher, 40 anos, apresenta queixa de dor epigástrica de início há 5 meses, de caráter intermitente. Ocasionalmente também apresenta náuseas pós-alimentares e sensação de distensão abdominal. Nega vômitos, perda de peso, azia, disfagia, ou saciedade precoce. Foi submetida à colecistectomia há 5 anos, após um episódio de colecistite aguda. O exame físico é absolutamente normal, assim como o hemograma e uma avaliação bioquímica básica. O próximo passo na investigação dessa paciente é:

    Pesquisa de H. pylori pelo teste respiratório da ureia