暗記メーカー
ログイン
História Naval Total
  • Juliana Rosa

  • 問題数 100 • 2/5/2024

    記憶度

    完璧

    15

    覚えた

    35

    うろ覚え

    0

    苦手

    0

    未解答

    0

    アカウント登録して、解答結果を保存しよう

    問題一覧

  • 1

    Foram os primeiros estabelecimentos europeus ao longo da costa brasileira, não constituíam núcleos de povoamento e sim depósitos provisórios das riquezas retiradas da terra.

    As feitorias

  • 2

    É necessário ressaltar a importante atuação das ordens militares no processo de expansão ultrama rina, especialmente da riquíssima Ordem_______. Constituída em 1319, com os bens lusitanos pertencentes à Ordem dos Templários (1119-1311),a __________ tornou-se aos poucos detento ra de um grande poder no reino, o que despertou o interesse da coroa em absorver suas posses, quando do movimento, já referido, de centralização político-administrativa. Mais tarde, a obtenção do grão-mestrado da _________ por Dom João III (1521-1557), em 1522, permitiu ao monarca garantir a si próprio os poderes oriundos da influência da própria ordem. De qual Ordem se trata?

    Ordem de Cristo

  • 3

    Durante os séculos XVI e XVII Os franceses foram os primeiros e, desde o início do século XVI, navios de armadores franceses frequentavam a costa brasileira, comerciando com os nativos os produtos da terra, quais eram?

    pau-brasil, pele de animais, selvagens; papagaios e macacos; resinas vegetais e outros.

  • 4

    Em 1555, instalou o núcleo da colônia que chamou de França Antártica, construiu uma fortificação, dando-lhe o nome de Forte de Coligny, perto do atual Morro da Glória deu início a uma povoação, que chamou de Henryville, francês, parceiros dos índios Tupinambás, Forte foi atacado por Men de Sá e depois foram derrotados em 1565 por forças comandadas pelo Estácio de Sá e aliados tribo tupi inimiga dos tupinambás, os maracajás ou temiminós, liderados por Araribóia Participaram, também, como aliados dos portugueses, índios da tribo tupiniquim de Piratininga, trazidos de São Vicente (SP). Como ele se chama?

    Nicolau Durand de Villegagnon

  • 5

    Desde o final do século XVI, o Maranhão passou a ser um local regularmente freqüentado por navios franceses. Na atual Ilha de São Luís havia uma pequena povoação de franceses, em boa convivência com os índios, também tupinambás, que habitavam o local. Em 1612, Daniel de la Touche de la Ravardière e Nicolau de Harlay de Sancy partem da França e chegaram a São luís, Maranhão e construíram o Forte de São Luís, força naval comandada por Jerônimo de Albuquerque, chega com a missão de retirá-los dali, constroem o Forte Santa Maria. Os francês tentam pegá-los desapercebidos, mas os portugueses são mais agéis e vence-os, e eles, pedem amístício, aceitam, contudo o Rei de Portugual não aceita e envia uma FN, que garantiu a vitória portuguesa sobre os franceses em 1615, a comando de quem?

    Alexandre de Moura

  • 6

    Após a ocupação do Maranhão, os portugueses resolveram dirigir sua atenção para os invasores da foz do Amazonas, enviando uma expedição que fundou o Forte do Presépio, origem da cidade de Belém, para servir de base para suas ações militares. De lá, eles passaram a atacar os estabelecimentos invasores, a fim de expulsá-los e criam uma flotilha de embarcações (que agia permanentemente na região apoiando as ações militares e patrulhando os rios) garantiram o bom êxito e asseguraram a posse da Amazônia Oriental para Portugal. Quais eram os invasores?

    Ingleses, Holandeses e Irlandeses

  • 7

    Em 1624, A invasão holandesa de Salvador (BA) foi planejada pela Companhia das Índias Ocidentais com o propósito de lucro a partir de quê? Qual foi o comandante da Força Naval holandesa?

    exploração da cultura do açúcar, Almirante Jacob Willekens.

  • 8

    Após Lisboa e Madri saberem da invasão Holandesa na Baía de Todos os Santos, Salvador (Bahia), Madri e Lisboa preparam uma poderosa FN, a maior até aquela data que atravessaria o Atlântico, para combate-los antes que se estabelecem em Salvador,a comando de D. Fadrique de Toledo Osório, Marquês de Villanueva de Valdueza, como foi denominada essa expedição que garantiu a vitória luso-espanhola sobre os holandeses em 1625?

    Jornada dos Vassalos

  • 9

    Em 1629, a Companhia das Índias Ocidentais resolveu dirigir seus esforços para Pernambuco em vez de tentar reconquistar a Bahia. Organizou uma forte e artilhada Força Naval a comando de Wendrich Corneliszoon Lonck. Em 1630, duas províncias foram atacadas e conquistadas por essa FN holandesa, quais foram?

    Olinda e Recife

  • 10

    As providências luso-espanholas para recuperar Pernambuco das forças holandesas, durante o período de união das duas coroas, encontraram dificuldades crescentes de recursos e não lograram a mobilização das forças necessárias. O tesouro espanhol, cada vez mais debilitado, não foi capaz de arcar com um empreendimento semelhante ao da armada que libertara a Bahia em 162512. Cabe observar que era necessário proteger com escoltas as frotas que levavam a produçãode açúcar para Portugal e as que levavam a produção mineral das colônias espanholas para a Espanha. Entre 1631 e 1640, dentro do período da união com a Espanha, foram enviadas três esquadras luso-espanholas ao Brasil. Quais foram, respectivamente os comandantes ?

    A primeira, comandada por Don Antônio de Oquendo, que chegou em 1631; a segunda, co mandada por Don Lope de Hoce, tendo como co mandante da Armada de Portugal Don Rodrigo Lobo, que chegou em 1635; e a terceira, comandada pelo Conde da Torre, Don Fernando de Mascarenhas, que chegou em 1639.

  • 11

    Entre 1631 e 1640, dentro do período da união com a Espanha, foram enviadas três esquadras luso-espanholas ao Brasil para combater os invasores holandeses de Olinda e Recife (PE), os holandeses tbm enviaram FN, tais encontros resultaram em diversos combates navais. Destacam-se, entre eles:

    o Combate Naval dos Abrolhos, em 3 de setembro de 1631, E os ocorridos durante cinco dias, de 12 a 16 de janeiro, na Batalha Naval de 1640

  • 12

    No Combate Naval dos Abrolhos em 1631, os luso-espanhóis, comandados por D. Antônio de Oquendo de Zandátegui, tinham 17 galeões, 23 navios mercantes carregados com açúcar, 12 caravelas com tropas e três patachos. Os holandeses, comandados por Adriaen Janszoon Pater, lutaram com 18 navios. Qual era a missão de Oquendo?

    desembarcar as tropas que trazia de Pernambuco e da Paraíba; comboiar os navios mercantes que levariam ao reino a produção de açúcar e outros produtos do Brasil, até que estivessem livres de ataques das forças holandesas; e alcançar o Caribe para comboiar a Frota da Prata para a Espanha.

  • 13

    Na Batalha Naval de 1640, 66 navios e embarcações luso espanhóis, transportando tropas da força naval comandada pelo Conde da Torre14, combateram navios holandeses (inicialmente 30, depois 35) comandados por Willem Loos, qual era a missão de Conde da Torre?

    desembarcar tropas em Pernambuco e lutar em terra contra os holandeses.

  • 14

    Durante Batalha Naval de 1640, o Almirante e, comandante holandês, teve a cabeça mutilada por um tiro de canhão, logo após o início da batalha. Coube ao seu imediato assumir a frente na liderança da frota. Qual foi?

    Willem Loos

  • 15

    A Batalha Naval de 1640, após cinco dias, foi considerada o que para os lusos-espanhóis?

    Para os luso-espanhóis, a Batalha de 1640 foi uma derrota estratégica.

  • 16

    A Batalha Naval de 1640, após cinco dias, foi considerada o que para os holandeses?

    conseguiram manter o domínio do mar e se aproveitaram dele para bloquear os portos principais e atacar o litoral do Nordeste do Brasil, expandindo sua conquista

  • 17

    Companhia das Índias Ocidentais, holandesa, ainda com posse de Olinda, Recife, visto que os lusos-espanhóis foram derrotados nas batalhas anteriores, no Combate Naval dos Abrolhos e Batalha Naval de 1640, em 1641, Portugal restaurado, assinam trégua de 10 anos para recomporem-se, e aproveita os holandeses aproveitam para alargar conquistas, ocupando o Sergipe e o Maranhão, no Brasil, e Angola e São Tomé, na África. Quem assume como governador-geral do BR e desempenha papel de destaque , sigilosamente, no apoio à Insurreição, mediante ao cenário PE desgostosos com os altos impostos que a Companhia holandesa cobrava dos pernambucanos?

    Antônio Teles da Silva

  • 18

    Companhia das Índias Ocidentais, holandesa, ainda com posse de Olinda, Recife, pois os lusos-espanhóis foram derrotados nas batalhas anteriores, como Combate Naval dos Abrolhos e Batalha Naval de 1640, em 1641, Portugal restaurado, assinam trégua de 10 anos para recomporem-se, e aproveita os holandeses aproveitam para alargar conquistas, ocupando o Sergipe e o Maranhão, no Brasil, e Angola e São Tomé, na África. Antônio Teles da Silva assume como governador-geral do BR e desempenha papel de destaque , sigilosamente, no apoio à Insurreição, mediante ao cenário PE desgostosos com os altos impostos que a Companhia holandesa cobrava dos pernambucanos. Organiza fn naval, mas despreparada, no comando Coronel Jerônimo Serrão de Paiva, recebe FN de Portugal comando almirante dessa frota era Salvador Correia de Sá e Benevides, em que tinha navios São Pantaleão e São Pedro de Hamburgo, bem armados, contudo os pernambucanos não se moveram, apenas admiraram como a Jornada do Galeão, foi considerado um ato de emprego político do Poder Naval pelos portugueses, influenciando as mentes e as atitudes, sem uso de força. Holandeses mandam eles saírem, Salvador vai, Serrão de Paiva vai para um local próximo, e o Almirante holandês Lichthardt decide ataca-lo, e nisso, pega docs sigilosos que entregam os portugueses do incentivo a Insurreição. Holandeses apertam os cuidados e ajeita tudo e retomam domínio. E com O propósito era ameaçar Salvador, 1647, os holandeses atacaram e ocuparam a Ilha de Itaparica ( BA era domínio português reconquistado pela Jornada dos Vassalos em 1625 contra os holandeses, era p/ ameaçar msm) c/ ataque, D.João IV, msm com poucas condições, pedem empréstimos e impostos sobre o açúcar, e prepararam FN no comando de ? E como foi chamada essa Fn ?

    Armada do Socorro do Brasil - Antônio Teles de Menezes, Conde de Vila Pouca Aguiar

  • 19

    Qual era a missão de Antônio Teles de Menezes (substituto de Antônio Teles da Silva no governo do Brasil) Conde de Vila Pouca de Aguiar no comando da Armada de socorro do Brasil?

    não era expulsar os holandeses de Pernambuco ou atacar Recife, mas proteger Salvador e expulsar os invasores da Ilha de Itaparica que haviam invadido em 1647.

  • 20

    Em 7 de novembro 1647, saiu de Lisboa, com destino ao Rio de Janeiro, uma força naval comandada por Salvador de Sá, com o propósito de libertar Angola, na África dos Holandeses, Em novembro de 1648, chegou a notícia da vitória de Salvador de Sá, com a rendição dos holandeses em Angola, como foi chamada essa conquista?

    De primeira projeção brasileira de poder para o exterior, pois o Rio de Janeiro foi a base para a libertação de Angola e muitos brasileiros participaram da luta, inclusive índios.

  • 21

    Na Holanda, sabendo-se da Armada portuguesa de socorro ao Brasil, organizou-se uma força naval sob o comando do Vice Almirante Witte Corneliszoon de With. Os navios saíram aos poucos dos portos e somente em março de 1648 alcançaram Recife. Encontraram uma situação desfavorável: as forças holandesas tinham se retirado de Itaparica e restava em poder da Companhia, além de Recife, a Ilha de Itamaracá e os Fortes do Rio Grande do Norte e da Paraíba.Ao chegar a Recife, o Almirante Witte de With encontrou indefinições sobre que ação tomar no mar. A decisão da Companhia era lançar suas forças de terra, reforçadas pelas tropas trazidas por De With, para vencer os rebeldes luso-brasileiros, aliviando a pressão que já exerciam sobre Recife. Em 19 de abril de 1648, travou-se então a Primeira Batalha entre Portugueses e Holandeses em terra, em que os Holandeses mais numerosos e com fama de estarem entre os melhores soldados da Europa de então, foram derrotados no campo de batalha. Como se denomina essa batalha?

    Primeira Batalha dos Guararapes

  • 22

    Para proteger os as rotas de navegação de comércio entre Portugal e Brasil durante o período de domínio holandês, foi feita organização de comboios. O que foi criado ?

    A Companhia Geral do Comércio do Brasil

  • 23

    Em fevereiro de 1649, a Companhia das Índias Ocidentais resolveu repetir, em terra, o ataque às forças rebeldes, em Guararapes, tornando-se a segunda Batalha entre Holandeses e Portugueses, se denominou-se :

    Segunda Batalha dos Guararapes

  • 24

    Por décadas, o Poder Marítimo holandês havia preponderado nos oceanos, mas, em meados do século XVII, reapareceu a concorrência séria da Grã-Bretanha, que teve como consequência a Guerra Anglo-Holandesa de 1652-54. Tornou-se, portanto, inviável para os holandeses manter o domínio permanente do mar na costa do Brasil. Em dezembro de 1653, a quarta frota da Companhia do Brasil portuguesa chegou ao Brasil. O comandante da frota, Pedro Jaques de Magalhães, decidiu bloquear Recife e apoiar os revoltosos luso-brasileiros. As posições holandesas foram, sucessivamente, sendo conquistadas e a rendição de Recife finalmente ocorreu no final de janeiro de 1654. O longo êxito dos holandeses no Brasil foi resultante de que fator?

    O longo êxito dos holandeses no Brasil foi resultante do esmagador domínio do mar que conseguiram manter durante quase todo o período da ocupação. Mesmo quando Recife já estava cercado e era inviável vencer em terra, ainda conseguiram, por longos anos, suprir a cidade por mar.

  • 25

    No século XVIII, Corsários invadiram o Rio de Janeiro a fim de obterem lucro causar danos. A França utilizou a estratégia de empregar corsários para, através de ações que visavam ao lucro, causar danos nos mares a seus inimigos. Eles não eram piratas, pois tinham uma patente de corso, que lhes dava autorização real para agir. Tinham, portanto, o direito de ser tratados como prisioneiros de guerra, enquanto os piratas podiam ser enforcados se apanhados. As riquezas do Rio de Janeiro atraíram a cobiça de dois franceses:

    Duclerc e Duguay-Trouin

  • 26

    A fronteira do Sul do Brasil demorou a ser definida devido à ferrenha disputa travada entre Portugal e Espanha que tinham interesse em dominar a estratégica região platina. Para consolidar o domínio da região, os dois reinos travavam diversas batalhas – nas quais o poder naval de ambos os lados foi muito empregado – e vários acordos foram firmado. Já no primeiro ano de sua fundação, em 1680, a Colônia de Sacramento foi atacada e reconquistada aos espanhóis pelo governador de Buenos Aires, sendo devolvida aos portugueses em 1683, após a assinatura de qual tratado?

    Tratado de Lisboa

  • 27

    A morte do Rei da Espanha Carlos II, em novembro de 1700, levou as maiores potências européias a engajarem-se no conflito que ficou conhecido como Guerra de Sucessão de Espanha, que durou quase 15 anos e teve seus reflexos estendidos para o continente americano. Nesse conflito, Portugal e Espanha ficaram em lados opostos e, como consequência, a Colônia de Sacramento foi novamente ocupada pelos espanhóis em 1705. Esse tratado foi celebrado em 1715 entre as duas nações e legitimou a presença portuguesa na região do Prata com a restituição aos lusos da Colônia de Sacramento. De qual tratado se trata?

    Tratado de Utrecht

  • 28

    A fronteira do Sul do Brasil demorou a ser definida devido à ferrenha disputa travada entre Portugal e Espanha que tinham interesse em dominar a estratégica região platina. Para consolidar o domínio da região, os dois reinos travavam diversas batalhas – nas quais o poder naval de ambos os lados foi muito empregado – e vários acordos foram firmados. Assinaram um tratado, dentre outras medidas, estabeleceu a posse da Colônia de Sacramento para a Espanha e a de Sete Povos das Missões para Portugal. Esse tratado foi fruto do trabalho de Alexandre de Gusmão, secretário de D. João V, junto ao qual teve grande influência. Contudo, A troca estabelecida pelo Tratado não foi efetuada, pois os índios que viviam nas Missões se recusaram a deixar o local, empreendendo uma resistência armada, levando os luso-espanhóis a responderem com ação militar conjunta ( Guerra Guaranítica (1753-1756)que, em 1756, por meio da força, ocuparam a região. De qual tratado se trata?

    Tratado de Madri

  • 29

    A fronteira do Sul do Brasil demorou a ser definida devido à ferrenha disputa travada entre Portugal e Espanha que tinham interesse em dominar a estratégica região platina. Para consolidar o domínio da região, os dois reinos travavam diversas batalhas – nas quais o poder naval de ambos os lados foi muito empregado – e vários acordos foram firmados. Qual tratado foi Celebrado entre portugueses e espanhóis, anulou os efeitos do Tratado de Madri e estabeleceu que a Colônia de Sacramento voltasse a ser de Portugal?

    Tratado do Pardo

  • 30

    A fronteira do Sul do Brasil demorou a ser definida devido à ferrenha disputa travada entre Portugal e Espanha que tinham interesse em dominar a estratégica região platina. Para consolidar o domínio da região, os dois reinos travavam diversas batalhas – nas quais o poder naval de ambos os lados foi muito empregado – e vários acordos foram firmados. Por este tratado, ficou estabelecido a restituição a Portugal da Ilha de Santa Catarina, porém os lusos perderam a Colônia do Santíssimo Sacramento e a região dos Sete Povos das Missões. Este tratado deixou os espanhóis com o domínio exclusivo do Rio da Prata, sendo deveras desvantajoso para Portugal. Qual é o tratado?

    Tratado de Santo Ildefonso

  • 31

    A fronteira do Sul do Brasil demorou a ser definida devido à ferrenha disputa travada entre Portugal e Espanha que tinham interesse em dominar a estratégica região platina. Para consolidar o domínio da região, os dois reinos travavam diversas batalhas – nas quais o poder naval de ambos os lados foi muito empregado – e vários acordos foram firmados. Qual tratadopôs fim à guerra de França e Espanha contra Portugal, tendo a Espanha por direito de guerra, conservado a praça de Olivença, na Europa, e a Colônia de Sacramento. Portugal recuperou no sul da América o território dos Sete Povos das Missões em 1801?

    Tratado de Badajós

  • 32

    Qual governador do Rio de Janeiro fundou a Colônia do Santíssimo Sacramento ( Uruguai ) em 1680, após Portugal romper o Tratado de Tordesilhas (1494) entre Portugal e Espanha?

    D. Manuel Lobo

  • 33

    Várias colônias na América se emanciparam. As guerras napoleônicas (1804 - 1815 ) foram caracterizadas por dois aspectos, quais são ?

    Primeiro na luta de uma Nação Burguesa contra uma Europa Aristocrática; segundo na luta entra França e Inglaterra.

  • 34

    Em 1805, dentro de guerras napoleônicas, a Marinha Francesa é derrotada pela Marinha Inglesa, por ter uma Marinha superior. Como se denomina essa Batalha ?

    Batalha de Tralfagar

  • 35

    Segundo o Bittencourt (2006 ), qual foi a causa determinante para a invasão francesa em Portugal?

    A recusa de Portugal em aderir ao Bloqueio Continental imposto por Napoleão.

  • 36

    Em 22 de janeiro de 1808, O Regente D. João e todo aparato de civis e militares, com várias embarcações, foi protegido por uma escolta inglesa, chegam à Bahia. Como se denomina o navio do príncipe Regente?

    Nau Príncipe Real

  • 37

    Em 28 de Janeiro de 1808, A Nau Príncipe Real, onde o Príncipe Regente D.João encontrava-se embarcado, chega à Bahia. No dia 28 ele realiza uma importante declaração que abriria os portos brasileiros para o comércio estrangeiro, independência econômica do Brasil, como se denomina essa declaração ?

    Carta Régia

  • 38

    No dia 07 de Março de 1808, D. João e sua força naval, chegam na Baía de Guanabara, com integrantes da Brigada Real da Marinha. Como é considerada essa data ?

    Marco zero da história dos fuzileiros navais.

  • 39

    No dia 11 de Março de 1808, a Família Real chega ao RJ e instala um ministério, como se denomina ?

    Ministério do Negócios da Marinha e Ultramar

  • 40

    Quanto a política externa de D.João, após a chegada ao Brasil, a aprimeira ação dele foi:

    A abertura dos portos brasileiros às nações estrangeiras

  • 41

    Em 1808, Com a chegada da Família Real ao Rio de Janeiro, Guardas-marinha que acompanharam a Família Real teve sua instalação nas dependências do Mosteiro de São Bento, é correto afirmar que:

    Tornou-se o primeiro Estabelecimento de Ensino Superior no Brasil, denominada Academia Real de Guardas-Marinhas.

  • 42

    Em 1° de maio de 1808, D.João assina manifesto declarando guerra à França, considerando nulos todos os tratados que o imperador do franceses o obrigada a assinar, principalmente o Tratado de Badajós (1801) e de Madri, e o de neutralidade (1804). A declaração de guerra foi manifesta não no território europeu, e sim na colônia francesa Caiena, conquistando-a em 1809, qual a importância desse ato ?

    Primeiro Ato consistente de Política externa de D.João realizado por meio militar, com forças navais e terrestres anglo-luso-brasileira.

  • 43

    Em 1809, D.Joao conquista Caiena e tal ato é o Primeiro consistente de política externa de D.joão. Como foi composto as suas forças ?

    Foi realizada por meio militar com forças navais e terrestres anglo-luso-brasileiras.

  • 44

    Durante a ocupação de Caiena, a força anglo-luso-brasileira aprisionou quatro escunas e incorporam e reabatizam de:

    Lusitana, D.Carlos, D.Sydney Smith e Invencível Menezes.

  • 45

    Qual foi outro movimento importante de D.Joao na política externa em 1816? e qual o papel da Marinha nesse movimento?

    Ocupação da Banda Oriental, o papel da marinha teve grande importância, não só no transporte das tropas, desde Portugal ( já livre do poder francês), como também em todo o desenrolar da ocupação.

  • 46

    O movimento de independência da América espanhola provocou o aparecimento de novas nações americanas, cada qual com lideranças individuais. Foi o caso do Uruguai, então chamado de Banda Oriental, que se recusava a fazer parte das Províncias. arregimentou as camadas populares contra o domínio espanhol e para o ideal da anexação promovido por Buenos Aires. Neste intento invadiu as fronteiras portenhas e brasileiras, o que ocasionou o acordo entre as duas últimas para uma ação conjunta contra o líder se intitulava Chefe dos Orientais e Protetor dos Povos Livres. Qual o nome?

    José Gervásio Artigas

  • 47

    José Gervásio Artigas, liderou resistência contra forças portuguesas que queriam anexar a Banda Oriental às Províncias Unidas do Rio da Prata, até sua derrota final em 22 de janeiro de 1820. Como se denomina essa Batalha ?

    Batalha de Taquarembó

  • 48

    Com a conquista de Caiena (1809-1817), durante todo o tempo de ocupação, foi possível que se estabelecesse os limites do país por meio do Rio Oiapoque, e volta-se ao Sul do país, a Banda Oriental, depois de batalha, é anexada à coroa portuguesa em 1821, fazendo parte do domínio do Brasil, como passou a se chamar a Banda Oriental depois disso?

    Província Cisplatina

  • 49

    Quem foi o responsável pelas atividades NAVAIS e qual foi o responsável pelas atividades em TERRA da expedição à Banda Oriental contra Artigas respectivamente?

    Chefe-de-Divisão Rodrigo José Ferreira Lobo e Tentente-Coronel Carlos Federico Lecor

  • 50

    Durante a batalha para ocupação da Banda Oriental em 1820, a Marinha teve grande importância, não só transporte das tropas, de Portugal, como também em todo o processo de ocupação. Qual foi o último episódio em que a FN atuou em junho de 1820?

    Aprisionamento do Corsário General Rivera, com recuperação dos mercantes Ulisses e Triunfantes, pela Corveta Maria da Glória, comandada pelo Capitão-de-fragata Diogo Jorge de Brito.

  • 51

    Em paralelo ao que ocorria no Sul, teve a Corte que se mobilizar para fazer frente ao movimento separatista que eclodiu em Pernambuco, em março de 1817, no reinado de D.João. As primeiras providências para o restabelecimento da ordem legal em Pernambuco foram tomadas pelo Conde dos Arcos, Governador da Bahia, que fez armar em guerra alguns navios mercantes, e mandou seguir para Pernambuco sob o comando do Capitão-Tenente Rufino Peres Batista, em que e tinha como missão o bloqueio do porto do Recife. A 2 de abril partiu da Corte uma Divisão sob o comando do Chefe-de-Esquadra Rodrigo José Ferreira Lobo. enquanto que da Bahia seguiram por terra dois regimentos de cavalaria e dois de infantaria. A 4 de maio outra Divisão Naval, sob o comando do Chefe-de-Divisão Brás Caetano Barreto Cogomilho, partiu do Rio de Janeiro. O cerco da cidade de Recife por terra e o bloqueio efetuado por mar fizeram com que os rebeldes abandonassem a cidade a 20 de maio, dando fim ao movimento separatista. Como se denomina?

    A Revolta Nativista de 1817

  • 52

    De acordo com o Bittencourt (2006), que Revolta fez frente ao movimento separatista que eclodiu em Pernambuco, em março de 1817, onde a Marinha atuou na repressão, bloqueando o porto de Recife ?

    Nativista

  • 53

    O que provocou o retorno de D.João VI a Portugal?

    O estado revolucionário em que se encontrava Portugal

  • 54

    No dia 9 de janeiro, D. Pedro I proclama: "Se for para o bem de todos e feclidade geral da Nação, estou pronto, diga ao povo que Fico!"Mesmo com a determinação das Cortes para que retornasse a Lisboa. Como ficou conhecido esse dia?

    Dia do Fico

  • 55

    Após a Declaração da Independência do Brasil no dia 07 de Setembro de 1822 por D.Pedro I, quais foram as províncias que aceitaram de imediato a conclamacão das margens do ipiranga?

    Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais

  • 56

    O período regencial de D.Pedro foi marcado de muitos conflitos. Após a declaração da independência em 1822, províncias foram contra e mediante a isso, recebiam reforços de Portugal para resistirem. É correto afirmar que:

    Somente com o domínio do mar conseguiriam manter a unidade território brasileira. E a Marinha do Brasil contribuiu para a Independência do Brasil, permitindo que do território da colônia portuguesa, nascesse a Marinha Imperial, que se deu por regime de urgência, visto que tiveram que reformar os navios que tinham, compra alguns e contratar oficiais estrangeiros, como foi o brilhante e experiente oficial da Marinha inglesa, Lorde Thomas Cochrane.

  • 57

    Após a declaração da independência do Brasil, e a necessidade de forma uma Esquadra surgiu, mediante aos diversos conflitos que eclodiram no território brasileiro. Sobre isso, é correto afirmar que:

    O nascimento da Marinha Imperial se deu pelo regime de urgência. Navios velhos tiveram que serem reparados às pressas no Arsenal da Corte, pouco militares aderiram e tiveram que contratar oficiais estrangeiros, como o Almirante Lorde Thomas Cochrane.

  • 58

    Durante a Guerra da Independência do Brasil, a então recém-criada Esquadra brasileira teve papel primordial nas mãos do Primeiro Almirante, o tão então Marquês do Maranhão, bloqueando os portos conflagrados e combatendo os lusitanos. As tropas de Dom Pedro I, que lutaram contra as juntas governativas da Bahia, Maranhão, Pará e Banda Oriental– aliadas das Cortes (parlamento) portuguesas – foram transportadas pelo mar. Qual foi esse Almirante que comandou a Esquadra Brasileira na Guerra da Independência?

    Lorde Thomas Cochrane

  • 59

    Teve carreira brilhante, sendo após a proclamação da Independência nomeado Ministro da Marinha, se tornando portanto o primeiro ministro brasileiro nato da nossa Marinha. Em Caiena, praticamente seu batismo de fogo, se destacou em combate, sendo ferido por golpe de sabre, cuja cicatriz o acompanhou portoda vida. Qual é desse Ministro?

    Luís da Cunha Moreira

  • 60

    A maior resistência contra a independência e com guarnição mais numerosa foi:

    Salvador

  • 61

    Qual foi o primeiro confronto que aconteceu no dia 01 de Abril de 1823, após a proclamação da independência no Brasil, em que a a esquadra brasileira comandada pelo Almirante Inglês Lorde Thomas Cochrane, deixam o Rio de Janeiro e partem rumo a província que possuía a maior resistência e númerosa guarnição, contudo Cochrane teve que lidar com a indisposição de alguns marinheiros portugueses, reorganizou, expulsou os desleais e aplica bloqueio, captura navios e em terra, forças brasileiras já situadas, levam os portugueses a abandonarem a província por terem ficado desabastecidos. As tropas portuguesas são acompanhandas pela Esquadra Brasileira, onde destacou-se a Fragata Niterói, comanda pelo Capitão-de-fragata John Taylor, que apresou vários navios e atacou os comboios portugueses. Em que província foi ?

    Salvador (Bahia)

  • 62

    Após a vitória do bloqueio estabelecido em Salvador (Bahia), a Esquadra Brasileira partiu para o Norte-Nordeste, onde Cochrane, utilizando-se de um hábil ardil, fez da Nau Pedro I, sua capitânia, a ponta de lança de uma grande força naval que viria próxima, transportando um vultoso Exército nacional que tomaria a província, Porém, tudo não passava de um blefe para levar a deposição da Junta Governativa que se mantinha fiel à Lisboa, oque aconteceu em 27 de julho de 1823. De qual província se trata?

    São Luís (MA)

  • 63

    Após a vitória do blefe aplicado por Thomas Lorde Cochrane a São Luís (MA), outro importante, como Capitão-Tenente no comando do navio Brigue Maranhão, utilizou do mesmo ardil no Grão-Pará (SC)?

    John Pascoe Grenfell

  • 64

    Respectivamente, diga as embarcações dos Thomas Lorde Cochrane e John Pascoe Grenfell e suas participações em 1823 nas resistências contra a independência.

    São Luís (Maranhão) na Nau Pedro I - Belém (Grão-Pará) na Brigue Maranhão

  • 65

    A Marinha Imperial teve papel fundamental nas operações navais contribuindo a Independência do Brasil, é correto afirmar que:

    Em São Luís e Belém, atuou tanto num sentido apaziguador, mesmo diplomático, como trazendo a ordem pela força força das armas.

  • 66

    Durante a resistência a Independência, a Cisplatina, em 1823, também foi uma das províncias que não aderiram a conclomação de Pedro I, como se deu a operações da Esquerda nessa província?

    assemelharam-se às realizadas na Bahia, sendo empreendido um bloqueio naval conjugado com um cerco por terra a Montevidéu, isolando as tropas portuguesas. Antes que o bloqueio seja rompido, chega do Norte-Nordeste do Império auxílio. A batalha que se seguiu, embora violenta, terminou sem a vitória de nenhum dos oponentes, mas configurou-se como uma vitória estratégica das forças brasileiras com a manutenção do bloqueio. O desabastecimento provocado pelo bloqueio e pelo cerco por terra, somado a desalentadora notícia que Montevidéu era a última resistência portuguesa na ex-colônia, provocou a evacuação do contingente português da Cisplatina em novembro de 1823

  • 67

    Qual foi o comandante da força naval enviada à Província Cisplatina em 1823 a fim de combater resistências portuguesas contra a independência do Brasil?

    Pedro Antônio Nunes

  • 68

    Qual foi o Primeiro-Almirante que comandou a Esquadra Brasileira no bloqueio a Salvador(BA) na capitânia da Nau Pedro I durante o contexto instável após a proclamação da independência?

    Lorde Thomas Cochrane

  • 69

    Qual foi o Capitão-tenente que foi enviado ao Grão-Pará na Brigue Maranhão e aplicou, igualmente ao Primeiro-Alnirante aplicou à Bahia, um ardil blefe, conduzindo a aceitação a independência?

    John Pascoe Grenfell

  • 70

    Ainda no reinado de D. Pedro I, uma revolta na Província de Pernambuco colocou em perigo a integridade territorial do Império. A Marinha atuou contra a Confederação do Equador a partir de abril de 1824, que congregou, no seu ápice, também as províncias da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Porém, o aumento do combate à revolta só se deu com o envio da Força Naval comandada por Cochrane, onde foi embarcada a 3a Brigada do Exército Imperial comandada pelo Brigadeiro Francisco Lima e Silva. As tropas foram desembarcadas em Alagoas e seguiriam por terra para a província rebelada; enquanto a Força Naval alcançou Recife em 18 de agosto de 1824, instituindo severo bloqueio naval. Com a Marinha e o Exército atuando conjuntamente, as forças rebeldes de Recife foram derrotadas em 18 de setembro de 1824. Como se denominou essa Revolta?

    Confederação do Equador

  • 71

    A Mariana atuou contra uma revolta, na Província de Pernambuco, que colocou em perigo a integridade territorial do império, em 1824. Qual é o nome dessa revolta ?

    Confederação do Equador

  • 72

    Navio capitânia da primeira Esquadra do Brasil independente. Exemplo maior dos vários navios da Marinha portuguesa que se encontravam no porto do Rio de Janeiro em mal estado de conservação e foram reparados pelo Arsenal de Marinha da Corte (Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro). Na Marinha Portuguesa era nomeada Martin de Freitas e fez parte da Esquadra que transportou a Família Real para o Brasil em 1808. De qual Navio se trata?

    Nau Pedro I

  • 73

    Durante o período regencial (1831-1840 e alguns no período do governo de D.Pedro II em 1848-49,51-52) sobre a participação da Marinha nesses conflitos, é correto afirmar que:

    Marinha se fez presente no rápido transporte de tropas do Exército Imperial da Corte e de outras províncias até as áreas conflagradas, cumpriu ações de bloqueio nos portos ocupados pelos rebeldes. Finalmente, militares da Marinha Imperial atuaram diversas vezes em desembarques, lutando com grupos rebelados lado a lado com tropas do Exército, da Guarda Nacional e milicianos.

  • 74

    No Brasil, várias respostas foram deflagradas em diversas províncias e abafadas pelo Governo Regencial com a utilização da Marinha e do Exército. Dentre essas revoltas, pode-se citar:

    Cabanagem, no Pará

  • 75

    No período regencial, o conturbado ambiente político da Corte se refletiu nas províncias do Império em movimentos armados que explodiram por todos os principais centros regionais, desde 1831 até os anos de consolidação do reinado de D. Pedro II. Com relação a esse período da História Marítima Brasileira, é correto afirmar que a Marinha

    Participou do transporte de tropas do Exército Imperial da Corte e de outras províncias, bloqueios e desembarques.

  • 76

    No período regencial, o conturbado ambiente político da Corte se refletiu nas províncias do Império em movimentos armados que explodiram por todos os principais centros regionais, desde 1831 até os anos de consolidação do reinado de D. Pedro II. Qual dos conflitos abaixo NÃO é uma revolta interna desse período ?

    Guerra Cisplatina

  • 77

    A Marinha Imperial brasileira atuou em diversos conflitos internos e externos de 1831 a 1852. Assinale a opção que apresenta o conflito externo de atuação da Marinha Brasileira.

    Guerra de Oribes e Rosas

  • 78

    Foi a primeira sublevação ocorrida no período regencial, no Grão-Pará, que se generalizou em 1835 com a ocupação da capital da província, Belém. Durante o conflito, as forças militares atuaram contra focos rebeldes espalhados por um território inóspito e desconhecido, a floresta amazônica. A Marinha bloqueou o porto de Belém, dificultando o seu abastecimento, bombardeou posições rebeldes, desembarcou tropas do Exército e embrenhou-se nos rios amazônicos para dar combate aos mais isolados focos de revolta. De qual revolta se trata?

    Cabanagem

  • 79

    No Brasil, várias respostas foram deflagradas em diversas províncias e abafadas pelo Governo Regencial com a utilização da Marinha e do Exército. Quais, respectivamente foram internas e em quais lugares ocorreu?

    Cabanagem (Belém no Grão-Pará), Guerra dos Farrapos ( Rio Grande do Sul ), Sabinada (Salvador BA), Balaiada (Maranhão e Piauí) e Revolta Praieira (PE).

  • 80

    Qual conflito externo durou de 1835 a 1840 no Belém(Pará)?

    Cabanagem

  • 81

    Foi considerada A primeira sublevação ocorrida no período regencial, no Grão-Pará, que se generalizou em 1835 com a ocupação da capital da província, Belém:

    Cabanagem

  • 82

    Rebelião no sul do Império que durou dez anos, de 1835 a 1845, atingiu uma região de fronteira já conturbada por conflitos externos. A Marinha novamente atuaria em cooperação com o Exército no transporte e abastecimento das tropas e apoiando ações em terra com o fogo dos canhões embarcados. Foi neste conflito regional que pela primeira vez a Marinha brasileira empregou um navio movido a vapor em operações de guerra em uma interna. De qual se trata ?

    Guerra dos Farrapos

  • 83

    os navios de guerra estiveram envolvidos em pequenos combates navais com os farroupilhas. Os combates não ocorreram em mar aberto, mas em águas restritas, como as Lagoas dos Patos e Mirim. O primeiro combate naval da Guerra dos Farrapos opôs o Iate Oceano, da Marinha Imperial, e o Cúter Minuano, dos revoltosos, na Lagoa Mirim, quando o navio rebelde foi posto a pique. A pequena Força Naval que os farroupilhas mantinham na Lagoa dos Patos foi completamente vencida em agosto de 1839, quando o Chefe-de-Divisão John Pascoe Grenfell, comandante das Forças Navais no Rio Grande, apresou dois lanchões rebeldes em Camaquã. A rebelião rio-grandense estendeu-se para Santa Catarina, onde os farroupilhas formaram uma pequena Força Naval com navios mercantes apresados e lanchões remanescentes das operações na Lagoa dos Patos e Mirim, que foi vencida pela Marinha em um combate no porto de Laguna. Qual é?

    Guerra dos farrapos

  • 84

    Qual foi o Vice-Almirante, como capitão de-fragata, que substituiu o Chefe-de-Divisão John Taylor no comando da Força Naval que combateu a Cabanagem. Também atuou na Guerra dos Farrapos, comandando a Força Naval do Império brasileiro no Rio Grande do Sul (1838-1839) e na Província de Santa Catarina (1839)

    Frederico Mariath

  • 85

    Qual foi o comandante Chefe-de-divisão da Força Naval da Esquadra Brasileira no Rio Grande do Sul que participou da luta contra os rebeldes na Guerra dos Farrapos?

    John Pascoe Grenfell

  • 86

    Em qual conflito regional ( interno) foi usado pela primeira vez em operações de guerra um navio a vapor?

    Guerra dos Farrapos

  • 87

    Foi uma revolta que eclodiu contra a autoridade da Regência na Bahia, em novembro de 1837, foi combatida pela Marinha Imperial com um bloqueio da Província e o combate a uma diminuta Força Naval montada pelos rebeldes com navios apreseados. A revolta foi finalmente sufocada em 1838. É a :

    Sabinada

  • 88

    Agitação que tomou conta das Províncias do Maranhão e do Piauí, entre 1838 e 1841, reuniu a população pobre e os escravos contra as autoridades constituídas da própria província. Em agosto de 1839, seguiu para o Maranhão o Capitão Tenente Joaquim Marques Lisboa, futuro Marquês de Tamandaré, nomeado comandante da Força Naval em operação contra os insurretos. Após estudar a região, armou pequenas embarcações que, enviadas para diversos pontos dos principais rios maranhenses, combateriam os rebeldes isoladamente ou apoiariam forças em terra. A partir de 1840 e até o final da Balaiada, o Capitão-Tenente Joaquim Marques Lisboa atuaria em cooperação com o então Coronel Luís Alves de Lima e Silva, o futuro Duque de Caxias, que comandava a Divisão Pacificadora do Norte, reunida para debelar a revolta. A união dos futuros patronos das forças singulares de mar e terra no combate. Este conflito simboliza uma situação recorrente em todos os conflitos internos durante a Regência e o Segundo Império: a atuação conjunta da Marinha e do Exército na manutenção da ordem constituída e da unidade do Império.De qual se trata?

    Balaiada

  • 89

    A união dos futuros patronos das forças singulares de mar e terra no combate à Balaiada simboliza uma situação recorrente em todos os conflitos internos durante a Regência e o Segundo Império: a atuação conjunta da Marinha e do Exército na manutenção da ordem constituída e da unidade do Império. São os:

    Tenente Joaquim Marques Lisboa, futuro Marquês de Tamandaré e Coronel Luís Alves de Lima e Silva, o futuro Duque de Caxias.

  • 90

    qual é?

    Balaiada

  • 91

    Responda

    B

  • 92

    Movimento separatista combatida por Rodrigo Lobo em 1817. A Marinha bloqueou o porto de Recife ( PE).

    Revolta Nativista

  • 93

    No Reinado de D.PedroI, uma revolta na província de Pernambuco colocou em perigo a integridade territorial do império em 1824. É a

    Confederação do Equador

  • 94

    Qual é?

    D

  • 95

    De qual conflito externo a imagem abaixo se trata ?

    Guerra da Cisplatina

  • 96

    O Brasil recém-independente envolveu-se numa guerra com as Províncias Unidas do Rio da Prata, atual Argentina, pela posse da então Província brasileira da Cisplatina, atual República Oriental do Uruguai, anexada ainda por D. João VI, em 1821. De qual se trata?

    Guerra Cisplatina

  • 97

    Qual foi o Vice-almirante que atuou na conquista da Banda Oriental em 1816-182, na Revolta Nativista 1817 e na Guerra da Cisplatina em 1825, e em 1826, foi substituído pelo Barão do Rio da Prata?

    Rodrigo Lobo

  • 98

    Qual foi a batalha mais significativa da Guerra Cisplatina, ocorrida em 20 de fevereiro de 1827, teve resultados tão indecisos como toda a guerra terrestre que se travou na Província Cisplatina. Nenhum dos lados conseguiu impor-se sobre o outro, não sendo possível apontar vitoriosos nem derrotados?

    a Batalha do Passo do Rosário, ou Ituzaingó

  • 99

    Qual foi a primeira ação de guerra da Força naval brasileira no Rio da Prata, comandada pelo Vice-Almirante Rodrigo Lobo na Na Guerra Cisplatina em 1825 ?

    estabeleceu um bloqueio fluvial no Rio da Prata, pretendendo impedir qualquer ligação marítima entre as Províncias Unidas e os rebeldes de Lavalleja, e dos dois adversários com o exterior.

  • 100

    Contra quem a Marinha Brasileira lutou na Guerra Cisplatina ?

    Contra a Força Naval Argentina e contra os corsários que agiam a mando dos argentinos, atacavam os navios mercantes brasileiros por toda a nossa costa.