問題一覧
1
É a situação onde a aeronave e seus ocupantes se encontram em situação de perigo latente ou iminente, decorrente de sua operação, ou tenham sofrido suas consequências.
Emergência Aeronáutica
2
Condição na qual a aeronave encontra-se ameaçada por um grave ou iminente perigo e requer assistência imediata. Deverá ser reportada pela aeronave por fonia, sempre precedida da expressão “MAYDAY, MAYDAY, MAYDAY”.
Socorro
3
Condição que envolve a segurança da aeronave ou de alguma pessoa a bordo, mas que não requer assistência imediata. Deverá ser reportada pela aeronave por fonia, sempre precedida da expressão “PAN PAN”, por três vezes seguidas.
Urgência
4
É uma falha de caráter involuntário, sendo intrínseca à condição humana.
Erro
5
Condição caracterizada por uma diminuição de eficiência do tripulante no desempenho da atividade aérea, relacionada com a duração ou repetição de vários estímulos ligados ao voo.
Fadiga de Voo
6
Os órgãos ou estações de controle de tráfego aéreo deverão notificar, imediatamente, ao Centro de Controle de Área (ACC) que uma aeronave se encontra em emergência.
Fases de Emergência Aeronáutica
7
Fase em que uma aeronave se movimenta por meios próprios sobre a superfície de um aeródromo, excluindo pouso e decolagem.
Táxi
8
Ação, omissão, evento, condição ou a combinação destes, que se eliminados, evitados ou ausentes, poderiam ter reduzido a probabilidade de uma ocorrência aeronáutica, ou mitigada a severidade das consequências desta ocorrência.
Fator Contribuinte
9
Quais são os tipos de Fatores Contribuintes que podem promover uma ocorrência aeronáutica?
Fatores Humanos, Operacionais e Materiais
10
É a jornada de trabalho diária de aeronavegantes, mecânicos de manutenção aeronáutica, controladores aerotáticos e componentes das equipes de manobra, de crache e de solo, que efetivamente tomem parte em operações aéreas ou em serviços de manutenção de aeronaves.
Jornada de Atividade Aérea (JAA)
11
Grupo de pessoas tecnicamente capacitadas, designado pelo Comandante de uma unidade ou base aérea, para avaliar, sob a ótica do Fator Humano, o desempenho de cada aeronavegante dessa unidade.
Conselhos de Fator Humano
12
Toda ocorrência relacionada com a operação de uma aeronave, entre o momento em que a aeronave está pronta para se movimentar, até sua parada total pelo término do voo, e seu sistema de propulsão tenha sido desligado.
Ocorrência Aeronáutica
13
Todo aparelho manobrável em voo, apto a se sustentar e a circular no espaço aéreo, mediante reações aerodinâmicas, que não sejam as reações do ar contra a superfície do terreno.
ANV
14
Aeronave sinistrada cuja recuperação seja inviabilizada em função do elevado custo para o seu reparo ou remoção do local do sinistro, ocasionando a sua alienação.
Aeronave Irrecuperável
15
Oficial ou civil assemelhado habilitado em prevenção de acidentes aeronáuticos, assessor do Titular de uma OM com capacidade de conduzir ou apoiar operações aéreas.
ASAv
16
Grupo de pessoas tecnicamente capacitadas, designado para investigar um acidente aeronáutico. No âmbito do Comando da Aeronáutica e da Aviação Civil é adotado o termo CIAA, com o mesmo significado.
ComInvAAer
17
Comitê estabelecido com a finalidade de analisar e deliberar sobre políticas, estratégias e outros pontos relevantes relacionados à segurança operacional do SISCEAB.
CSO-SISCEAB
18
Setor pertencente à estrutura do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Comando da Aeronáutica.
ASEGCEA
19
É composta pelos órgãos envolvidos no processo de investigação de uma ocorrência aeronáutica, a fim de avaliar, opinar e adotar medidas corretivas, registrando essa participação em formulário específico do respectivo processo.
CCI
20
Local designado, em cada aeródromo, de onde são coordenadas todas as ações durante o atendimento a uma emergência aeronáutica.
Centro de Controle de Emergência (CCE)
21
É aquela que indisponibiliza a aeronave para voo e importa em reparos na estrutura primária da célula, ou que acarreta a alienação de item principal do grupo motortransmissão
Avaria Grave
22
É aquela que não indisponibiliza a aeronave para voo ou, ficando a aeronave indisponível, não exige reparos na estrutura primária da aeronave ou a alienação de item principal do grupo motor-transmissão.
Avaria Leve
23
A quem compete designar uma Comissão de Avaliação, imediatamente após tomar conhecimento de uma Ocorrência Aeronáutica?
Distrito Naval da Área
24
A ComInvAAer é composta por membros efetivos e membros eventuais, durante todo o período necessário à conclusão da investigação. Cite, separando com vírgula, quais são os Membros Permanentes.
Presidente, Médico, Psicólogo, OSAv, Engenheiro.
25
Sobre a ComInvAAer, é correto afirmar que o Presidente será um oficial Superior, de antiguidade superior à do Comandante da Unidade Aérea da(s) aeronave(s) acidentada(s), com curso de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos reconhecido pelo SIPAAerM ?
ERRADO
26
Sobre a ComInvAAer, é correto afirmar que, semestralmente, o Comando da Força Aeronaval divulgará em Portaria a relação do pessoal em condições de compor as ComInvAAer, como membros permanentes ou eventuais.
ERRADO
27
A investigação de um acidente aeronáutico pode exigir, dos membros da ComInvAAer, uma intensa atividade de ________________, particularmente quando houver o desaparecimento da aeronave, ausência de testemunhas oculares ou de sobreviventes.
brainstorming
28
Sobre a ComInvAAer, é correto afirmar, que o raciocínio aplicado pelos investigadores às evidências disponíveis deve ter caráter rigorosamente reservado, a fim evitar qualquer tipo de influência externa e prematura sobre a ComInvAAer, capaz de comprometer a isenção, imparcialidade e credibilidade da investigação ?
ERRADO
29
O acidente aeronáutico com aeronave da MB deve ser imediatamente comunicado, por qualquer pessoa que dele tomar conhecimento, à OM ou Organização Civil Pública mais próxima, de modo que essa informação chegue, ____________________ , ao conhecimento do ___________________ .
o mais rápido possível, SIPAAerM.
30
Quem providencia a elaboração dos Relatórios Finais da investigação de um acidente aeronáutico?
GE-SIPAAerM
31
Quem aprova os Relatórios Finais da investigação de um acidente aeronáutico?
Chefe do SIPAAerM
32
É correto afirmar que os Relatórios Finais são encaminhados a todas as OM para as quais tenha sido emitida recomendação de segurança e aos seus respectivos COMIMSUP ?
CERTO
33
É correto afirmar que os Relatórios Finais são encaminhados a qualquer OM cujo conhecimento do conteúdo possa contribuir, de alguma forma, para a prevenção de novas ocorrências, receberá cópia, a critério do Chefe do SIPAAerM ?
CERTO
34
Ação ou conjunto de ações a serem cumpridas em um determinado prazo, dirigida a um determinado órgão e referente a uma circunstância perigosa específica, visando a eliminar ou mitigar o risco de uma Condição Latente ou da consequência de uma Falha Ativa.
RSA
35
Ato de encaminhar o texto de uma recomendação para aprovação por um elo do SIPAAerM superior ou para outro elo fora da cadeia de comando do proponente.
PRSA
36
É correto afirmar que as RSA devem ser adequadas, inexequíveis e aceitáveis, refletindo ações concretas, abrangentes e efetivas, sendo associadas aos perigos encontrados. O texto da RSA deve ser elaborado de forma clara e objetiva, a fim de que não haja dúvidas quanto às ações requeridas para a eliminação ou controle da condição de risco associada ao perigo identificado.
ERRADO
37
É correto afirmar que a RSA é dirigida especificamente ao órgão ou autoridade que detém as condições para executar a ação corretiva da(s) circunstância(s) de risco ou que tenha autoridade para determinar a sua realização ?
CERTO
38
É correto afirmar que a RSA não especifica claramente a ação adequada que, uma vez realizada, eliminaria a causa da condição de risco ou possibilita o seu controle com eficácia ?
ERRADO
39
Em caso de ocorrência aeronáuticas com danos a terceiros, a _______________ é um grupo composto por, no mínimo, quatro indivíduos habilitados para realizar a avaliação, designados em função da natureza e da extensão dos danos (pessoais ou materiais).
Comissão de Avaliação
40
A cerca de danos a terceiros em ocorrências aeronáuticas, quais são o membros recomendados para compor a Comissão de Avaliação?
Advogado, Engenheiro, Intendente e Médico.
41
É correto afirmar que toda JAA deve ser precedida do repouso adequado, que é definido como o período que permita doze horas contínuas de sono.
ERRADO
42
É correto afirmar que o controlador aerotático deverá observar o máximo de quatro horas contínuas de controle ?
CERTO
43
O processo do Geranciamento do Risco Operacional (GRO) compreende seis etapas. Em qual etapa devem ser analisadas, buscando identificar perigos que possam estar presentes em cada fase de operação ?
Etapa 1 - Identificar os perigos
44
O processo do Geranciamento do Risco Operacional (GRO) compreende seis etapas. Qual etapa consiste em classificar todos os perigos conforme o seu respectivo nível de risco, definido a partir de gravidade das possíveis consequências e respectiva probabilidade?
Etapa 2 - Avaliar os riscos
45
O processo do Geranciamento do Risco Operacional (GRO) compreende seis etapas. Qual etapa consiste em conceber e estimar a eficácia das possíveis medidas para a redução dos riscos ?
Etapa 3 - Analisar Medidas de Controle do Risco
46
O processo do Geranciamento do Risco Operacional (GRO) compreende seis etapas. Qual etapa consiste em decidir quanto à aceitabilidade do risco residual, que permanecerá mesmo após aplicação das medidas de controle selecionadas?
Etapa 4 - Decisão de Risco
47
O processo do Geranciamento do Risco Operacional (GRO) compreende seis etapas. Qual etapa consiste em decidir quanto à aceitabilidade do risco residual, que permanecerá mesmo após aplicação das medidas de controle selecionadas?
Etapa 4 - Decisão de Risco
48
Toda ocorrência relacionada com a operação de uma aeronave, independe da gravidade das consequências, estando exclusivamente relacionado à fase que pressupõe a intenção de voo.
Ocorrência de Solo
49
Em relação às precedências e endereçamento de mensagens, é correto afirmar que para o Acidente Aeronáutico com presumida ou comprovada perda total da aeronave, com vítimas fatais ou com lesões graves, a mensagem, em linguagem clara, terá a precedência “PREFERENCIAL”, sigilo “RESERVADO”.
ERRADO
50
Em relação às precedências e endereçamento de mensagens, é correto afirmar que para o Acidente Aeronáutico sem presumida ou comprovada perda total da aeronave, sem vítimas fatais ou sem lesões graves ,a mensagem, em linguagem clara, terá a precedência “PREFERENCIAL”, sigilo “RESERVADO”.
CERTO
51
Em relação às precedências e endereçamento de mensagens, é correto afirmar que para o Incidente Grave, Incidente Aeronáutico ou Ocorrência de Solo, a mensagem, em linguagem clara, terá a precedência “IMEDIATA”, sigilo “OSTENSIVO”.
ERRADO
52
Em relação ao Sigilo, é correto afirmar que as entrevistas, análises e conclusões contidas em uma investigação do SIPAAerM terão grau de sigilo ostensivo e serão compartilhadas com quaisquer outras investigações que estejam ocorrendo em paralelo, de mesmo fator contribuinte.
ERRADO
53
Todo acidente aeronáutico com aeronave da MB deverá ser investigado por um(a) ____________ .
ComInvAAer
54
Os incidentes graves, incidentes aeronáuticos e ocorrências de solo serão investigados por um(a) ____________ .
OSav
55
A respeito da "Ação Inicial" no local do acidente com aeronave da MB, é correto afirmar que as primeiras medidas desse processo competem à OM da MB mais próxima do local do acidente ?
CERTO
56
É considerado um valioso elemento de investigação e deve ser elaborado o mais rápido possível, antes que sejam alteradas as posições dos destroços, para que não se percam indícios e evidências essenciais à investigação.
Croqui da Situação dos Destroços
57
Será designada pelo Chefe do SIPAAerM para investigar qualquer acidente cujas características peculiares, a seu critério, requeiram a atuação do SIPAAerM ou da Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), como Diretoria Técnica.
ComInvAAer Especial
58
Sobre o processo de Gerenciamento de Risco Operacional (GRO), assinale a alternativa correta em relação às etapas 1, 2, 3, 4, 5 e 6:
Identificar, Avaliar, Analisar, Decidir, Implementar e Supervisionar.
59
É correto afirmar que a "Matriz de GRO" é uma tabela cujas entradas são níveis previamente definidos de gravidade e severidade, a partir dos quais se obtém uma classificação padronizada para o risco, ou Código de Avaliação do Risco (CAR) ?
ERRADO
60
OM que designa uma Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico (ComInvAAer) ou Oficial de Segurança de Aviação (OSAv) para a investigação de uma ocorrência aeronáutica ?
Comando Investigador (CI)
61
Em relação aos Fatores Contribuintes, assinale a alternativa que apresenta os Fatores Humanos:
Aspecto Médico, Psicológico e Ergonômico.