問題一覧
1
( FEPESE 2022) A odontogênese segue um processo similar em todos os dentes, apesar de cada dente se desenvolver como uma estrutura independente. Analise as afirmativas abaixo sobre esse processo. 1. A fase de capuz representa o verdadeiro início da formação de cada dente. 2. O germe dentário é constituído pelo órgão do esmalte e pela papila dentária. 3. O folículo dentário rodeia completamente o germe dentário. 4. Os processos de morfogênese e diferenciação celular iniciam-se na fase campânula. 5. A amelogênese inicia-se antes da dentinogênese.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4
2
( IPEFAE - 2020) A odontogênese consiste em um processo complexo que abrange eventos celulares e moleculares coordenados, os quais culminam com a formação dos germes dentários. Os eventos iniciais da odontogênese são semelhantes para todos os grupos morfológicos dos elementos dentários. Sendo assim, os diferentes estágios da odontogênese possuem a seguinte ordem sequencial:
Formação da lâmina dentária, estágio de broto, estágio de sino, formação de dentina e ameloblastos funcionais.
3
( SELECON 2020) Os dentes decíduos e permanentes possuem um ciclo vital característico e bem definido para alcançar sua maturidade morfológica. Durante essas fases de desenvolvimento dentário, anomalias relacionadas com diversas etiologias podem acontecer, um exemplo disso é a Amelogênese Imperfeita, tipo hipoplásica, que ocorre devido a uma falha no estágio de:
Campânula
4
(CIAARs -2015) Durante a odontogênese o germe dentário passa por uma série de modificações morfológicas. Na fase de campânula, é correto afirmar que ocorre uma:
morfodiferenciação dos tecidos devido ao crescimento da parte interna do capuz.
5
( VUNESP - 2021) A diferenciação do epitélio gengival envolve o processo de queratinização, que consiste na progressão de eventos bioquímicos e morfológicos que ocorrem nas células à medida que estas migram a partir da camada basal. Um processo de queratinização completo leva à produção de uma camada córnea superficial, sem núcleo no estrato córneo e com uma camada granulosa bem definida, recebendo a denominação de epitélio:
ortoqueratinizado
6
( FEPESE – 2021) Na Odontogênese o desenvolvimento da raiz e dos tecidos periodontais segue-se ao da coroa. Assim, células dos epitélios dentários interno e externo proliferam no sentido apical, formando uma camada dupla de células denominada:
Bainha Epitelial de Hertwig.
7
(adaptada - FAUEL 2016) A mucosa oral consiste em três zonas: a gengiva e o revestimento do palato duro, denominados de mucosa mastigatória; o dorso da língua, revestido pela mucosa especializada; a mucosa oral que reveste o restante da cavidade oral. A gengiva é parte da mucosa oral que recobre o processo alveolar dos maxilares e circunda o colodos dentes. I. A gengiva é composta de um epitélio externo escamoso estratificado e do tecido conjuntivo central subjacente. Embora o epitélio seja predominantemente celular por natureza, o tecido conjuntivo é menos celular e composto principalmente por fibras colágenas e substância fundamental. II. O ponto mais apical do arco côncavo da gengival marginal é chamado de zênite gengival. III. A gengiva inserida é a porção terminal ou borda da gengiva ao redor dos dentes em forma de colar. Normalmente medindo aproximadamente 1 mm de largura, forma a parede de tecido mole do sulco gengival.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
8
A mucosa da cavidade oral é classificada em:
Mastigatória, de revestimento e especializada
9
( VUNESP 2014) O revestimento da mucosa oral tem diferenças histológicas regionais. As regiões de mucosa livre e mucosa mastigatória são revestidas, respectivamente, por epitélio pavimentoso estratificado
não queratinizado e queratinizado.
10
(PUC-RIO 2008) O tecido epitelial tem como função fazer o revestimento de todos os órgãos do corpo. Neste sentido, pode-se afirmar que:
suas células encontram-se justapostas.
11
O sistema de geração e condução do sistema elétrico cardíaco é formado por células especializadas que conduzem o estímulo do átrio até os ventrículos. A alternativa que descreve a origem e condução do estímulo elétrico pelo coração é a seguinte:
nó sinusal, feixes internodais, nó atrioventricular, feixe de his, ramos direito e esquerdo e fibra de purkinje.
12
O sistema nervoso simpático é responsável pela resposta ao estresse, relacionado à resposta para fuga de algum perigo, como agitação e fuga. Esse sistema regula os órgãos internos como:
Inibição do peristaltismo
13
Em relação ao sistema nervoso, correlacione as colunas abaixo, enumerando-as de cima para baixo, e a seguir assinale a alternativa correta. (1) Sistema Nervoso Simpático. (2) Sistema Nervoso Parassimpático. ( )Dilatação da pupila. ( )Aumento da frequência cardíaca. ( )Aumento do peristaltismo. ( )Relaxamento do esfíncter da uretra. ( )Diminuição da frequência respiratória.
1,1,2,2,2.
14
Assinale a alternativa que apresenta a definição correta da junção neuromuscular.
Sinapse entre o axônio e a placa de uma membrana plasmática do músculo.
15
Os músculos estriados esqueléticos estão ligados aos ossos do nosso corpo e relacionam-se com nossa capacidade de movimentação. A contração desses músculos é voluntária e acontece graças à presença das proteínas:
actina e miosina.
16
No processo de contração e relaxamento muscular, o elemento mineral mais diretamente presente é o:
Cálcio
17
A liberação dos íons cálcio e magnésio no processo de contração de uma fibra muscular estriada esquelética envolve diversos componentes celulares, exceto o:
lisossomo
18
Denominamos de sarcômero a unidade funcional contrátil da fibra muscular. Essa unidade é delimitada pela:
Linha Z.
19
A dificuldade da passagem dos alimentos pelo trato digestivo é chamadade:
Disfagia
20
Hormônio produzido pelas células delta do pâncreas.
Glucagon