問題一覧
1
Veja a imagem abaixo De acordo com os conteúdos sobre texto e ideologia apresentados nesta aula, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as alternativas falsas () A ideología é sempre um recorte que um grupo ou classe social faz da realidade. () A ideologia é uma construção individual, elaborada à parte do meio em que surgiu. () Ideologia é um conjunto de ideias que um determinado grupo social quer impor como verdadeiro. () "A riqueza é fruto do trabalho" corresponde a uma verdade universal aceita por todos
V-F-V-F
2
Leia parte da letra da música a seguir: Cuitelinho Cheguei na beira do porto onde as ondas se espáia As garça dá meia volta e senta na beira da praia [...] A tua saudade corta como aço de navaia O coração fica aflito bate uma, a outra faia Os óio se enche d'água Que até a vista se atrapaia, ai, ai, ai (Anônimo. Letra recolhida por Paulo Vanzolini) Segundo os conteúdos adquiridos nesta aula, as formas da linguagem popular:
são empregadas em contextos textuais ligados às variantes não controladas pela norma padrão.
3
Observe a imagem a seguir. O anúncio impresso acima é um gênero ligado à publicidade. O anúncio procura mostrar que atletas ou pessoas que cuidam do corpo também podem consumir um chocolate. De acordo com o anúncio acima e os conteúdos da aula 04, qual é finalidade predominante e principal do anúncio acima? Assinale a alternativa correta.
seduzir ou persuadir o consumidor
4
Leía o texto a seguir: "Escrever, e escrever bem, é construir um estilo próprio, uma forma de lidar com a linguagem. É desenvolver uma conduta verbal inesquecível, dando vida às palavras do dicionário (...), conferindo beleza às regras da gramática, recorrendo muitas vezes à livre criatividade, à agramática como intuiu o poeta Manoel de Barros." (Perissé, Gabriel. A arte da palavra. Barueri, SP: Manole, 2003, p. XV) Segundo o que você aprendeu a respeito da relação entre informação e texto, associe os termos abaixo às respectivas definições: 1- Prolixidade 2- Concisão 3-Cliché () Ideias repetidas ou expressões cristalizadas que circulam pela sociedade. () Texto com bom nivel de informação, que busca informar mais com menos palavras. () Texto com excesso de palavras em relação à informação transmitida Agora marque a sequência correta:
3,2,1
5
Observe a imagem abaixo A charge abaixo expressa uma série de preconceitos linguísticos, usando inclusive termos bastante ofensivos contra quem usa a variante popular ou não escreve de acordo com a norma padrão. De acordo com o que você aprendeu nesta aula, o preconceito linguístico pode ser explicado:
pela ideia de que há uma língua superior e que só ela deve ser usada pelos brasileiros.
6
Veja a imagem a seguir Segundo os conteúdos estudados na aula sobre Estratégias de leitura, podemos afirmar acerca das estratégias de leitura que:
A leitura de títulos, índices, sumários é importante para fazer previsões sobre o texto.
7
Leia as palavras a seguir "Bergamota - Tangerina - Mexerica - Mimosa." "Mano - noiado- treta - da hora." As palavras acima mostram as formas de designar a mesma fruta encontrada em diferentes regiões do Brasil e girias usadas por jovens ligados a grupos (ou "tribos urbanas") em diferentes cidades brasileiras. Mano significa amigo, irmão; noiado corresponde a drogado; treta significa confusão; e da hora, expressão equivalente a legal. Isso mostra a propriedade das línguas naturais de representar as diferenças presentes na sociedade, sejam de lugar, geração, socioeconômica, entre outras. De acordo com o que você aprendeu na aula 02, tema 02, essa propriedade da língua é chamada de:
variação linguistica
8
Veja a imagem a seguir: SE VOCE NÃO SE CUIDAR A DENGUE VAI TE PEGAR. Segundo o que você estudou nesta aula, è correto afirmar que o anúncio acima:
Comunica bem a mensagem, mesmo desrespeitando a norma padrão.
9
Leia os trechos dos poemas a seguir: Segundo os conteúdos adquiridos em aula, podemos dizer que a releitura é
uma recriação da obra original, mantendo traços formais ou temáticos dela, mas alterando sua mensagem.
10
Leia o texto a seguir: "Escrever, e escrever bem, é construir um estilo próprio, uma forma de lidar com a linguagem. É desenvolver uma conduta verbal inesquecível, dando vida às palavras do dicionário (...), conferindo beleza às regras da gramática, recorrendo muitas vezes à livre criatividade, à agramática como intuiu o poeta Manoel de Barros." (Perissé, Gabriel. A arte da palavra. Barueri, SP: Manole, 2003, p. XV) Segundo o que você aprendeu na aula 01 a respeito da relação entre informação e texto, leia as afirmativas abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas: () Cliché são ideias repetidas ou expressões cristalizadas que circulam pela sociedade. () Prolixidade é todo texto que tem bom nível de informação, que busca informar mais com menos palavras. () Cliché são ideias originais ou expressões inventadas que passa a circular em sociedade () Prolixidade é todo texto com excesso de palavras em relação à informação transmitida. () Concisão é todo texto que tem bom nivel de informação, que busca informar mais com menos palavras. Agora marque a sequência correta:
V, F, F, V, V
11
Leia o texto a seguir: “A pontuação em língua portuguesa — obedece a critérios sintáticos e não prosódicos. sempre é importante lembrar isso a todos aqueles que escrevem para que se previnam contra bisonhas vírgulas de ouvido. Ensinam as gramáticas que cada vírgula corresponde a uma pausa mas que nem a toda pausa corresponde uma vírgula. Essa ligação entre pausa e vírgula deve ser a responsável pela maioria dos erros de pontuação e penso que está mais do que na hora de desligar as duas coisas.” (LUFT, Celso. A vírgula. São Paulo: Ática, 2009, p. 7) Agora, de acordo com os conteúdos da aula 02 sobre pontuação, assinale a sentença correta, ou seja, a sentença em que a pontuação está empregada de acordo com a norma padrão:
“Nova onda de feminismo responde ao conservadorismo” (Blog do Nassif, 08/11/2015).
12
Veja a tira abaixo: Segundo o que se abordou nesta aula sobre variação linguística, assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas: ( ) A variação linguística equivale ao desvio da norma ou ao erro gramatical. ( ) A variação linguística ocorre por causa de diferenças de situação comunicativa, lugar e geração entre outras. ( ) A variação linguística ocorre apenas em algumas regiões do Brasil. ( ) A variação linguística é um fenômeno que revela a diversidade da nossa língua. Agora marque a sequência correta:
F-V-F-V
13
Leia o texto abaixo: À primeira vista, elas parecem absolutamente inofensivas. Mas basta um gole para se dar conta de que naquela tulipa repousa um líquido que deve ser degustado com parcimônia. Caso contrário, as consequências podem ser dramáticas. Chamadas de cervejas extremas, essas bebidas de alta gradação alcoólica ainda são minoria nas geladeiras dos bares cariocas, mas já começaram a despontar na predileção dos cervejeiros ávidos por novidades. Segundo o que você aprendeu nesta aula, a matéria acima emprega uma linguagem escrita:
formal por causa do o uso de termos como “degustado”, “parcimônia”, “dramáticas” e “ávidos”.
14
Leia o texto a seguir: “Enquanto uma narração faz progredir uma história, a descrição consiste justamente em interrompê-la, detendo-se em um personagem, um objeto, um lugar, etc.” (VILARINHO, S. Descrição. In: Mundo Educação. Disponível em http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/descricao.htm Acesso em 12/12/2015). Segundo os conteúdos abordados nas aulas a respeito de gênero e tipos textuais, assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas: ( ) Os gêneros textuais são produzidos a partir de regras textuais e gramaticais elaboradas pela Academia Brasileira de Letras. ( ) Em uma narrativa a personagem principal passa por transformações geradas pela complicação e as ações decorrentes dela. ( ) Nomear, situar e qualificar um objeto, uma paisagem, ou pessoa ou personagem são processos da descrição. Agora assinale a sequência correta:
F-V-V
15
Leia o fragmento de texto a seguir: “Algumas pessoas – por absoluta incompreensão do sentido do Acordo e talvez induzidas por textos imprecisos da imprensa – chegaram a afirmar que a abolição do trema (prevista pelo Acordo) implicaria a mudança da pronúncia das palavras (não diríamos mais o u de linguiça, por exemplo). Isso não passa de um grosseiro equívoco: o Acordo só altera a forma de grafar algumas palavras. A língua continua a mesma. Não é demais lembrar que o trema não existe em Portugal há meio século sem qualquer implicação sobre a pronúncia das palavras.” (FARACO, 2013) De acordo com os conteúdos abordados nesta aula, assinale a alternativa em que as palavras estão grafadas segundo o novo Acordo Ortográfico:
creem, forma, hipermercado, ultrassecreto, boleia, paranoico
16
Leia a sentença a seguir: "Escrever é sacudir o sentido do mundo." (Roland Barthes) De acordo com o que você aprendeu em sala de aula em relação à aliteração, assonância e coliteração, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) aliteração é a figura que exagera o sentido da mensagem. ( ) assonância é a repetição das vogais num verso, anúncio etc.. ( ) aliteração é a repetição das consoantes num verso, anúncio etc. ( ) coliteração é a repetição das consoantes e vogais num texto. ( ) assonância é a figura que atenua o sentido da mensagem. Agora assinale a alternativa correta
F V V V F
17
“Todos os sistemas ortográficos já adotados em português sempre oscilaram entre duas posturas: a grafia etimológica [...]. A primeira postura [...] é evidentemente mais conservadora e exige grande poder de memorização dos falantes, bem como conhecimentos de grego e latim. Já a segunda postura é defendida por aqueles que entendem a língua como instrumento prático de comunicação, cuja escrita deve ser a mais racional e simples possível.” (BIZOCCHI, Aldo. Ortografia do português. Fonológica ou etimológica. Língua Portuguesa, março 2013. Disponível em http://revistalingua.com.br/textos/blog-abizzocchi/ortografia-do-portugues-fonologica-ou-etimologica-280443-1.asp . Acesso em 10/11/2015. Segundo os conteúdos observados nesta aula, associe as palavras sugeridas ao critério usado para grafá-la: Etimológico fonológico ( ) chiclete (veio da palavra chiclet) ( ) xampu (veio da palavra shampoo) ( ) garagem (veio da palavra garage) ( ) chaminé (veio da palavra cheminné) ( ) eslaide (veio da palavra slide)
1-2-1-1-2
18
Leia o poema Questão de Pontuação, de João Cabral de Mello Neto, neste link: http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/medio/portugues-metafora-e-pontuacao-em-textos-literarios.htm Questão de pontuação: Todo mundo aceita que ao homem cabe pontuar a própria vida: que viva em ponto de exclamação (dizem: tem alma dionisíaca); viva em ponto de interrogação (foi filosofia, ora é poesia); viva equilibrando-se entre vírgulas e sem pontuação (na política): o homem só não aceita do homem que use a só pontuação fatal: que use, na frase que ele vive, o inevitável ponto final... Agora, de acordo com os conteúdos da aula, assinale a sentença em que a pontuação está empregada de acordo com as regras que estudamos nesta aula:
“Se Pepsi fosse um cliente comum, a Almap seria uma agência comum”
19
Observe a tira abaixo De acordo com o que você viu acerca da língua falada e escrita, assinale a alternativa que indica a marca típica de oralidade empregada nessa tira:
"Machuca ele..."
20
Leia o texto a seguir: “[...] Pois a narrativa se parece com a música no sentido de que ambas dão um conteúdo ao tempo [...]” (Mann, Thomas. A montanha mágica. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980, p. 601). De acordo com os conteúdos abordados nas aulas, assinale a alternativa em que se reproduz um texto de tipo narrativo:
“Dei duro. Enfrentei. Comecei por baixo, baixo, como todo sofredor começa. Servindo para um, mais malandro, ganhar. [...]”
21
Veja a imagem abaixo: De acordo com o que se aprendeu nesta aula, hoje as palavras Ballada, Calligraphia, Comprehensão, Typographia e Curytiba são grafadas corretamente assim:
Balada, Caligrafia, Compreensão, Tipografia e Curitiba.
22
Observe a capa da revista The Economist de 2009. Com a manchete “Brazil takes off” (“Brasil decola”), a capa emprega, segundo José Luís Fiorin, uma metáfora ("decolar" representando a ideia de economia em ascensão) e uma metonímia ("Brasil" no lugar de economia brasileira: ideia do todo - Brasil - pela parte - economia). Com base nos conteúdos apresentados na aula, assinale a oração que emprega uma metáfora.
"O Santos atropelou o Corinthians na Vila Belmiro."
23
Leia a oração a seguir: “[A figura] é uma construção livre, que está no lugar de outra. Uma expressão imposta pela língua não merece o nome de figura [de linguagem]”. José Luiz Fiorin. Figuras de Retórica. São Paulo: Contexto, 2014, p. 28. De acordo com o que você aprendeu em sala de aula em relação às figuras de pensamento, relacione os termos seguintes com as citações abaixo: Hipérbole; 2. Eufemismo; 3. Ironia ( ) “Quando a Indesejada das gentes chegar/ (Não sei se dura ou caroável),/ talvez eu tenha medo./ Talvez sorria, ou diga:/ - Alô, iniludível!”. Manuel Bandeira. ( ) E levou-a aos livros. D. Evarista ficou deslumbrada. Era uma via-láctea de algarismos. E depois levou-a às arcas, onde estava o dinheiro. ( ) Deus, disse ele, depois de dar o universo ao homem e à mulher, esse diamante e essa pérola da coroa divina [...], Deus quis vencer a Deus, e criou D. Evarista." (Machado de Assis) ( ) “Moça linda bem tratada,/três séculos de família,/burra como uma porta: um amor!” (Mário de Andrade) Agora marque a sequência correta:
2,1,1,3