記憶度
6問
15問
0問
0問
0問
アカウント登録して、解答結果を保存しよう
問題一覧
1
Ao iniciarmos o estudo da Ética devemos evitar a busca por um código universal.
certo
2
Ética e tudo o que ela abrange é necessário abordar esta questão hermeneuticamente.
certo
3
A palavra "ética" vem do grego ethos e significa aquilo que pertence ao ..........( exceto).
"mal costume".
4
Para Kant, a capacidade que o homem tem de diferenciar o certo do errado é ......
inata
5
Ética e poder de Polícia são dois conceitos ............ numa sociedade ideal.
indissociáveis
6
O policial civil deve compreender-se como indivíduo ......... em sua sociedade, exercitando sua reflexão nas esferas profissional e pessoal, adotando para si uma conduta de autonomia intelectual, não delegando a terceiros o que é de sua responsabilidade.
ativo
7
........... é o conjunto de regras de convívio que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante sua classe, existe como uma forma de controle social.
Moral
8
indivíduo não tem conhecimento das normas morais, e por isso o seu comportamento não é moldado de acordo com a moralidade
amoral
9
O indivíduo ........... tem conhecimento das regras da moral, mas mesmo assim pratica atos que são repudiados pela maioria da sociedade (por exemplo: um trabalhador que aceita um suborno para quebrar uma regra).
imoral
10
Características da Moral, EXCETO.
objetividade
11
Definição de Autonomia é imposta pela ............ao homem.
consciência
12
definição da característica da moral ........ diz respeito apenas ao indivíduo.
unilateralidade
13
característica da moral: o dever moral não é exigível por ninguém, reduzindo-se a dever de consciência.
Incoercitibilidade
14
........... é a parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana.
ÉTICA
15
Os ............ são os fundamentos éticos que constituem a consciência humana e, consequentemente, seu agir.
valores
16
VALORES são o conjunto de características agregadas a determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como a pessoa ou organização se comportam e interagem com outros indivíduos e com o ......
meio ambiente
17
valor não é totalmente subjetivo, nem totalmente objetivo, mas algo determinado pela interação entre o sujeito e o .......
objeto
18
Características dos valores: bipolaridade Implicação Recíproca, Referibilidade ou necessidade de sentido Preferibilidade Objetividade, Historicidade Inesgotabilidade e inexorabilidade.
certo
19
Carateristicas dos Valores onde: Os valores não podem ser entendidos como realidades absolutas, ideais, ou independentes do processo HISTÓRICO-cultural humano.
Historicidade
20
Qual das 7 características dos valores é definida como: Na sua relação concreta nos fenômenos histórico-culturais, NÃO ESGOTA completamente sua realidade. Se o valor se realizasse integralmente, perderia sua essência que é sempre superar a realidade, graças a qual ele se revela e onde ele jamais se esgota.
Inesgotabilidade e inexorabilidade
21
uma das características do valor onde: Todo valor implica numa seleção estimativa. Isso é possível porque qualquer valor pode ser reconhecido como motivo ou fim da conduta humana;
Preferibilidade
22
características bdos valores onde: O valor implica sempre o posicionamento do homem perante algo e para alguém. Os valores apontam sempre em um SENTIDO, para uma direção reconhecida como fim;
Referibilidade ou necessidade de sentido
23
característica do valor ........... Nenhum valor é realizado sem influenciar, direta ou indiretamente, a realização dos outros;
Implicação Recíproca
24
Todo valor tem um desvalor em contraposição, ex.: ao bom contrapõe-se o ruim, ao nobre, o vil;
Bipolaridade
25
O valor não é totalmente ........, nem totalmente objetivo, mas algo determinado pela interação entre o ..........
subjetivo - sujeito e o objeto.
26
O Conhecimento sobre os valores é Racional, Relativo e Incompleto.
certo
27
valores estão susceptíveis à ação do tempo e natureza e que mudam ao longo da história e variam conforme grupos de pessoas.
certo
28
.......... é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. Vivemos em uma sociedade democrática, onde a própria definição de direito pressupõe a contrapartida de deveres.
sociedade
29
DEVER - Obrigação de fazer, ou deixar de fazer alguma coisa imposta por alguma lei, moral, pelos usos e costumes, ou pela própria consciência.
certo
30
DIREITO - É o que é justo e conforme a lei e a justiça. Também, uma faculdade legal de praticar ou não praticar ato.
certo
31
conceito de cidadania está relacionado à noção de direitos, especialmente, os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (..........), seja ao concorrer a um cargo público (.........).
direto - indireto
32
O agente de Segurança Pública é um cidadão qualificado: “emblematiza” o Estado, em seu contato mais imediato com a população.
certo
33
A polícia cidadã é vista e sentida pela sociedade como sua guardiã, protetora, amiga, irmã, como sua parceira no combate ao crime, e sabe que o policial pode usar da força e que prime pelo seu uso como sendo aquela energia empregada para garantir a ordem pública e impedir a violência e outros males.
certo
34
É inegável que toda a conduta do servidor policial deve ser pautada pela ética no exercício de sua função.
certo
35
As noções de ética permeiam os direitos e deveres do servidor público, especialmente do policial civil e sua não observância constitui infração administrativa nas suas mais variadas formas, com previsão na legislação estatutária tanto do servidor em geral, como do policial civil.
certo
36
Quanto as características do valor, corresponde à característica de que todo valor implica numa seleção estimularia.
Preferibilidade
37
os ....... fornecem um alicerce oculto das práticas que constituímos em nossas vidas.
valores
38
Quanto as características da Moral -.................. reduzindo-se a dever de consciência.
Incoercitibilidade
39
Características da Moral (exceto)
Preferibilidade
40
E PARA A SOCIOLOGIA? Ela reconhece os valores como fatos sociais que podem explicar a estabilidade e coerência das sociedades ou das mudanças sociais. O valor exprime uma relação entre as necessidades do indivíduo: respirar, comer, viver, e a capacidade das coisas, objetos ou serviços, em satisfazê-las.
certo
41
Art. 1º - Esta Lei define os crimes de abuso de autoridade, cometidos por agente público, servidor ou NÃO, que, no exercício de suas funções ou a pretexto de exercê-las, abuse do poder que lhe tenha sido atribuído. § 1º - As condutas descritas nesta Lei constituem crime de abuso de autoridade quando praticadas pelo agente (errada)
ou INsatisfação pessoal