問題一覧
1
Segmento da física que se ocupa da dinâmica e dos fenômenos físicos relacionados aos gases ou vácuos. É também o estudo da conversão da energia produzida pelos gases em energia mecânica:
PNEUMÁTICA
2
Quais são as características dos gases?
Compressibilidade; Elasticidade; Expansibilidade e Difusibilidade
3
"O ar, assim como todos os gases, tem a propriedade de ocupar todo o volume de qualquer recipiente, adquirindo seu formato já que não tem forma própria. Assim, se tivermos um recipiente o qual possa ser hermeticamente fechado, e o dotarmos de um mecanismo que impeça a saída desse ar (válvula de retenção), poderemos insuflá-lo nesse recipiente, em quantidade, tanto quanto se deseje, mantendo, é claro, o limite de segurança (resistência mecânica do compartimento). Quanto mais fluido for insuflado no recipiente, mais a pressão interna deles aumentará" Isso é a definição de:
Compressibilidade
4
É a propriedade que possibilita ao ar retornar ao seu volume inicial, uma vez extinto o efeito (força) responsável pela redução do volume:
Elasticidade
5
"O ar, bem como todos os gases, não tem forma definida, o que lhe permite adquirir a forma do recipiente que o contém, ocupando totalmente o seu volume." É a definição de:
Expansibilidade
6
Propriedade do ar que lhe permite misturar-se homogeneamente com qualquer meio gasoso que não esteja saturado.
Difusibilidade
7
Quais são as vantagens do ar comprimido?
a) Vantagens I) Incremento da produção: com investimento relativamente pequeno; II) Redução dos Custos Operacionais: A rapidez nos movimentos pneumáticos e a libertação do operário (homem) de operações repetitivas possibilitam o aumento do ritmo de trabalho, aumento de produtividade e, portanto, um menor custo operacional; III) Robustez dos Componentes Pneumáticos: A robustez inerente aos controles pneumáticos torna-os relativamente insensíveis a vibrações e golpes, permitindo que ações mecânicas do próprio processo sirvam de sinal para as diversas sequências de operação. Alémdisso, são de fácil manutenção; IV) Facilidade de implantação: Pequenas modificações nas máquinas convencionais e disponibilidade de ar comprimido são os requisitos necessários para implantação dos controles pneumáticos; V) Resistência a ambientes hostis: Poeira, atmosfera corrosiva, oscilações de temperatura, umidade, submersão em líquidos, raramente prejudicam os componentes pneumáticos, quando projetados para essa finalidade; VI) Simplicidade de manipulação: Os controles pneumáticos não necessitam de operários com grau elevado de especialização para sua manipulação; VII) Segurança: Como os equipamentos pneumáticos envolvem sempre pressões moderadas, tornam-se seguros contra possíveis acidentes, quer no pessoal, quer no próprio equipamento, além de evitarem problemas de explosão; e VIII) Redução do número de acidentes: A fadiga é um dos principais fatores que favorecem acidentes, a implantação de controles pneumáticos reduz sua incidência (liberação de operações repetitivas).
8
Quais são as desvantagens do ar comprimido?
b) Desvantagens I) O ar comprimido necessita de uma boa preparação para realizar o trabalho proposto: remoção de impurezas, eliminação de umidade para evitar corrosão nos equipamentos, engates ou travamentos, e maiores desgastes nas partes móveis do sistema; II) Os componentes pneumáticos são normalmente projetados e utilizados com uma pressão máxima de 1723,6 kPa. Portanto, as forças envolvidas são pequenas se comparadas a outros sistemas. Assim, não é conveniente o uso de controles pneumáticos em operação de extrusão de metais. Provavelmente, o seu uso é vantajoso para recolher ou transportar as barras extrudadas; III) Velocidades muito baixas são difíceis de serem obtidas com o ar comprimido devido às suas propriedades físicas. Neste caso, recorre-se a sistemas mistos (hidráulicos e pneumáticos); IV) O ar é um fluido altamente compressível, portanto, é impossível a obtenção de paradas intermediárias e velocidades uniformes; e V) O ar comprimido é um poluidor sonoro, quando são efetuadas exaustões para a atmosfera. Esta poluição pode ser evitada com o uso de silenciadores nos orifícios de escape
9
Quais são as grandezas utilizadas para descrever o estado gasoso?
pressão volume e temperatura
10
força exercida em função da compressão do ar em um recipiente, por unidade de área interna dele. *N/m² ou PA (pascal), embora seja comum ainda a utilização de unidades como atm, bar, Kgf/mm², Psi, etc.
pressão
11
magnitude (ou grandeza) física que expressa a extensão de um corpo em três dimensões (comprimento, largura e altura) m³
Volume
12
Propriedade que governa o processo de transferência de calor (energia térmica) para e de um sistema. Está relacionada com a quantidade de energia térmica de um sistema
TEMPERATURA
13
Quais são os tipos de pressões?
pressão absoluta, pressão relativa e pressão diferencial
14
Nessa graduação, o zero corresponde à ausência de pressão. Ao nível do mar, esta escala vai indicar 14,7 PSI, que é o valor da pressão atmosférica nesta altitude. É a pressão atmosférica somada com a pressão relativa
pressão absoluta
15
Também chamada de pressão manométrica. Nessa graduação, o zero corresponde à pressão atmosférica. É a escala utilizada pelos manômetros.
pressão relativa
16
É a diferença entre a pressão interna e a externa. Isto fica evidente nos aviões que têm suas cabines pressurizadas, pois, embora no interior da cabine a pressão permaneça igual a do nível do mar, no exterior da aeronave a pressão é menor em função da altitude. Se, porventura, a porta for aberta, naturalmente a maior pressão expulsará tudo o que não estiver fixado à estrutura, gerando aquilo que conhecemos como vácuo.
pressão diferencial
17
Que Transformação ou lei é essa? "Segundo esta lei, quando mantemos constante a temperatura de um gás, seu volume é inversamente proporcional à pressão. Isto significa dizer que, quanto maior for a pressão, menor será o seu volume e vice-versa. Ex: Seringa de Injeção"
Transformação isotérmica (Lei de BOYLE ou das temperaturas constantes)
18
Que Transformação ou lei é essa? "Esta lei diz que quando mantemos constante a pressão de um gás, seu volume é diretamente proporcional à temperatura, isto é, quanto maior a temperatura, maior será o seu volume. Exemplo: Seringa de vidro aquecida por uma chama (à medida que se aquece, a pressão permanece constante enquanto o êmbolo se desloca por ação de expansão do gás e consequentemente o volume aumentará na mesma proporção)."
Transformação isobárica (Lei de CHARLES ou 1ª Lei de GAY-LUSSAC ou, ainda, Lei das pressões constantes)
19
Que Transformação ou lei é essa? "Esta lei diz que quando mantemos constante o volume de um gás, sua pressão é diretamente proporcional à temperatura, isto é, quando aumentamos ou diminuímos a temperatura de um gás, sua pressão também aumenta ou diminui. Exemplo: Pneus de um carro em movimento"
Transformação isométrica (Lei de CHARLES ou dos volumes constantes)
20
Apesar de insípido, inodoro e incolor, percebemos o ar através dos ventos, aviões e pássaros que nele flutuam e se movimentam; sentimos também o seu impacto sobre o nosso corpo. Concluímos, facilmente, que o ar?
tem existência real e concreta, ocupando lugar no espaço.
21
Quais são as propriedades físicas do ar citadas na apostila?
"O peso do ar" e "O ar quente é mais leve que o ar frio"
22
Temos dois balões idênticos, hermeticamente fechados, contendo ar com a mesma pressão e temperatura. Colocando-os numa balança de precisão, os pratos se equilibram. De um dos balões, retira-se o ar através de uma bomba de vácuo Qual foi a propriedade física do ar observada?
O peso do ar
23
Uma experiência que mostra este fato é a seguinte: uma balança equilibra dois balões idênticos, abertos. Expondo-se um dos balões em contato com uma chama, o ar do seu interior se aquece, escapa pela boca do balão, tornando-se assim, menos denso. Conseqüentemente há um desequilíbrio na balança Qual foi a propriedade física do ar observada?
O ar quente é mais leve que o ar frio
24
O __________é um fluido elástico que não pode ser condensado apenas por aumento de pressão, pois requer ainda uma redução de temperatura
gás
25
"embora seja a matéria em estado gasoso, distingue-se porque é capaz de existir em equilíbrio com o líquido, podendo sofrer liquefação pelo simples abaixamento de temperatura ou aumento da pressão." Estamos falando do:
vapor
26
Basicamente, existem dois processos de compressão de ar utilizados em compressores, quais são?
redução de volume (compressores alternativos) e aceleração de massa (compressores dinâmicos).
27
Quais são as duas classificações fundamentais para os princípios de trabalho do compressor?
deslocamento positivo e cinético ou dinâmico
28
"Baseia-se fundamentalmente na redução de volume. O ar é admitido em uma câmara isolada do meio exterior, onde seu volume é gradualmente diminuído, processando-se a compressão. Quando uma determinada pressão é atingida, as válvulas de descarga se abrem, ou, em alguns casos, o ar é simplesmente empurrado para o tubo de descarga durante a contínua diminuição do volume da câmara de compressão. Resumindo, os compressores que utilizam o princípio de “deslocamento positivo” aprisionam certa quantidade de gás em um espaço fechado para depois reduzir seu volume através da compressão, até que sejam obtidas as pressões desejadas. Como exemplo desse tipo de equipamento, pode-se citar os compressores alternativos ou de êmbolo e os rotativos (de palhetas, tipo parafuso e de lóbulos)." Qual é esse princípio de trabalho?
Deslocamento positivo
29
"A elevação da pressão é obtida por meio de conversão de energia cinética em energia barométrica (de pressão) durante a passagem do ar através do compressor. Isto ocorre mediante o contato do ar admitido com impulsores (rotor laminado) que giram em alta velocidade. Esse ar é acelerado, atingindo velocidades elevadas e, desse modo, os impulsores transmitem energia cinética ao ar. Posteriormente, seu escoamento é retardado por meio de difusores, obrigando a uma elevação na pressão" Que tipo de princípio de trabalho é esse?
Deslocamento Dinâmico
30
Cite as subdivisões dos compressores com deslocamento positivo:
Alternativo -> êmbolo Rotativo (Palheta, Parafuso ou Lóbulo)
31
Cite as subdivisões dos compressores Cinético ou Dinâmico
fluxo radial -> centrífugo fluxo axial
32
Quanto à arrumação dos cilindros, os compressores se dividem em:
Verticais, Angulares, Horizontais, Radiais, em Tandem, em "V" ou "Y" e semi-radial
33
Na classificação dos compressores quanto a pressão, qual classificação é projetada para fornecer pressões de trabalho até 150 PSI. Normalmente, são utilizados para alimentar ferramentas pneumáticas, sistemas de avisos (sirenes, apitos...) e válvulas reguladoras de pressão?
baixa pressão
34
Na classificação dos compressores quanto à pressão, qual é a projetada para pressões que vão de 151 até 600 PSI e são basicamente usados para partidas de motores a diesel?
Média pressão
35
Na classificação dos compressores quanto a pressão, qual é a projetada para fornecer pressões acima de 600 PSI. Suas funções principais estão relacionadas com o lançamento de torpedos e lançamento de aeronaves através de catapultas?
Alta Pressão
36
Na classificação dos compressores, como podemos classificá-los quanto ao estágio?
simples estágio e múltiplos estágios
37
"O ar é comprimido uma única vez enviado para o sistema" Que estágio é esse?
Estágio Simples
38
"nestes o ar aspirado sofre do para competição. Isto é, o ar em compressão passa em cilindros consecutivos cada vez menores, cada um dos quais constitui um estágio de compressão. Por conta das suscetivas compressições, a temperatura, naturalmente, se eleva. Sendo assim, faz-se necessário o uso de um sistema de refrigeração intermediário, ou seja, entre os estágios. Geralmente, emprega-se para esse fim o próprio a ou água." Qu estágio é esse?
múltiplos estágios
39
Na classificação dos compressores como podemos classificá-lo quanto ao trabalho dos êmbolos?
simples efeito e duplo efeito
40
"Esse tipo de compressor leva este nome por ter somente uma câmera de compressão, ou seja, apenas a fase superior do pistão aspira o ar e comprime ponto, a câmera formada pela face inferior está em conexão com carta. Assim quando o movimento descendente tem início O ar é aspirado por meio de válvulas de admissão preenchendo a câmera de compressão. Com o movimento de subida tem início a compressão do ar ponto após obter-se uma pressão suficiente para abrir a válvula de descarga, O ar é expulso para o sistema." Qual é esse tipo de trabalho do embolo?
simples efeito
41
"Este compressor é assim chamado por ter duas câmeras, ou seja, duas faces de ângulo aspiram e comprime. O êmbolo efetua o movimento descendente e o ar É admitido na Câmara superior enquanto que o a contido na Câmara inferior é comprimido e expelido ponto procedendo-se o movimento oposto, a câmara que havia efetuado a admissão do ar realiza sua compressão e, e a que havia comprimido efetua a admissão. Os movimentos prosseguem desta maneira, durante a marcha de trabalho" Que tipo de trabalho do embolo é esse?
Duplo efeito
42
Quais são os tipos de êmbolos?
simples e diferencial
43
Cite todas as formas possíveis de classificação dos compressores:
quanto ao princípio de funcionamento, quanto à arrumação do cilindros, quanta pressão, quanto aos estágios, quanto ao trabalho dos êmbolos e quanto ao tipo de êmbolo
44
Um dos compressores mais comuns de deslocamento positivo. Este tipo de compressor utiliza-se de um sistema bielamanivela para converter o movimento rotativo de um eixo no movimento linear (ou axial) de um pistão ou êmbolo. Nestes, a maioria das pequenas unidades é de simples efeito, isto é, o êmbolo executa somente uma aspiração e uma compressão por revolução do eixo de manivelas. Estamos falando de qual tipo de compressor?
Alternativo
45
Este tipo de compressor possui um rotor ou tambor central que gira excentricamente em relação à carcaça. Esse tambor possui rasgos radiais que se prolongam por todo o seu comprimento e nos quais são inseridas palhetas retangulares. Neste equipamento não há válvulas para admissão e expulsão do gás, apenas aberturas na carcaça.
compressor rotativo de palhetas
46
Este tipo de compressor possui a vantagem do funcionamento contínuo e uniforme, fornecendo, portanto, ar livre de pulsação. Entretanto é recomendada a instalação de uma válvula de retenção na tubulação de descarga, a fim de evitar que ele funcione como um motor ao ser desligado. Além disso, requer lubrificação abundante, a fim de reduzir o desgaste, possibilitando a vedação entre as palhetas e a carcaça:
compressor rotativo de palhetas
47
Este compressor possui dois rotores em forma de parafuso que giram em sentido contrário, mantendo entre si uma condição de engrenamento. Que tipo de compressor é esse?
compressor rotativo tipo parafuso
48
A relação de compressão interna do compressor desse compressor depende da geometria da máquina e da natureza do gás, podendo ser diferente da relação entre as pressões do sistema. Em adição, vale salientar que eles geralmente possuem movimentos sincronizados através de engrenagens, de modo que não há contato metálico entre eles. Portanto, é desnecessário o uso de lubrificantes, fazendo com que o ar fornecido seja isento de óleo Que tipo de compressor é esse?
compressor rotativo tipo parafuso
49
Quais são as vantagens do compressor rotativo tipo parafuso?
- grande volume de ar com baixa pressão; - ar isento de óleo; - mínimo de peças sujeitas a desgastes; - ocupa pequenos espaços; - baixo peso; e - ideal para unidades portáteis.
50
É constituído por uma carcaça (cilindro) dentro da qual giram dois rotores em sentido contrário, sincronizados por meio de engrenagen. Embora os componentes trabalhem bem próximos um do outro, não existe contato entre os rotores e a carcaça. O gás penetra pela abertura de sucção e ocupa a câmara de compressão, sendo conduzido até a abertura de descarga pelos rotores. Que tipo de compressor é esse?
tipo Lóbulo
51
Que tipo de compressor é esse? Esses compressores não trabalham com pressão interna, o ar é meramente bombeado como uma bomba de engrenagem, (por isso são chamados também de sopradores). Assim, só podem ser empregados para baixas pressões de trabalho, sendo o limite, geralmente, de 1 Kg/cm² (15 lb/pol²). Seu nível de ruído é muito alto
tipo Lóbulo
52
o ar é acelerado a partir do centro de rotação em direção à periferia. Quando vários estágios estão reunidos em uma carcaça única, o ar é desacelerado e devolvido em direção ao eixo entre cada estágio, por meio de aletas diretoras fixas. Que tipo de compressor é esse?
compressor centrífugo ou fluxo radial
53
Sua característica principal é manter uma pressão constante com vazões variáveis. Estes compressores ocupam menos espaço quando comparado com outros tipos, além de oferecerem fluxo contínuo sem pulsação ou vibrações Que tipo de compressor é esse?
tipo centrífugo ou fluxo radial
54
Neste tipo de compressor, o ar é acelerado ao longo do eixo por uma série de palhetas rotativas em forma de leque. Entre cada conjunto de palhetas do rotor, existe um conjunto de lâminas fixas presas a carcaça, que corrigem o turbilhonamento, dirigindo novamente o fluxo para o estágio subsequente. É executada ao mesmo tempo, a transformação parcial de velocidade em pressão. Esses compressores tendem a produzir uma vazão constante a razões de pressões variáveis. Que compressor é esse?
tipo fluxo axial
55
Atualmente, há uma tendência para o uso do sistema misto de compressores, no qual os deslocamentos RADIAL e AXIAL são combinados de forma a obter as vantagens individuais que cada um oferece. Os turbos-compressores fornecem ar comprimido isento de óleo. É econômico para a capacidade acima de 500 m²/min a uma pressão de 7 Kg/cm² por isso os turbos-compressores são empregados somente quando se requer uma capacidade muito grande. A regulagem da capacidade é normalmente feita por meio de dispositivos de estrangulamento no lado da aspiração.
tipo fluxo axial
56
Quais são os componentes dos compressores?
válvulas, Cilindros, Êmbolo, conectoras, eixo de manivelas, cárter, volante, filtro de ar, termostato, pressostato, válvula de segurança e válvula automática de água
57
Qual a função das válvulas nos compressores alternativos?
As válvulas controlam a entrada e saída do gás em cada cilindro, permitindo a admissão e a descarga do gás conforme o movimento do pistão
58
Como ocorre a abertura da válvula de sucção em um compressor alternativo?
A válvula de sucção se abre quando o pistão se movimenta em sentido contrário ao cabeçote, criando uma depressão no interior do cilindro.
59
O que faz com que a válvula de descarga se abra?
A válvula de descarga se abre quando a pressão interna do cilindro é suficiente para superar a resistência da válvula, permitindo a saída do gás.
60
Quais são os três tipos de válvulas mencionados no texto?
- Válvula tipo disco - Válvula tipo lâmina ou palheta - Válvula tipo canal
61
Qual é a válvula mais utilizada em compressores alternativos, exceto em cilindros de alta pressão?
A válvula tipo disco.
62
Em que situação as válvulas tipo lâmina ou palheta são mais comumente usadas?
Em compressores de pequena potência, como os de refrigeração.
63
Qual tipo de válvula é usada em cilindros para compressores de alta pressão?
Válvula tipo canal.
64
Quais são as principais causas de avarias nas válvulas?
- Ar de admissão impuro - Excesso de lubrificação - Uso de óleo inadequado - Alta temperatura do ar devido à falta de resfriamento
65
O que pode indicar uma pressão no resfriador intermediário muito acima do normal?
Pode indicar uma anormalidade no estágio seguinte, geralmente causada por má vedação ou ruptura nas válvulas de aspiração
66
Quais são as evidências de mau funcionamento das válvulas?
- Redução da capacidade do compressor e prejuízo ao equilíbrio entre os estágios devido à vedação imperfeita. - Pressão no resfriador intermediário muito acima do normal. - Queda de pressão muito abaixo do normal. - Aquecimento excessivo da tampa das válvulas.
67
Como as válvulas devem ser limpas?
As válvulas podem ser limpas em banho de querosene, utilizando escovas de nylon ou de metal macio para retirar o carbono. Cada conjunto de válvulas deve ser montado no mesmo lugar de onde foi retirado.
68
O que é o cilindro e qual é sua função?
O cilindro é um dos componentes que abrigam os êmbolos.
69
Como também é conhecido o êmbolo e qual é sua função?
O êmbolo também é conhecido como pistão. Ele é uma peça cilíndrica de metal que se move longitudinalmente no interior de um cilindro, aspirando e comprimindo o ar.
70
Qual é a função do anel de compressão?
O anel de compressão evita a fuga de pressão da área de compressão para o cárter do compressor
71
O que são as conectoras e qual é a sua finalidade?
As conectoras funcionam como braços de articulação entre o êmbolo e o eixo de manivelas, transformando o movimento rotativo do motor elétrico em movimento alternativo do êmbolo.
72
Qual é a função do eixo de manivelas?
O eixo de manivelas transforma o movimento rotativo do motor elétrico em movimento alternativo do êmbolo.
73
O que contém o cárter e qual é sua importância?
O cárter contém o eixo de manivelas e o óleo lubrificante indispensável à lubrificação do compressor.
74
Qual é a função do volante no compressor?
O volante transfere o torque do motor elétrico para o eixo de manivelas, resfria os cilindros e melhora o balanceamento
75
Para que serve o filtro de ar em um compressor?
O filtro de ar tem a função de reter as partículas de impurezas presentes no ar antes que ele seja submetido à compressão.
76
Quais são as propriedades que um filtro de ar deve possuir?
Um filtro de ar deve ter grande capacidade de retenção de partículas, grande capacidade de acumulação, baixa resistência ao ar e alta resistência mecânica.
77
Qual é a função do pressostato em um compressor?
O pressostato desliga o compressor quando a pressão limite na ampola é atingida e o religa quando a pressão atinge o limite mínimo para o qual foi regulado
78
Como funciona o termostato nos compressores modernos de alta e média pressão?
Os compressores modernos são equipados com dispositivos termostáticos de parada automática que atuam quando a temperatura da água excede um determinado limite, parando o compressor sem lhe dar partida automática.
79
Onde é instalada a válvula de segurança nos compressores de ar?
A válvula de segurança é instalada na rede de descarga e atua quando a pressão na ampola ultrapassa 10% da pressão limite de funcionamento. Nos compressores mais recentes, há uma válvula de segurança para cada estágio e uma na rede de descarga para as ampolas.
80
Qual é a função da válvula automática de água?
A válvula automática de água permite a circulação da água de resfriamento apenas quando o compressor está debitando (comprimindo).
81
O que faz a válvula de retenção?
A válvula de retenção impede o retorno de ar da ampola para o compressor.
82
Como funciona o ciclo de compressão nos compressores alternativos?
O ar é aspirado quando o êmbolo desce. Ao subir, a válvula de aspiração se fecha, ocorrendo a compressão do ar. Na fase de descarga, a válvula de descarga se abre quando a pressão do ar vence a pressão da mola, descarregando o ar. O ciclo então se reinicia.
83
Quais são os tipos de sistemas de resfriamento utilizados nos compressores?
Água - usado em compressores de alta e média pressão. Ar - usado em compressores de baixa pressão. Óleo - usado em compressores de baixa pressão, como os de parafuso e palhetas.
84
Por que é importante o resfriamento nas fases intermediárias e final?
O resfriamento é necessário para retirar o vapor d’água, evitar a condensação nos reservatórios e na rede, e prevenir o aumento do volume do ar que resultaria em maior esforço para a compressão.
85
Quais são os principais sistemas de lubrificação dos compressores de ar?
Arrastamento - usado em compressores tipo palheta e parafuso. Forçada - usada em compressores de alta pressão, através de uma bomba de engrenagem. Salpico - comum em compressores de baixa pressão.
86
Qual é a função do separador nos compressores de ar?
O separador remove e purga as partículas de água, resultantes da condensação, e de óleo provenientes do sistema de lubrificação do compressor.
87
Quais são as funções do reservatório de ar em uma instalação compressor?
O reservatório de ar tem as funções de armazenar o ar comprimido, colaborar no resfriamento do ar, reter condensados residuais, e equalizar as variações de pressão na linha de distribuição
88
Quais são as características que determinam o dimensionamento dos reservatórios de ar?
O dimensionamento dos reservatórios de ar é baseado na capacidade do compressor, no sistema de regulagem empregado, na pressão de serviço, e no consumo máximo de ar.
89
Segmento da física que se ocupa da dinâmica e dos fenômenos físicos relacionados aos gases ou vácuos. É também o estudo da conversão da energia produzida pelos gases em energia mecânica:
PNEUMÁTICA
90
Segmento da física que se ocupa da dinâmica e dos fenômenos físicos relacionados aos gases ou vácuos. É também o estudo da conversão da energia produzida pelos gases em energia mecânica:
PNEUMÁTICA
91
Quais são as duas funções básicas de uma rede de distribuição de ar comprimido?
Comunicar a fonte produtora com os equipamentos consumidores e funcionar como um reservatório para atender às exigências locais.
92
O que é uma unidade de distribuição ou rede de distribuição?
É um conjunto de tubulações que derivam de uma tubulação principal que sai do reservatório, passa pelo secador e direciona o ar comprimido até os pontos individuais de utilização.
93
Quais são os requisitos de um sistema de distribuição de ar comprimido?
Pequena queda de pressão, não apresentar escape de ar, grande capacidade de separação de condensado.
94
Qual é a diferença entre uma rede de circuito aberto e uma rede de circuito fechado?
A rede de circuito fechado mantém uma pressão constante e proporciona uma distribuição mais uniforme, enquanto a rede de circuito aberto é utilizada em áreas específicas, como transporte aéreo de materiais.
95
Como a curvatura da rede de distribuição deve ser projetada?
As curvas devem ter o maior raio possível para evitar perdas por turbulência, com a curva mínima possuindo um raio interno de no mínimo duas vezes o diâmetro externo do tubo.
96
Por que a inclinação da rede é importante?
Para favorecer o recolhimento de condensado e impurezas, levando-os ao ponto mais baixo, onde são eliminados pelo dreno.
97
O que é uma unidade de condicionamento e qual sua importância?
É um conjunto que inclui filtro, regulador de pressão e lubrificador, necessário para garantir o bom funcionamento e longevidade dos componentes pneumáticos.
98
Quais são as três funções básicas para garantir o bom tratamento do ar comprimido?
Filtragem, regulagem da pressão do ar e lubrificação do ar.
99
Como funciona o filtro de ar comprimido?
O ar comprimido passa por defletores que causam turbilhonamento, separando umidade e partículas sólidas, que escorrem para o fundo do copo, enquanto o ar filtrado retorna ao sistema.
100
Qual a diferença entre dreno manual e dreno automático?
O dreno manual requer interferência humana para escoar o condensado, enquanto o dreno automático faz isso sem intervenção.