問題一覧
1
Diabetes e suas complicações constituem as principais causas de mortalidade precoce na maioria dos paises Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) sobre essa temática. As complicações do diabetes são categorizadas como distúrbios microvasculares e macrovasculares, que resultam em retinopatia, nefropatia, neuropatia, doença coronariana, doença cerebrovascular e doença arterial periférica. O aumento da prevalencia do diabetes está associado a diversos fatores, maior frequência estilo de vida sedentario, maior frequência de excesso de peso, crescimento e envelhecimento populacional e, também, à maior sobrevida dos individuos com diabetes. O diabetes mellitus (DM) é um distúrbio metabólico complexo, sendo que no DM tipo 2 é resultante da destruição imunomediada de celulas produtoras de insulina nas ilhotas de Langerhans. O DM tipo 1 ocorre em razão da resistência à insulina e da deficiência relativa de insulina. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V.V.F.F
2
Em relação ao Pé Diabético, considere as afirmações a seguir. I- A Neuropatia diabética é definida pela presença de sintomas ou sinais de disfunção dos nervos. de forma difusa ou focal, em pessoas com DM, após a exclusão de outras causas. II- A Neuropatia diabética é caracterizado pela perda progressiva da sensibilidade. III-A Neuropatia diabética é caracterizada pela presença de infecção ou destruição de tecidos profundos. Quais estão corretas?
Apenas I e II
3
Em relação ao Pé Diabético, considere as afirmações a seguir. I- A Neuropatia diabética é definida pela presença de sintomas ou sinais de disfunção dos nervos. de forma difusa ou focal, em pessoas com DM, após a exclusão de outras causas. II- A Neuropatia diabética é caracterizado pela perda progressiva da sensibilidade. III- O pé diabético é caracterizada pela presença de infecção ou destruição de tecidos profundos. Quais estão corretas?
I, II e III
4
Após a realização de alguns exames, um paciente foi diagnosticado com Diabetes Mellitus (DM) tipo 1. Sobre as caracteristicas desse tipo de diabetes, é correto afirmar que:
A apresentação é em geral abrupta, acometendo principalmente crianças e adolescentes sem excesso de peso;
5
São sinais e sintomas da Diabete Melito tipo 1
poliúria, polidipsia, polifagia e perda ponderal
6
Paciente do sexo masculino, 65 anos, com queixa de dor nos pés há três anos, em queimação, agulhadas, picadas, e às vezes em choque. Ao exame fisico havia diminuição da sensibilidade em ambos os pés até 5 cm proximal ao tornozelo, alodínia e diminuição do reflexo Aquileu. Realizado exames laboratoriais e descartada outras formas de neuropatia, classificado na escala de EVA 3/10 (leve). O médico aventou o diagnostico de Neuropatia diabética, foi realizado otimização de medicação para as doenças de base, e iniciado medicação para neuropatia diabética. Qual das drogas abaixo exemplifica a primeira linha de tratamento para neuropatia diabética de acordo com SBD:
Amitriptilina
7
Pacientes portadores de insuficiência cardiaca, qual a recomendação de classe de medicação para iniciar tratamento de diabetes tipo 2:
Inibidores SGLT2+ Metformina
8
A probabilidade de apresentar Diabetes Melittus (DM) ou um estado intermediário de glicemia depende da presença dos fatores de risco. O público-alvo para o rastreamento do DM em adultos assintomáticos é o que apresenta excesso de peso (IMC > 25 kg/m2) e qual dos seguintes fatores de risco associado?
Glicemia pós-prandial alta (>110mg/dl)
9
J.M.C, masculino. 53 anos, pardo, natural e procedente de Fortaleza/CE, casado, dono de uma lanchonete familiar, católico. Em consulta de rotina para o controle da diabetes relatou queixas de dormência, formigamento e uma maior sensibilidade a dor em membros inferiores, além de diarreia. Relata inicio de sintomas há 2 meses com sensação de dormência nas articulações dos pés. Informa uma piora dos sintomas à noite. E diabético (DM1) há 38 anos e hipertenso há 5 anos. Usa losartana, LISPRO associada a insulina regular (mas afirma não fazer o uso do medicamento da forma adequada). Nega alergias. Fumou por 10 anos, tendo uma carga tabágica de 20 maços/ano, e etilista ocasional. Pai morreu de CA de pulmão e mãe tem Alzheimer e também é hipertensa, O último exame de glicemia em jejum era de 130 mg/dl e a hemoglobina glicada era de 7,1%. Ao exame fisico, estava lúcido, orientado em tempo e espaço, afebril, acianótico e anictérico, hidratado, PA 150×90 mmhg, frequência cardíaca (FC) em 90 bpm, eupneico, frequência respiratória (FR) em 18 irpm. Abdome globoso, flácido, ruidos hidroaéreos presentes, circunferência da cintura (C) em 115 cm (normal menor igual a 102 cm, em homens), relação cintura/quadril igual a 1,15 (normal menor igual a 1, em homens). Figado e baço não palpáveis. Não refere dor à palpação superficial nem profunda. Ao teste de sensibilidade dos membros inferiores, paciente relatava dor ao minimo toque, com perpetuação da sensação dolorosa, evidenciando hiperalgesia (dor exagerada ou prolongada) e hiperpatia (resposta exagerada a estimulo doloroso). Consegue flexionar e estender os MMII normalmente. A pele da região estava normocorada e sem evidências de soluções de descontinuidade. No exame da marcha, deambula normal. O diagnostico provável é de
Neuropatia diabética
10
Em relação aos fatores de risco para Diabetes Mellitus. Assinale a alternativa correta.
hipertensão - obesidade - história familiar de diabetes
11
A mais importante intervenção para a prevenção da neuropatia periférica do diabetes mellitus é:
Otimizar o controle glicémico
12
Com relação a diabetes melitus, seu diagnóstico, tratamento e monitorização, assinale a alternativa CORRETA:
Fatores que alteram a sobrevida das hemácias (anemias carenciais, sindromes hemoliticas, entre outros) podem alterar o resultado da hemoglobina glicada.
13
Em pacientes que necessitam de tratamento medicamentoso do diabetes melitus tipo 2 (DM2), sem complicações vasculares ou renais conhecidas, Indique a droga de primeira escolha como monoterapia.
Metformina
14
JM, masculino, 62 anos, realizou em um posto de triagem da Atenção Primária à saúde (APS) em uma campanha pública de prevenção de diabetes mellitus (DM), uma glicemia capilar. Obteve na oportunidade um resultado de 110 mg/dL de glicemia. Para o diagnóstico inicial de DM na investigação laboratorial complementar, deve ser observado em uma primeira investigação o parâmetro:
De uma glicemia plasmática de jejum maior ou igual a 126 mg/dl, de uma glicemia duas horas após uma sobrecarga de 75g de glicose igual ou superior 200 mg/dl ou uma hemoglobina glicada (HbA1c) maior ou igual 6,5%
15
Sobre o tratamento farmacológico de diabetes tipo 2 analise as afirmativas abaixo e de valores verdadeiro (V) ou falso (F) A metformina o agente farmacológico inicial preferência para o tratamento de diabetes tipo 2. Uma vez iniciada, a metformina deve ser continuada enquanto for tolerada não contraindicada; outros agentes, que não a insulina, não devem ser associados à metformina A introdução precoce de insulina deve ser considerada se houver evidência de catabolismo continuo, como perda de peso, se houver sintomas de hiperglicemia ou quando houver níveis de Hemoglobina glicada > 9% ou glicemia ≥ 2300 mg/dl. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
V-F-V
16
Paciente do sexo feminino, 63 anos de idade, teve hipertireoidismo há 24 anos atrás apresentando remissão espontânea 1 ano após iniciar tapazol (TPZ) 30 mg ao dia, Há 4 anos voltou a apresentar concentrações diminuídas de TSH sanguíneo, porém com menos sintomas. Há 6 meses, fez hipotiroidismo sintomático com 20 mg de TPZ e piorou após prescrição de levotiroxina, 50 mcg/dia feita pelo clinico geral. Após a suspensão da levotiroxina, o TSH voltou acair para 0,05 mcU/ml (VR 0,5 a 4,5 mcU/ml), com T4 lyre= 3,1 ng/dl (até 1,7) e T3 livre= 0,59 ng/dl (até 0,37). (+) T4 T3 + Ao Exame Fisico: Altura: 156 cm; Peso 59,1 kg. Extremidades quentes e úmidas apresentando tremores finos Olhos apenas retração palpebral, sem exoftalmia FC= 110 bpm, RCR, PA=150/80 mmHg. Tiróide palpável, com consistência elástica, sem frémitos ou sopros. Qual exame laboratorial teria utilidade em esclarecer a etiologia da doença?
Anticorpos anti-receptor do tsh;
17
Mulher de 35 anos procura atendimento médico por apresentar perda de 5 Kg em 3 meses, palpitações, insônia, hipermenorreia e episódios de diarreia frequentes, sem motivo aparente. O diagnóstico provável é de:
Hipertireoidismo
18
A respeito de tireoidite de Hashimoto, assinale a opção correta:
Na maioria dos pacientes com esse tipo de tireoidite, são observados níveis elevados anticorpos antitireoperoxidase (anti-TPO).
19
O Diabetes Mellitus (DM) é um problema de saúde para todos os países, independentemente do seu grau de desenvolvimento. O DM consiste em um distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na produção de insulina ou na sua ação, ou em ambos os mecanismos. Atinge proporções epidémicas, com estimativa de 425 milhões de pessoas com DM mundialmente. Sobre a DM assinale a alternativa CORRETA:
O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença autoimune, poligênica, decorrente de destruição das células ẞ pancreáticas, ocasionando deficiência completa da produção de insulina.
20
Paciente 10 anos, peso 42kg, acompanhado pela mãe a consulta de rotina com relato de perda de peso, polidipsia, polifagia, apresenta exames laboratoriais glicemia de jejum 210mg/dl; HBA1c 9,5%. Relata fazer atividade fisica diária e ter uma boa alimentação. A. Qual o provável diagnóstico? b. Solicitaria mais algum exame? Quais? C. Qual tratamento você indicaria? d. Qual as orientações você realizaria para esse paciente?
a - DM1 b - sim, solicitaria anticorpos anti-ilhotas (IAA), anti-GAD, anti-insulina, TOTG, hemograma completo e exames da tireóide c - Insulinoterapia, nph ação intermediária, dose 0,4 a 1 UI kg/dia, 2/3 pela manhã e 1/3 a noite, tem duração de 12-18 horas d - Educação sobre a doença para o paciente e a família, sintomas de hipoglicemia e hiperglicemia, e como agir em cada situação. O paciente e os pais devem aprender a administrar a insulina e a monitorar a glicemia de acordo com a prescrição médica. Realizar atividade física Alimentação balanceada e distribuição adequada das refeições ao longo do dia.