記憶度
8問
24問
0問
0問
0問
アカウント登録して、解答結果を保存しよう
問題一覧
1
quais os dados recolhidos pelo investigador
mediçao e observação
2
sobre o que è o metodo do estudo qualitativo
è sobre o" que" as pessoas pensam e o "porque" de pensarem assim
3
estudo qualitativo Entender como os consumidores tomam decisões pode ajudar a
tirar conclusões em estudos de mercado
4
Os resultados dos métodos qualitativos são mais
descritivos e as inferências podem ser feitas com bastante facilidade a partir dos dados obtidos.
5
indica 3 tipos de estudos qualitativos
▪ Entrevistas individualizadas ▪ Focus group ▪ Focus panel
6
estudos qualitativos entrevista meios :
Presencial ▪ Por telefone ▪ Online (Zoom, Skype, Microsoft Teams)
7
estudos qualitativos Quando a entrevista é conduzida cara a cara, é possível ler a _______________ dos entrevistados, fortalecendo as respostas recebidas.
linguagem corporal
8
O entrevistador pode tirar ____________ à mão e se houver gravação, a gravação deve ser ____________ antes de se iniciar o processo de análise dos dados.
notas, transcrita
9
estudos qaulitativos focus panel
Variante do Focus group que utiliza o grupo várias vezes em local de consumo. Efetua-se uma reunião inicial com o grupo, promovendo a discussão de forma orientada, e depois cada consumidor, em sua casa, faz a análise do produto para posterior discussão.
10
Perceção do consumidor face aos produtos alimentares contem 2 partes:
• Sensorial • Emocional
11
analise sensorial
A análise sensorial é uma metodologia científica usada para medir, analisar e interpretar a perceção no avaliador dos estímulos recebidos pelas caraterísticas dos alimentos, através dos seus sentidos (visão, olfato, paladar, tacto e audição).
12
Perceção -
É o resultado no provador de uma propriedade que é percebida pelos órgãos dos sentidos.
13
as cararcteristicas fisicas e quimicas de uma alimento afetam a sua qualidade sensorial?
shimmm
14
as condições fisiologicas , psicológicas e Sociológicas do individuo afetam o seu sentido de qualidade sensorial?
shimmm
15
Para que os resultados da análise sensorial sejam fiáveis, muitos elementos estão envolvidos e que precisam ser rigorosamente definidos, indica os 6
.provador .produto .teste .equipa técnica .local .prova
16
O local de Análise Sensorial influencia fortemente os resultados: define e da exemplos .Local de consumo .Local central .Sala de provas
No próprio local de consumo (casa) é o local que melhor se aproxima à normal situação de consumo. Locais Centrais são os locais de compra (supermercados, hipermercados), as escolas, os centros comerciais ou qualquer outro lugar com grande densidade populacional. Sala de provas – as provas efetuadas em ambiente controlado (Laboratório de Análise Sensorial).
17
qual o local de analise que mais se assemelha à situaçao de consumo
No próprio local de consumo (casa) é o local que melhor se aproxima à normal situação de consumo.
18
Prova técnica ou analítica objetivo
(normalmente avaliação da intensidade de atributos sensoriais específicos) ▪ Verificação de especificações, elaboração de lotes, deteção de defeitos, elaboração de correções, reformulação produto, determinação tempo vida, otimização novo produto, caraterização novo produto.
19
FOLHA DE PROVA (QUESTIONÁRIO)
O provador deve preencher uma Folha de Prova (registo das respostas do provador às questões colocadas) que depende do tipo de teste pretendido
20
o que deve ter uma folha de prova
.A folha de prova deve pedir a identificação do provador (ou código) e a data; .facultativamente podem ser feitas mais perguntas que permitam caraterizar o provador (caraterização sociodemográfica, como a idade, sexo, habilitações académicas e a caraterização dos hábitos de consumo) A folha de prova deve igualmente orientar o provador nos procedimentos a executar (orientador da prova deve igualmente fazê-lo verbalmente) e terminar agradecendo a participação do provador.
21
diz para que serve a orientaçao da prova e da exemplo
A orientação da prova é fundamental para evitar erros grosseiros (ex. pedir por ordem decrescente de intensidade de um atributo e indicarem por ordem crescente).
22
tipos de provadores existe 4 enunciaos e define cada um
.Consumidor – indivíduo que utiliza consome o produto. Provador – indivíduo que participa numa prova sensorial. Degustador – provador que avalia, especificamente na boca, os atributos organoléticos dos produtos alimentares (é geralmente preferível empregar o termo provador por ser mais abrangente). Painel – grupo de provadores que participam numa prova sensorial.
23
a folha de prova pode ser de duas formas enuncia vantagens e desvantages
Em papel (mais económico, contudo mais suscetível a erros na recolha dos dados). Em suporte digital que permite a recolha direta dos dados (software especializado ou desenvolvimento de próprio). .suporte digital portátil (laptop, tablet, smartphone, …) permite fazer a prova fora do Laboratório de Análise Sensorial (local de consumo e local central).
24
.O ambiente envolvente afeta a perceção sensorial de um produto
simmm
25
como devem ser as provas cegas amostras
Para evitar influenciar o provador na resposta, as amostras deverão ser apresentadas ao provador codificadas com 3 dígitos (aleatórios). Os códigos podem ser diferentes de provador para provador ou serem iguais;
26
APRESENTAÇÃO DAS AMOSTRAS
▪ De acordo com os testes, as amostras podem ser apresentadas em simultâneo (com uso de tabuleiro) ou de forma monádica (uma amostra de cada vez; sucessivamente). ORDEM DE APRESENTAÇÃO ▪ A ordem de apresentação das amostras deverá garantir o balanceamento das amostras entre provadores. As amostras devem ser balanceadas quer tenham apresentação em simultâneo ou de forma sucessiva (monádica). ▪ Em alternativa à ordem balanceada deve ser aleatória
27
O teste a executar na análise sensorial depende
do objetivo pretendido.
28
Os testes de análise sensorial podem ser divididos em três grupos principais, de acordo com o tipo de perguntas (problema) que se quer dar resposta: enuncia e da exemplos de perguntas
Testes discriminativos ou de diferenciação : - Será percetível alguma diferença (deteção) se ocorrer uma modificação no processo, na formulação, na embalagem ou nas condições de armazenamento? ▪ Testes afetivos - Os consumidores gostam deste produto? O produto é bem aceite (aceitação)? - Qual o produto preferido pelo consumidor (preferência)? ▪ Testes descritivos - Quais são as caraterísticas sensoriais (descrição) do novo produto? - Quais são as consequências de uma modificação no processo, na formulação, na embalagem ou nas condições de armazenamento nos atributos do produto?
29
Após a escolha do teste, tendo em consideração o objetivo da análise sensorial, é possível definir:
CONDIÇÕES DE ENSAIO/PROVA ▪ Local ▪ Nº e tipo de provadores PROCEDIMENTO ▪ Amostras: Deverão ser preparadas de acordo com as especificidades do produto, mantendo constante todas as restantes variáveis do estudo. Na identificação deverão ser utilizados códigos com 3 dígitos. ▪ Apresentação das amostras: em simultâneo ou de forma monádica; balancear amostras entre provadores. ▪ Folha de prova (o que é pedido questionado ao provador) ANÁLISE DOS RESULTADOS ▪ Tratamento estatístico da resposta sensorial.
30
Variáveis qualitativas nominais perguntas
• Resposta à pergunta … (sim ou não) Ex. resposta à pergunta se as amostras são iguais ou diferentes, resposta à pergunta se a amostra é igual a A (Teste A – não A); … • Escolha … (Código das amostras) Ex. resposta à pergunta qual a amostra mais … (Teste de Comparação Emparelhado); qual a amostra diferente (Teste Triangular); qual a amostra igual à referência (Teste Duo-Trio); quais são os 2 grupos de amostras diferentes (Teste Dois-Cinco); qual a amostra preferida (Teste de Comparação Emparelhado Hedónico);
31
Escala Hedónica exemplo
varia do extremamente aceitacel ate o extremamente desagradável
32
Escala de intenção de compra ex
certamente comprava provavelmente talvez provavelmente nao comprava certamente nao comprava
33
Escala de atitude face ao consumo
Comeria isto sempre que tivesse oportunidade Comeria isto muito frequentemente Gosto disto e comeria de vez em quando Comeria isso se estivesse acessvel, mas não me esforçaria para isto Não gosto disso, mas comeria ocasionalmente Raramente comeria isto Só comeria isto se não pudesse escolher outro alimento Só comeria isto se fosse forçado
34
Variáveis quantitativas
Intensidade de um atributo • Ex. Avalie a intensidade de um atributo em determinada escala (Teste Descritivo Simples, Teste de Perfil Sensorial)
35
TESTES AFETIVOS
São testes em que é pedido ao consumidor para exprimir a sua preferência ou aceitação relativamente a um dado produto(s).
36
Os testes afetivos ou Testes ao Consumidor, dividem-se em:
Qualitativos ▪ Focus group ▪ Focus panel ▪ Entrevistas Quantitativos ▪ Teste de preferência indicar o produto que prefere relativamente a outro(s). ▪ Teste de aceitação indicar o grau de aceitação de um ou mais produtos. ▪ Teste de aceitação/expectativa indicar o grau de aceitação de vários produtos e depois avaliar a expectativa que tem do caráter agradável desses produtos através da embalagem
37
testes afetivos CLASSIFICAÇÃO e ORDENAÇÃO sao referentes à
Preferência
38
testes afetivos PONTUAÇÃO è referentes à
Aceitação
39
teste afetivo Qual a amostra preferida? Qual a amostra que gosta mais?
COMPARAÇÃO EMPARELHADA
40
teste afetivo Qual a amostra preferida?
COMPARAÇÃO multipla
41
teste afetivo qual tipo de teste que ordena por preferência
Ranking
42
se tivemos 6 amostras quantas combinações temos
720 6x5x4x3x2x1
43
se tivemos 5 amostras quantas combinações temos
120 5x4x3x2x1
44
se tivemos 7 amostras quantas combinações temos
5040 7x6x5x4x3x2x1
45
qual a pergunta Teste de diferenças específicas:
Ordene as amostras por ordem (crescente/decrescente) de intensidade de um atributo
46
qual a pergunta Teste de preferência ordinal:
Ordene as amostras por ordem (crescente/decrescente) de preferência
47
dados fornercidos pelo individuo
inquiriçao por questionário inquiriçao por entrevista
48
estudo qualitativo Definição
Um estudo qualitativo é definido como um método de recolha de dados que se foca na obtenção de dados na forma de palavras, por meio de comunicação aberta e conversacional.
49
o que os metodos qualitativos permitem
permitem aprofundar as respostas dos entrevistados, onde o entrevistador tenta entender as suas motivações, perspetivas, experiências e sentimentos. Entender como os consumidores tomam decisões pode ajudar a tirar conclusões em estudos de mercado
50
estudos qualitativos entrevista definiçao
Entrevistas individuais a um grupo de participantes, selecionados segundo um determinado critério, em que o responsável mantém o mesmo ‘formato de entrevista (segue um guião), podendo incluir gravações (áudio e vídeo).
51
estudos qualitativos Focus group - definiçao
Grupo de 10 a 12 consumidores, selecionados segundo um determinado critério, que reúnem durante 1 a 2 horas para discutir sobre os produtos (protótipos, etc… ), devidamente orientados pelo responsável do grupo que dinamiza a sessão com técnicas específicas, podendo incluir gravação (áudio e vídeo).
52
TIPOS DE QUESTIONÁRIOS NO CONSUMO ALIMENTAR
.Caraterização dos hábitos de compra e ou consumo alimentar (do próprio e do agregado familiar) . Caraterização da frequência de compra e/ou consumo alimentar (do próprio e do agregado familiar) . Atitude do consumidor relativamente à saúde, nutrição, … (grau de concordância, …)
53
Caraterística organolética -
propriedade de um produto que é percebida pelos órgãos dos sentidos.
54
prova de julgamento objetivo
▪ Apreciação da sua qualidade (ex. fazer edição especial; decidir classificação como Vinho do Porto Vintage) ▪ Concursos (comparação de produtos entre si) ▪ Certificações (avaliação de conformidade)
55
A resposta sensorial varia consoante os testes (porque depende do objetivo). As respostas sensoriais são variáveis de diferentes tipos. A resposta sensorial pode ser obtida através de diferentes ações pedidas ao provador, enuncias estas e da exemplos
▪ CLASSIFICAÇÃO (Classification) – As amostras são identificadas de acordo com uma caraterística nominal. Exemplos são o reconhecimento de um odor ou sabor específico num produto; a identificação de um defeito e a escolha da amostra preferida/diferente. ▪ ORDENAÇÃO (Ranking) – As amostras são ordenadas (classificadas numa ordem) de acordo com a intensidade de um atributo ou grau de satisfação. ▪ AVALIAÇÃO EM ESCALA (PONTUAÇÃO) (Scaling) – As amostras são avaliadas de acordo com uma escala em termos da intensidade de um atributo ou do grau de satisfação; a escala pode ser ordinal ou numérica.
56
Variáveis qualitativas ordinais
• Ordenação de uma intensidade Ex. Ordene as amostras por ordem de intensidade de um atributo (menos doce, doce intermédio, mais doce) (Teste de Ordenação) • Ordenação de uma preferência Ex. Ordene as amostras por ordem de preferência (menos preferido, …, mais preferido) (Teste de Ordenação Hedónica) • Aceitabilidade Ex. Avalie o grau de aceitação de um produto em determinada escala (Teste de aceitação)
57
Variáveis qualitativas ordinais • Aceitabilidade contem 3 escalas enuncia e define
•Escala Hedónica Escala que exprime o grau de agrado ou desagrado de um produto • Escala de Intenção de Compra Escala que mede o grau de aceitação de um produto com base na intenção de compra • Escala de Atitude face ao Consumo (FACT - Food Action Rating) Escala que mede o grau de aceitação de um produto com base na atitude do consumidor em relação à frequência que estaria disposto a consumir o produto m em determinado período. A escala deve ter intervalos entre termos “iguais”; pode ser de 5, 7 ou 9 pontos.
58
TESTES AFETIVOS São utilizados este tipo de testes na:
▪ Otimização de novo produto ▪ Definição do tempo de vida de novo produto ▪ Análise do potencial do novo produto em termos de mercado (comparação com concorrentes)
59
Prova de consumidores tipos de avaliação
▪ Avaliação da aceitabilidade ▪ Avaliação da preferência