問題一覧
1
É função do catálogo:
descrever unitariamente as peças de uma ou mais séries, ou de um conjunto de documentos, respeitando ou não a ordem da classificação.
2
A organização dos arquivos em um escritório é feita por meio de um sistema de numeração no qual, para cada assunto, criam-se exatamente os mesmos critérios de classificação. Esta característica de uniformidade e similaridade na numeração é denominada de:
padronização
3
Quando se usa os mesmos critérios de classificação é uma padronização
Certo
4
Quais as principais funções da Gestão Documental?
Fornecer evidências, condução transparente das atividades e controle das informações.
5
Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal, no exercício de suas atividades, em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias. A finalidade precípua dos arquivos é:
Administrativa
6
Envio de documentos para a instituição arquivística pública, acompanhados dos instrumentos de recuperação da informação com vistas à sua guarda permanente e seu acesso público. Trata-se do procedimento arquivístico denominado
recolhimento
7
Um desenvolvedor brasileiro gostaria de preservar um jogo de videogame de sua própria autoria, desenvolvido para uma plataforma de videogame cujo hardware específico não é mais comercializado e os que restam são antigos e de difícil acesso. Entre as diversas estratégias de preservação digital para solucionar o problema do desenvolvedor, qual seria a mais indicada, levando em conta a fidedignidade da informação?
emulação
8
De acordo com a extensão da atuação, que nome se da ao arquivo estabelecido junto aos órgãos operacionais que cumpre as funções de um arquivo corrente?
Setorial
9
Qual o tipo de arquivamento em que os documentos são colocados lado a lado, um atrás do outro sendo possível retirar o documento desejado sem retirar os outros do arquivo, mas que, no entanto, acaba por prejudicar a conservação dos documentos, pois o papel tende a amassar quando guardado dessa forma?
Arquivamento vertical
10
Considerando o gênero dos documentos e suas respectivas definições, assinale a alternativa INCORRETA.
Filmográficos: documentos em suporte sintéticos, em papel emulsionado ou não, contendo informações estáticas.
11
Os documentos em uma organização podem ser classificados em diversas categorias. Assinale a alternativa que apresenta corretamente algumas das principais classificações de documentos.
Especie, formato e natureza do assunto.
12
Nos termos da terminologia arquivística usualmente adotada no Brasil, assinale a afirmativa correta quanto aos métodos de ordenação de documentos em um arquivo.
Método dígito-terminal: ordenação que tem por eixo um código numérico dividido em grupos de dois dígitos, lidos da direita para a esquerda, que indicam a disposição física dos documentos.
13
No tocante à gestão de arquivos em um órgão público, pode-se afirmar corretamente que os documentos arquivados:
devem ser classificados de acordo com critérios específicos
14
A respeito do serviço de protocolo de um órgão público, a autuação corresponde a ação de:
formalizar um processo atribuindo-lhe numeração única, fazendo os registros devidos em sistema informatizado ou em livro de controle e entregando o número de protocolo ao interessado.
15
Nos termos da terminologia arquivística usualmente adotada no Brasil, assinale o conceito corretamente descrito:
Apostila: nota ou aditamento feito oficialmente em documento.
16
Nas metodologias de tratamento documental arquivístico, o reconhecimento da autenticidade do documento em relação à: espécie, conteúdo e finalidade; datação (datas tópica e cronológica); origem/proveniência; transmissão/tradição documental e fixação do texto, são etapas da:
identificação diplomática do documento.
17
Respeitar o órgão de origem mantendo separados os documentos de cada órgão e a ordem estrita da disposição dos documentos no interior de um fundo, constitui:
o princípio do respeito aos fundos.
18
As instituições arquivísticas, por meio de suas funções de recolhimento, custódia, preservação e organização de fundos documentais são importantes para a construção e fortalecimento de identidades e da memória das sociedades. Elas devem promover ações culturais e educativas para que o cumprimento de suas funções sociais seja bem sucedido. No âmbito dessas atribuições deverão:
promover debates e palestras a fim de divulgar os resultados das pesquisas de seus usuários e eventos de alcance da comunidade em geral, para divulgar o acervo custodiado pela instituição, suas temáticas e relações com as diferentes comunidades de onde provém os potenciais usuários do arquivo.
19
Segundo os “Princípios de acesso aos arquivos”, do Conselho Internacional de Arquivos, as instituições custodiadoras de acervos arquivísticos devem assegurar “que restrições de acesso sejam claras e de duração determinada, baseadas em legislação pertinente”; e devem, ainda, reconhecer o direito à privacidade e respeitar os direitos dos proprietários de documentos privados. Para que seja mantido o respeito ao cumprimento de direitos para as várias partes envolvidas no acesso aos documentos de arquivo, constitui uma boa prática no acordo entre produtores e custodiadores de arquivos estabelecer as condições de acesso:
antes ou durante os procedimentos de transferência de custódia de arquivos para a instituição de guarda, para que constem dos instrumentos formais validados.
20
São constituintes dos arquivos documentos de formatos e tamanhos variados, que necessitam de tratamento documental arquivístico metodologicamente validado por uma teoria. E manuseio e armazenagem adequados às suas condições físicas e materiais. Na associação entre a metodologia de tratamento documental arquivístico (arranjo e descrição) e os procedimentos de acondicionamento e armazenagem de documentos de um mesmo fundo, devemos considerar que:
fotografias e documentos textuais de um mesmo fundo devem ser classificados e descritos com base no princípio do respeito aos fundos. O acondicionamento e a armazenagem devem seguir as necessidades do suporte, sem corromper a estrutura interna e externa do conjunto.
21
Constitui um instrumento importante para a gestão de documentos para fins de destinação de documentos ao arquivo permanente:
o termo de recolhimento.
22
Há documentos dotados de valor de guarda permanente e que não poderão ser eliminados após a microfilmagem. Eles deverão ser recolhidos ao arquivo público de sua esfera de atuação ou preservados pelo próprio órgão que os detém. O enunciado contempla os documentos:
oficiais ou públicos.
23
“A microfilmagem não elimina o prévio tratamento da informação." Tal afirmação refere-se a uma das etapas da microfilmagem, que é:
preparo.
24
As vantagens da microfilmagem são inúmeras. Entre elas, podemos destacar o baixo custo, a economia espacial e a validade legal.
Certo